[FILME] AFTER

Ouvi MUITO a respeito da série After de Anna Todd, eis o que aprendi sobre ela:
– São 8 livros no total.
– Inicialmente foi publicada como uma fanfic de One Direction na plataforma do Wattpad.
– Se tornou a série mais lida da plataforma.
– Em 2019 se tornou filme.
– A sequência já está em produção.

Ler o livro não era algo que eu desejava, mas resolvi assistir o filme e entender a polêmica que ele causa, eis o que descobri:
– Imaginava encontrar um romance new adult, mas encontrei algo totalmente distorcido, o romance passa longe da história.
– Ambos os protagonistas são problemáticos, cada um por seus motivos, mas erram em muito momentos, somando inconsequências durante todo o enredo.
– Há nitidamente uma relação tóxica.
– Durante TODO o filme eu fiquei com uma sensação ruim, aguardando um momento em que tudo daria errado, foi muito aflitivo e desesperador.

Finalizei o filme horrorizada e corri para o instagram do Senhor dos Livros para perguntar quem mais tinha passado por essa sensação.
A minha maior dúvida era: Se o filme, que dizem que foi suavizado, foi assim, o que acontece nos livros?
Depois de pensar e ouvir opiniões, decidi não ler a série e colecionei spoilers de quem já leu, agora tenho certeza, é horrível essa história.

Não me entendam mal, entendo que a autora escreve bem, e teve muito trabalho nessa série tão longa, não acho o talento dela ruim, mas é horrível por apresentar personagens tóxicos para quem lê. O conteúdo é pesado! A história toda é terrível.

É muito comum ver adolescentes que leem e acham que aquilo é romance e até desejam conhecer um Hardin!! E ISSO É HORRÍVEL.

A história se resume a um looping eterno de brigas entre o casal, com xingamentos de todos os níveis, a protagonista chora, eles vão pra cama (ou qualquer outro lugar próximo) e resolvem tudo com a relação sexual.

Mesmo com as explicações do passado traumático de Hardin, não tem justificativa para Tessa permanecer com ele.
Na verdade, já começa errado porque não existe nem mesmo motivo para o relacionamento começar! Eles se veem e já se apaixonam, só pela atração sexual, justificam mentiras e manipulações horrorosas por “amor”.Não, definitivamente não, o amor não faz sofrer dessa forma, não mente, não engana, não manipula, ele faz você ser melhor e não se afogar em lágrimas.
A relação de Tessa e Hardin é doentia. Obssessiva.

Odiei o fato de colocarem no filme o namorado da Tessa como um bobão, só porque ele respeitava ela e a tratava com decência. Fica claro que o filme motiva as jovens a trocar esse cara “certinho” pelo bad boy, porque ele sim é “homem de verdade”.
É extremamente revoltante essa deturpação das relações.

A autora justifica que quis tratar o tema da relação tóxica e por isso os personagens agem assim.
Eu honestamente, acho que ela era muito novinha quando começou a escrever e não sabia bem o que era aquela relação, era só uma aventura com muita tensão sexual (e cenas fortíssimas), o que acredito que causou o sucesso da série. Mas quando ficou mais madura percebeu o tipo de história tinha criado e tentou justificar tudo com a longa série, mas não teve muito sucesso ao meu ver.
O erro é não deixar claro o quanto é errada a situação toda e deixar que jovens leiam isso e achem que isso é uma relação normal.

Acredito que seja sim uma boa história, mas seu papel deve ser para ressaltar o quão errado é aquele tipo de relacionamento, que não devemos viver isso, antes, devemos valoriza quem nos trata com respeito e buscar nos rodear de pessoas que não mentem, manipulam ou nos colocam para baixo.

É um perfeito manual sobre decisões e atos que não devemos fazer ou tomar, evitando muitas lágrimas e traumas na vida.
Ter uma vida simples e calma não é errado.

Vou deixar o trailer do filme pra quem não conhece ou não viu.
Assisti pela plataforma do Amazon Prime, que aliás, recomendo.
Espalhem por aí que esse tipo de relação não é normal.


Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s