[RESENHA] LIVRE PARA RECOMEÇAR

Tornozeleiras que tive a alegria de produzir como brindes do lançamento de Livre Para Recomeçar aqui em SP. Gostou? Você pode ter a sua acessando o site da ViRô na coluna da direita

Autora: Paola Aleksandra

Editora Essência – 1ed. 2019 – 400pág

INDICADOS PARA MAIORES DE 14 ANOS

SKOOB

Anastácia se casou muito jovem e teve a infelicidade de ser unida a um marido violento, são constantes as pressões psicológicas e agressões que ela passa. A jovem que era apaixonada por música e tinha muitos sonhos, está cada dia mais deprimida e solitária. Em frente a sociedade o marido de Anastácia é um perfeito cavalheiro e isso confunde até mesmo nós leitores, difícil entender como alguém pode ser tão doce e tão cruel.

Quando ela descobre que seu marido planeja construir no Brasil um bordel ela decide dar um basta, não vai permitir que mais mulheres sofram. Em sua ânsia por justiça Anastácia acaba sendo diagnosticada como “louca”, algo muito comum na época colonial. Seu marido, por ser influente, logo a encaminha para um hospício no Rio de Janeiro. E assim, mais uma jovem saudável teve sua voz calada pela maldade de um marido opressor.

Três anos depois, por uma cartada do destino, Anastácia está livre e pode recomeçar sua vida, longe das amarras do tirano marido. Ela carrega muitas marcas, dores e traumas, será possível recomeçar e ser feliz?

Benício de Sá é bastardo de um grande barão do café, ele já sofreu muito por não ter a mãe e ver no pai uma figura que oprime escravos e os trata como nada. Junto com seu irmão, Benício inicia uma empresa na construção civil, com ela, os jovens desejam dar oportunidade aos escravos libertos, eles vêem seres humanos como iguais e vão trabalhar duro para mudar a realidade do Brasil colonial, tão cheio de preconceitos.

Quando Anastácia e Benício se conhecem temos a união perfeita de duas pessoas feridas pelo passado cruel, mas dispostas a recomeçar, a serem livres e moldarem um mundo onde prevaleça a justiça e a dignidade. Só podia dar em um casalzão né?!

Livre Para Recomeçar é um livro que será atemporal. Já vejo minhas filhas e netas lendo ele, tendo um grande exemplo de que podem ter voz no mundo e que para isso não precisam gritar. Basta ter integridade, priorizar a justiça e a moral, estender a mão a quem precisa, sem esperar nada em troca, mas sabendo que essa corrente de bondade gera mais amor e mais felicidade, e isso sempre volta multiplicado.

Mesmo quando a vida for cruel e te fizer chorar, até mesmo lágrimas de sangue, mantenha-se correto, pratique a verdade e você pode chegar aonde quiser. Esse foi o grande ensinamento que essa leitura me passou.

Com personagens carismáticos, sotaque, descrições de tirar o fôlego, cenários lindo do Brasil e da nossa culinária, a escrita da Paola conquistou meu coração de vez. Em Volte Para Mim ela havia nos mostrado que pode ser doce, mas nessa nova obra ela nos provou que pode ser firme e através de sua escrita deixar sua marca no mundo. Uma marca que não deixa dúvidas, queremos amor, mas queremos justiça e acima de tudo, liberdade.

É um romance de época diferente de todos que já li, tudo nele é apaixonante, o casal, os personagens secundários, a trama e até os segredos que se desenrolam, tudo muito bem amarrado em uma narrativa madura que transmite bem um trabalho de pesquisa primoroso para desenvolvimento dos ambientes e contexto.

Recomendo esse lindo livro a todas as pessoas que queiram conhecer a literatura nacional. Sem romantização excessiva e com riqueza de detalhes. Com certeza ele é uma grande representação do nosso país.

Eu tive a alegria de participar do lançamento em SP, conheci meninas INCRÍVEIS na fila. Espero levá-las por toda minha vida literária.
Contei a Pah sobre uma história de pé de jaca… e saí gesticulando em todas as fotos, eu sou assim!

Obrigada Paola por não desistir dos seus sonhos e obrigada a sua família que tanto te apoia, cada livro seu tem sido um presente, mal posso esperar peço próximo, e se você deixar terá brinde de novooo!!

Dá um close nas unhas combinando com a capa do livro!

2 comentários sobre “[RESENHA] LIVRE PARA RECOMEÇAR

  1. Larissa disse:

    Gente, imagino como eu reagiria ao conhecer algum autor que amo haha
    Quanto ao livro, meu deussss, parece uma obra muito maravilhosa porém que ao mesmo tempo partiria meu coração em pedaços com o sofrimento dos personagens e me deixaria bem nervosa com relação aos personagens desagradáveis ali, como o marido opressor da protagonista. Gostei muito da dica ❤

    Abraço,
    Larissa ♥
    Parágrafo Cult

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s