[RESENHA] TRILOGIA VERÃO

Essa trilogia mexeu comigo, apesar de serem livros com uma temática muito jovem, eu pude me ver nas decisões de cada personagem, em seus erros e acertos.Queria ter lido ela quando tinha menos de 20 anos, porque agora iria reler e tenho certeza que seriam duas visões bem diferentes.

Isso porque embora Belly, a protagonista, seja uma adolescente, temos sua mãe, pai, e outros personagens adultos que dão tom as descobertas da juventude. E hoje, nessa idade adulta, na posição de mãe, eu me vi nesses personagens e entendi muito dos problemas e alegrias que viveram.


Existem muitas resenhas dessa série pela internet a fora, não vou deixar esse conteúdo pra vocês aqui, o que posso dizer é que as resenhas fazem jus, é uma série gostosa e rápida de ler, mas… vai te causar uma agonia tremenda! Não espere suspiros.


O que você vai encontrar nessa série é humano, sensível e pode te ensinar boas lições:


O DESPERTAR DO AMOR é com certeza o tema central, mas esse amor não nasce pronto, como a juventude sonha, ele nasce infantil e no primeiro livro fará Belly se ver como mulher, gostar de si e enxergar sua beleza, mas também trará muitos problemas, porque é imaturo, sentimental, inseguro e inconsequente.


O EGOCENTRISMO de Belly dá muita raiva, sua narrativa deixa muito claro que ela realmente achava que tudo que acontecia a sua volta tinha a ver com ela e nessa cegueira ela não percebe coisas muito graves que vão mudar sua vida. Uma grande lição que aprenderemos com Susannah é sobre a delicadeza de enxergar o outro e respeitar suas qualidades, ressaltando-as em público, ver os defeitos e exortá-los em particular. A arte de amar o próximo e ajudá-lo a ser sua melhor versão.


MUDANÇAS e quebras de sonhos, são muito reais nessa história, o luto será um fantasma e fará com que amizades sejam balançadas e famílias desestruturadas. Eu chorei em mais de um momento, a tristeza é palpável, dolorosa e causa um sofrimento que cegava os personagens.


A AMIZADE é um dos laços mais fortes na vida de Belly, juntamente com seu irmão e seus amigos Conrad e Jeremiah ela vai aprender o valor da verdade, lealdade e um tipo de amor que pode superar tudo.

O TRIÂNGULO AMOROSO é irritante! Você vai querer entrar no livro e bater em todos eles, não existe um certo e um errado, todos eles farão muita bobagem movidos por sentimentos e vão pagar caro por essas decisões.

E isso foi o que mais gostei,  autora não poupou consequências para os atos dos jovens, fica muito claro que as decisões tomadas no calor do momento não eram as mais acertadas. 

Conrad com seu jeito calado perde muito por não se comunicar. Além de ser realmente grosseiro em muitos momentos, exatamente por não saber se expressar.
Jeremiah é um brincalhão, mas tem momentos na vida que precisamos de seriedade e responsabilidade.
Belly tem um lindo coração, mas erra ao sempre olhar para o próprio umbigo.

O diálogo com os filhos se mostra de super importância e que as famílias modernas perdem a cada dia, assim como o respeito com os pais, entender que eles tem seus próprios fantasmas e que erram também, mas isso não é motivo para odiá-los, pais amam filhos e sempre querem tomar decisões para protegê-los.

HUMILDADE para pedir perdão e FORÇA para seguir em frente são duas das grandes lições que você vai aprender com esses personagens.
Uma série linda, que vai ficar pra sempre no meu coração, pela sua pureza, verdade e força.

Li pelas novas edições da Intrínseca, ficaram muito boas e compactas, um box de qualidade, livros com orelhas e páginas amareladas. Recomendo.
O meu vai ficar na estante, embora eu não pense em reler… mas penso em presentear alguma jovem adolescente que precise aprender boas lições em um verão.

Um comentário sobre “[RESENHA] TRILOGIA VERÃO

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s