[LIVRO X FILME] CREPÚSCULO

Esse ano fiz a releitura da série e me lembrei porque ela é tão importante pra uma imensa geração de leitores. Os livros são envolventes e com muitos diálogos, chegam a ser divertidos em muitos momentos e tem ótimas referências a músicas e literatura.

A adaptação cinematográfica alcançou grande sucesso também e foi a porta de entrada para muitos fãs, que depois de assistir, leram a série, e claro, se apaixonaram ainda mais! Vamos combinar que, OS LIVROS SÃO MUITO MELHORES.

Fiz uma listinha pessoal das principais diferenças entre LIVRO e FILME, fiquem à vontade pra me contar nos comentários mais diferenças que vocês notaram, são muitas EU SEI! HAHAHA

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE FILME X LIVRO = CREPÚSCULO

  1. No livro e no filme o início acontece com a narrativa de Bella, acho isso super legal e no filme fizeram um link muito bom para associar o lugar de onde Bella veio, que era muito calor, em contraste com a cidade de Forks que é fria e chuvosa. Bella carrega um cacto na mão quando chega de carro na cidade. Ótima sacada do filme!
  2. No livro Bella sempre cozinha as refeições porque Charli não é bom nisso.
    Já no filme eles fazem as refeições na lanchonete.
  3. Quando Bella conhece Edward na escola ele é bem desagradável tanto no filme, como no livro. Mas no livro a Bella demora a querer confrontá-lo. No filme ela já quer ir lá e tirar satisfações.
  4. No filme tem uma cena icônica de Edward segurando uma maçã vermelha no refeitório da escola, a cena faz uma referência direta a capa do livro, mas não existe na narrativa dele. De novo, achei uma boa sacada do filme.
  5. No livro tem uma personagem chamada Lauren que declaradamente não gosta de Bella. No filme essa personagem não existe e suas críticas são colocadas na personagem de Jessica, que se torna uma “amiga” duvidosa né…
  6. No livro Bella fica sabendo que os Cullen são vampiros porque o Jacob conta a ela durante a visita a praia de La Plush.
  7. No filme o Jake conta alguns detalhes que instigam Bella, mas não revelam a verdade, ela compra um livro e pesquisa na internet para descobrir o mistério

CURIOSIDADE: No filme, Bella lê a página 135 de um livro sobre vampiros — na edição americana do livro “Crepúsculo”, é na página 135 que Bela aprende sobre vampiros.

8. No livro Bella conta que sabe a verdade sobre Edward em uma cena dentro do carro dele e não existe o diálogo do restaurante em que Edward conta que lê os pensamentos das pessoas, essa cena só tem no filme e nele Bella conta que sabe a verdade na floresta.
Não gosto dessa cena, no carro ficou bem mais eletrizante.

9. No livro Bella visita a casa dos Cullen pela primeira vez com Edward e a cena se passa no escritório de Carlisle.

10. No filme vemos a família Cullen cozinhando para receber Bella e quando Edward diz que ela já comeu, temos a clássica cena de Rosalie quebrando a tigela com as mãos.
Gosto mais da cena do filme, confesso. Ela mostra muito de Rosalie.

11. No filme Edward toca piano mas não menciona uma composição que ele fez para Bella, só aparece no livro.

12. No livro Bella não vê a luta entre James e Edward, ela está inconsciente. Já no filme ela vê tudo, meio dopada de veneno, mas vê.

13. Victória não tem falas nos livros até o terceiro volume, Eclipse. Já nos filmes ela já aparece falando com James uma vítima, logo em Crepúsculo.

MAIS 2 CURIOSIDADES SOBRE O FILME

Quando Bela vai para a casa dos Cullen pela primeira vez em “Crepúsculo”, é possível ver um tabuleiro de xadrez com peças vermelhas e brancas na mesa da cozinha — uma CLARA referência à capa de “Amanhecer”. GENIAL.

Stephenie Meyer, a autora, faz uma aparição no filme “Crepúsculo” — sentada no balcão da uma lanchonete.

Para finalizar:
O filme é o mais simples da franquia, por razões óbvias, os diretores e produtores não tinham orçamento para uma super produção e talvez nem acreditassem tanto na força da série. Por isso a adaptação é fraca.
Mas ao meu ver, cumpre o propósito de mostrar o romance.

Muito embora essa seja a maior crítica dos fãs, uma vez que no filme há apenas 2 cenas românticas entre o casal e no livro elas são várias. Mas como eu disse: baixo orçamento causa esses cortes e redução de qualidade.

Levando isso em consideração dá pra assistir numa boa.

Minha SINCERA RECOMENDAÇÃO É: Se você só assistiu e gostou, LEIA, vai gostar muito mais!

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s