[RESENHA] O SEGREDO DE EMMA CORRIGAN

Título Original: Can You Keep a Secret?

Autora: Sophie Kinsella

Editora Record

1ª Edição 2005 – 384 pág.

INDICADO PARA MAIORES DE 14 ANOS

SKOOB

É claro que tenho segredos.
Claro que sim. Todo mundo tem. É totalmente normal. Estou certa de que não tenho mais do que qualquer pessoa.

Emma trabalha em como funcionário júnior em uma empresa de energéticos muito famosa. Ela recebeu uma tarefa de viajar de avião para ir até uma reunião que estava “tudo certo”, ela só precisava colher a assinatura do contrato, mas com um jeito muito Emma de ser as coisas saíram do controle e a reunião foi um fracasso.

Decepcionada, Emma ainda precisa encarar a viagem de volta no avião, contei que ela tem medo de viajar assim? Sua frustração é notável e uma aeromoça gentil lhe concede passagem para a primeira classe, para melhorar o dia de Emma. O que poderia ter sido uma ótima viagem, acaba em uma grande turbulência e na certeza de que vai morrer Emma começa a contar todos os seus segredos para o desconhecido da poltrona ao lado. Ela quer morrer em paz!

Segredos sobre sua mágoa com a prima, a colega de trabalho irritante e até sua vida sexual com o namorado são ditos sem censura e quando o avião pousa vocês podem imaginar a cara da Emma? E do desconhecido? Pois bem, VERGONHA define, mas poxa, Emma nunca mais vai vê-lo não é? Vida que segue!

Se tem uma coisa que aprendemos com a Emma, é que nada é tão ruim que não possa piorar.

E ao chegar no trabalho, além de lidar com o contrato que deu errado a Emma ainda descobre que o “desconhecido” está bem ali!

Essa foi minha segunda leitura da autora, achei esse livro igualmente bom ao Minha Vida (Não Tão) Perfeita, mas com certeza esse me tirou muito mais gargalhadas! A Emma é muito cômica e passa por cada situação que é inacreditável. Mas se você acha que esse livro é só humor, se engana, ele vai muuuito mais além.

A relação que Emma tem com a família envolve muitas mágoas e causam uma tremenda insegurança na vida da Emma, a autora foi muito feliz em demonstrar cada detalhe dessa relação, é possível sentir as frustrações da protagonista e me emocionei profundamente com cada etapa da evolução desse relacionamento com a família, afinal, nosso maior apoio ou nossa maior decepção vem deles.

As amizades de Emma também são trabalhadas, tanto as melhores amigas, que também tem segredos revelados no surto da Emma, como as relações no trabalho. Pequenas verdades que não dizemos ou julgamentos que fazemos do outro dizem muito sobre nós também, a autora mostra os dois lados da moeda, quando essas verdades e julgamentos podem ser construtivos e quando poder ser destrutivos.

E claro, o romance, Jack Harper é o cara! Gosto muito dele, mas sinto que faltou mostrar mais dele na história. Como um clássico chick-lit, esse também teve um final corrido demais pra mim, quando as coisas finalmente pareciam mais claras, acabou. Esse é um defeito do gênero ao meu ver, mas não diminui a genialidade das construções humanas que a autora propôs.
Todo o romance tem uma linearidade e é possível ver como Jack se importa com Emma, e como as “verdades” que a Emma disse não eram assim tão pra valer, é muito legal pensar que nós às vezes achamos que nossa vida não está boa, mas na verdade tem muita coisa que faz ela ser ótima e não valorizamos, porque só pensamos no lado negativo.

Eu tomaria muitas decisões diferentes da Emma e até do Jack, mas com certeza aprendi algo com eles também, além de ter passado muita vergonha com a Emma!

Foi uma leitura deliciosa e 5 estrelas com certeza! Recomendo pra todo mundo que quer sair de uma ressaca, que procura algo envolvente que te leve do riso às lágimas! Não faltam sentimentos nessa leitura.

4 comentários sobre “[RESENHA] O SEGREDO DE EMMA CORRIGAN

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s