[LIVRO X FILME] AMANHECER PARTE 1 E 2

Chegamos ao último volume da saga! Amanhecer é o livro mais longo, dividido em 2 partes, uma narrativa de Bella e uma narrativa de Jacob, que para mim, são os melhores capítulos! Tornando Amanhecer o meu volume favorito da série.

A adaptação para o cinema também foi dividida em 2 partes, vamos falar das duas nesse post.

AMANHECER Parte 1

O que mais senti falta foram os trechos relacionados a narrativa do Jacob. Entendo que cortes precisam ser feitos para adaptações na telinha, mas como eu disse, são meus capítulos favoritos, não tem como não sentir falta.
A cerimônia tem a cena em que Bella imagina estar sozinha com Edward, achei bem bonito esse flash, porque no livro é muito claro que ela só se acalma quando vê Edward e não consegue ver mais ninguém.
A cena do casamento é linda, o discurso do Emmet dizendo que a Bella não vai mais dormir muito… a melhor cena!
O discurso de Jessica e sua ironia foi bem colocado também, gosto de como deixa transparecer que Edward era desejado por todas e nunca quis ninguém.

A passagem do casal pelo Brasil é bem cômica, uma rua cheia de gente dançando, samba pra todo lado e muitos casais se beijando… gringos realmente pensam que o Brasil é pura festa né?

Vou contar as diferenças que acho mais marcantes e já sabem, se lembrarem de mais alguma, me contem nos comentários:

  1. Irina Denali aparece no casamento de Bella e Edward no filme, no livro não. Ela só aparece depois do nascimento de Renesmee para se desculpar por não ter ido a festa, e acaba fazendo caca pior ne?!
  2. No livro Bella liga para Rosalie ainda na casa da Ilha de Esme, em um momento que Edward sai. No filme ela faz a ligação de dentro do carro, antes de pegar um avião.
  3. A saída de Jacob da matilha é bem dramática no livro, no filme ficou bom, mas achei fácil demais, Jake sofre bastante pra se livrar do Sam como alfa né.
  4. Os diálogos de Jacob e Leah são bem profundos no livro, o filme conseguiu trazer os pontos principais, na problemática do imprinting, mas queria mais desses dois, que na minha opinião, eram um casal perfeito!
  5. Quando Renesmee nasce e os lobos vão atacar os Cullen no livro fica tudo muito tenso, mas não chegam ao combate, no filme ocorre uma briga feia que só é interrompida quando Jacob chega e conta sobre o imprinting.
  6. No finalzinho, pós credito, temos uma cena de Aro recebendo um recado de que Bella já foi transformada, no livro não temos essa cena narrada dessa forma.

Em geral eu achei essa a melhor adaptação, os diretores e roteiristas acertaram. Tem cenas na Ilha de Esme que são ótimas, como Bella quase tendo um ataque de Pânico na primeira noite da lua de mel.
E quando ela acorda chorando porque sonhou que estava nos braços de Edward… tadinha eu choro com ela, porque a menina só queria ser amada pelo boy, que maldade negar isso a ela né?!

As cenas com Jacob na casa dos Cullen, embora rápidas, mostram como Bella queria ele por perto. Mostra futebol na TV, muito citado no livro e só faltou as cenas de trocas de farpas entre Jacob e Rosalie!
Seth e Leah se juntando ao Jake foi muito cômico no livro, o filme podia ter nos dado mais humor nessas cenas, mas foram boas.

E todo sofrimento de Edward se transformando em amor quando ele escuta o “feto”… foi fofo!
Jake pronto pra atacar Renesmee e tendo imprinting, foi DEMAIS!

AMANHECER Parte 2

  1. As cenas de treinamento são somente para desenvolver o escudo de Bella no filme, mas no livro, todos treinam muito para uma possível batalha com os Volturi.
  2. Quando Kate treina Bella e usa Edward para motivá-la a expandir o escudo, no filme, é bem rápido e embora Bella fique um pouco brava, ela logo se concentra. No livro a cena é bem mais tensa e Bella fica realmente furiosa com Kate, por ela machucar Edward.
  3. A chegada de Vladimir e Stefan não é tão cheia de adrenalina e lobos como no filme. No livro eles causam grande impacto porque não são esperados, mas chegam de forma pacífica.
  4. Quando Bella parte em busca de Jay Jenkins ela demora a encontrá-lo. E quando encontra, ela mesmo bola um plano e solicita documentos para Renesmee e Jacob. Inclusive ela volta a encontrá-lo uma segunda vez pra buscar essa encomenda.
    No filme ela encontra Jay direto no restaurante e ele já está com os documentos, quem solicitou foi Jasper, antes de viajar com Alice.
  5. No filme tem uma cena bem fofa de natal com Seth, Leah, Jacob, Edward e Sue, na casa do Charlie. Essa cena não tem no livro.
  6. As cenas de amor que Bella e Edward vivem intensamente nesse filme não são narradas com detalhes no livro.
  7. Antes do encontro com os Volturi acontece uma reunião na fogueira no filme, apesar de não existir no livro, eu gosto muito dessa interação para contar histórias de guerra.
  8. Alice tem uma visão no final do filme, ela vê Renesmee adulta com Jacob. É fofo, mas impossível, uma vez que Alice não consegue ver o futuro dos lobos e nem de Renesmee, desde que ela estava na barriga de Bella.
  9. A cena final com Edward e Bella na clareira, com Thousand Years de fundo faz o coração palpitar de emoção e seria perfeito, se não estivesse um baita sol e eles estão com a pele normal, sem brilho algum! Isso na verdade é um erro hein produtores!

Em geral a adaptação dessa segunda parte foi boa, essas duas últimas cenas são as que mais me desagradam porque fogem das regras da história. Mas se tem uma coisa que ficou PERFEITA, foi A BATALHA com os Volturi!

O filme nos deu o que Stephanie nos negou! Vibrei demais com Alice entregando Jane para o Sam!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nesse quesito O FILME SUPEROU O LIVRO!

CURIOSIDADES

Stephenie aparece ao lado da roteirista Melissa Rosenberg, do co-produtor Bill Bannerman e do produtor Wyck Godfrey durante o casamento de Bela e Edward em “Amanhecer – Parte 1“.

As peças vermelhas e brancas no xadrez em “Amanhecer – Parte 1“, na lua de mel de Bella e Edward, fazem alusão a capa do livro “Amanhecer”.

Easter Egg!!
Uma bola de beisebol aparece em uma prateleira de livros na casa dos Cullen em “Amanhecer – Parte 2” — é uma referência à partida de beisebol que eles jogam no primeiro filme.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s