[RESENHA] UM VERÃO NA ITÁLIA

Título Original: Summer’s Lease

Autora: Carrie Elks

Série: Irmãs Shakespeare Volume 1

Editora Verus – 1ed. 2018 – 280 pág

INDICADOS PARA MAIORES DE 14 ANOS

SKOOB

Cesca sempre soube que queria escrever para o teatro. Aos 17 anos, com sua peça de estréia, gerou grande expectativa no público. Mas o que prometia ser um sucesso, acaba como um grande fiasco. Isso porque o ator principal abandona a peça na estréia e some sem deixar vestígios. A crítica arrasa com Cesca.

Agora, aos 24 anos ela está no fundo do poço. Não consegue parar em nenhum emprego, acumula dívidas e se sente cada dia mais deprimida e solitária. Sua família insiste que ela volte a escrever, mas Cesca sofre com um bloqueio criativo desde sua decepção da estréia.

Eis que surge uma proposta tentadora, uma Villa na Itália precisa ser cuidada enquanto os caseiros fazem uma viagem de emergência. Cesca conseguiria um lugar pra ficar, sem pagar aluguel, e ainda ganharia pra isso! Mas o mais incrível: seria uma mudança de ares para ressuscitar seu prazer em escrever, parece perfeito, afinal, o que poderia ser mais inspirador que uma bela mansão sem sinal de celular e rodeada de natureza?!

O descanso dura pouco, porque o filho dos donos da mansão decide ir para a Villa sem avisar e adivinha? Sim, é o tal ator que “arruinou” a peça de Cesca. Agora ela tem duas opções: ficar, vencer a raiva que sente por ele e trabalhar em sua escrita. Ou ir embora e fugir da melhor oportunidade que lhe apareceu em anos.

Eu sei, parece clichê né? E é!
Mas calma, vamos nos ater aos detalhes.

O romance cativa na narrativa suave, com muitos diálogos e um humor temperado em vários momentos. A própria Cesca, embora esteja realmente no fundo do poço, tem um ótimo senso de humor, e eu nem faço ideia como isso é possível, eu no lugar dela choraria, muito, a situação é realmente crítica.
O ambiente, apesar de ter tudo para ser romântico, tem poucas descrições, a história explora muito mais dos diálogos do que da ambientação. Tem boas descrições de comidas e um ou outro cenário. Mas eu senti falta de mais da Itália e do verão.

A tentativa de um triângulo amoroso também foi falha. O terceiro elemento está lá, é ao mesmo tempo misterioso e instigante, fiquei o tempo todo esperando por um clímax com ele, mas não existiu, da forma como ele surgiu, desapareceu e ficou por isso mesmo.

O romance é bom, não é instantâneo e nem exagerado de início, eu mesma me apaixonei pelo Sam, o protagonista, gostei de como houve uma explicação para o que ele fez e do mistério que o drama familiar envolve, não é incrível, mas é perfeitamente plausível e em uma realidade, seria algo que realmente machucaria muito os envolvidos, uma situação bem triste.

Seria perfeito e fofo, se não houvessem dois ou três momentos que senti uma agressividade desnecessária entre os protagonistas, explosões de raiva que assustam porque os motivos nem são tão graves, e mesmo que fossem, são reações exageradas que ao meu ver, talvez tenham tentado humanizar o Sam, deixá-lo menos “príncipe encantado” sabe? Mas não funcionou, ficou incoerente, porque o personagem tem uma personalidade tranquila, serena, apaziguador, nada justifica essas cenas exageradas.

Se você relevar isso, pode ler, vai gostar. É um bom romance pra passar o tempo, se distrair, uma leitura fácil, boa para curar ressaca literária!

Se você já escreveu algo também pode se identificar com a Cesca e o bloqueio criativo dela.
As descrições de sua escrita e do processo de superação de seus traumas é bem bonita, até poética, muito emocionante.

Pretendo continuar a série, apesar desses pontos negativos no primeiro volume. Todos que já vi falarem dela afirmam que melhora a cada volume. Ao todo são quatro livros, cada um fala de uma irmã e se ambienta em uma estação do ano. Como eu li esse no verão, vou continuar com cada um em sua estação, porque gosto de ser temática! heheh

Em breve eu conto mais sobre a série.

E vocês? Já conheciam essa série? Se interessaram pela leitura? Continuariam a série depois de não se identificarem de primeira?

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s