[LIVRO X FILME] LUA NOVA

Esse é o livro da saga que menos gosto, o ritmo é mais lento e a passagem depressiva de Bella me irritou na primeira leitura. Durante a releitura feita esse ano eu não me irritei, mas ainda achei muito complicado e discordo profundamente de como ela e quem estava a volta dela lidam com a situação. O melhor desse volume, pra mim, continua sendo a participação do Jacob e dos lobos Quileutes.

A narrativa do filme é feita, boa parte, em forma de emails de Bella para Alice, isso deixou o ritmo mais sensível e dinâmico, até mesmo mais emotivo, sem pesar. No livro temos somente Bella falando de si mesma.

Outro ponto modificado no filme que ficou muito bacana foi a passagem dos meses depressivos de Bella: No livro temos a genia ideia das páginas em branco, sério, AMO DEMAIS! É real e sentimos o vazio.
No filme era uma grande preocupação de como fariam isso e a cena com Bella sentada em frente sua janela com a câmera girando a sua voltam mostrando a mudança das estações, ficou igualmente GENIAL!

Vou listar mais algumas diferenças abaixo, espero que gostem e me contem nos comentários, quais já haviam percebido e quais vocês se lembram e eu não citei:

  1. No livro Bella recebe um rádio para seu carro, presente de Emmet e Rosalie. No filme Rose lhe dá uma joia que na verdade foi Alice que escolheu.
  2. Jacob perde o aniversário de Bella no livro.
    Já no filme, ele aparece na escola dela com um apanhador de sonhos e um abraço de urso!
  3. No livro Bella está trabalhando na loja de ferramentas da família Newton.
    No film ela não trabalha.
  4. No livro Edward invade o quarto de Bella e tira de lá todas as fotos que ele estava, dessa forma ele pretendia que Bella o esquecesse (aff vou nem comentar…)
    No filme isso não acontece.
  5. No filme Bella dá uma volta de moto com bad boys desconhecidos, essa cena dá muita visibilidade para a personagem de Jessica, eu gosto da atriz e da cena, mas ela não existe no livro.
  6. Victória aparece dentro d’água quase alcançando Bella na cena do penhasco.
    No livro isso fica no ar, não temos uma confirmação de que era Victória.
  7. Harry Clearwater sofre um ataque cardíaco na floresta, no livro isso é tudo que é dito, mas no filme mostra Victória atacando Harry e causando sua morte, gostei dessa mudança porque ela cria conexão direta de Victória na história.
  8. No final do livro Jacob atende uma ligação de Edward e fica claro que ele achava que era Carlisle e por isso não passa a ligação para Bella. No filme deixam claro que Jacob sabia ser Edward e que agiu de má fé não passando o telefone a Bella… sério, ODEIO essa modificação, mexe demais com o caráter do personagem de Jake.

    No geral a adaptação ficou boa por trazer mais humor e ação a esse volume que é beeem parado no livro.

CURIOSIDADES

Quando Carlisle sutura Bela em “Lua Nova”, joga suas bandagens ensanguentadas em uma tigela e as queima — a imagem É UMA REFERÊNCIA a flor na capa do livro “Lua Nova”.

Em “Lua Nova“, quando Bela fica sentada na janela por meses depois que Edward rompe o relacionamento, dá pra ver que as fotos de Edward e dos amigos dela vão desaparecendo aos poucos da parede…sinistro né?

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s