[RESENHA] AINDA SOU EU

Título Original: Still Me

Autora: Jojo Moyes

Editora Intrínseca

1ª Edição 2018 – 400 pág.

INDICADO PARA MAIORES DE 16 ANOS

SKOOB

Favoritado!

Se você ainda não leu o primeiro livro da série “Como Eu Era Antes de Você” e o segundo “Depois de Você” então acesse as resenhas, leia os livros e só depois volte aqui nesse post para acompanhar o terceiro volume. Não aconselho a ler essa resenha antes, porque nesse caso, você irá receber spoilers dos livros anteriores.

A minha alegria na vida foi ir no evento de Jojo Moyes aqui em SP e descobrir que ela iria lançar uma continuação para essa série! Eu amei progressivamente cada um desses livros e já adianto que o fechamento foi com chave de ouro.

Louisa Clark já passou por muitas coisas nessa vida, conhecer Will Traynor talvez tenha sido a que mais a modificou. Em Ainda Sou Eu, a presença de Will ainda é sentida em cada página e se engana se pensa que isso foi ruim, isso só tornou a leitura mais especial.

Louisa se mudou para Nova York, deixou sua família para trás e resolveu encarar um relacionamento a distância, tudo para viver uma nova experiência, ela agora é assistente pessoal da Sra Gopnik. O emprego arranjado por Nathan oferece moradia em uma bela casa, no coração de Manhatan, um dos endereços mais badalados. Lou está na cidade que nunca dorme, imaginem como ela se sente?!

Mas nem tudo são flores, o emprego exige sua atenção integral, a jovem Sra Gopnik enfrenta muitos dilemas pessoais por ter se casado com o não tão jovem Sr Gopnik. Toda a alta sociedade a julga como golpista e cada evento que ela precisa comparecer é uma tortura social. Com Louisa em sua vida a jovem Sra descobre que se fazer de vítima para seu marido não será boa opção e assim vemos uma fênix ressurgir das cinzas, Manhatan nunca mais será a mesma.

Mas sabem o que dizem, sorte nos negócios pode gerar azar no amor. A relação com Sam não vai bem, ele não gosta de conversar por email ou mensagem de celular, viajar é muito difícil para ambos e assim a distância começa a testar o relacionamento. Em NY Lou conhece Josh, um gentil e bem humorado jovem que se parece incrivelmente com Will. Na Inglaterra Sam está com uma nova parceira de trabalho e ela é incrivelmente atraente, preciso dizer onde isso vai dar?

Eu amei todo o desenrolar desse enredo, a Lou passa por muitas situações muito “gente como a gente”, as dificuldades no trabalho exigente, o preconceito de ser estrangeira em solo americano, os ciúmes de um relacionamento que não tem como se fortalecer a distância, a vontade de viver novas fases mesclada ao medo de perder aquilo que já se tem. A Lou me representa em muitos momentos, na integridade, no caráter, nos medos e anseios, eu entendi cada decisão que ela tomou.

Esse é um livro sobre recomeços, novas chances, perdão, sobre a força do amor e da união, é tudo muito intenso, você ri alto com o humor e as situações inusitadas que a Lou se mete, mas também chora com as injustiças e inseguranças que ela é submetida, e olha, não são poucas. Tem Plot Twist* pra ninguém colocar defeito.

Uma coisa é certa, Lou ainda é a Lou, com uma nova vida, mas com a mesma força que ela mesmo desconhece, mas que existe dentro dela. A mesma força que Will via nela.

“Pensei no que realmente Will quis dizer – para não viver uma ideia de segunda mão de uma vida plena, mas para viver meu sonho.”

Ainda temos cenas com a doidinha da Lily, da Sra Traynor e da família nada convencional da Lou. Um destaque para Treena que vai surpreender arrumando um relacionamento, nada convencional pra variar…

Novos personagens dão força a história e agregam valores morais e críticas sociais. Eu disse, é TUDO DE BOM essa leitura!

Ah Louisa, podemos nos agarrar à mágoa por conta de um orgulho equivocado ou podemos simplesmente nos entregar e aproveitar o tempo precioso que nos resta.”

O que eu posso dizer é que li bem devagar, não queria sair da companhia da Lou, ela cresceu muito e se tornou inspiradora. Apesar de ser uma das primeiras leituras de 2019 eu acredito que é um sério candidato a melhor do ano. Foi um fechamento realmente épico, eu não poderia desejar algo melhor.

“Tudo era possível. Era o que eu havia aprendido naqueles últimos meses.”

6 comentários sobre “[RESENHA] AINDA SOU EU

  1. clubedofarol disse:

    Admito, eu morro de medo desse livro, rs. Eu sempre pensei que a história da Lou acabaria no primeiro livro, mas aí teve o segundo, que eu li e gostei, menos do que gostei do primeiro, mas gostei, mas mesmo assim fiquei com medo de ler esse, rs. Porque tenho certo receio de para onde a história vai. Eu gosto do Sam com a Lou, mas essa coisa da distância, os novos personagens que você falou… Aiai… Eu sei que eles podem ser felizes separados e tudo e que eu posso gostar dos novos personagens, mas sei lá, rs.

    P. S. Deu vontade de ler só para saber sobre o novo relacionamento da Treena, rs.

    Parabéns pela resenha!

    Bjo
    ~ Danii

    Curtir

  2. Gisele Lopes - Abdução Literária disse:

    Oi, Vivi! Só li o primeiro livro, mas minha curiosidade não me deixou sair dessa resenha. Tive que ler! Hahaha. Quando saiu a continuação, “Depois de Você”, admito que me deixei levar pelo preconceito, porque imaginei que uma continuação para essa história seria desnecessária. Acontece que recentemente uma amiga leu as duas sequências, até mesmo “Ainda sou eu”, e sua opinião sobre a história mudou minha forma de pensar. Por coincidência, agora leio a sua resenha e minha curiosidade ficou ainda mais aguçada. Adoro a Lou como personagem, então estou considerando seguir em frente na história e concluir a trilogia. Quando vou conseguir realizar as leituras, é outros 500 hahahha. Mas o interesse é válido, obrigada pela motivação ❤ Bjs.

    http://abducaoliteraria.com.br

    Curtir

  3. Helena Medeiros disse:

    Oii!
    Tenho esse livro e ainda não li, acredita?
    Fiquei com medo de me decepcionar, e depois daquele final do primeiro rs.
    Mas gostei demais da sua resenha, agora vou ler sem medo kk.
    Fotos lindas!

    Beijos.

    Curtir

  4. Crônicas de Eloise disse:

    Oi Vivi,
    Eu não li ainda “Depois de Você” então como você avisou sobre spoiler, euli apenas a parte de suas impressões sobre este livro.Para ser sincera, eu ainda tenho receio de ler essas continuações, porém achei muito bacana suas impressões e fiquei curiosa para saber o que aconteceu com a Lou (e com muitas saudades dela também). Adorei saber que o livro tem um ótimo fechamento e acho que darei uma chance, até porque Lou é uma personagem maravilhosa e merece muito seu final feliz.

    Bjokas!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com/

    Curtir

  5. jOYCE disse:

    Eu só assisti o filme “Como Eu Era Antes de Você”.
    Mas pretendo comprar essa série, apesar de não curtir muito essas capas.
    imagino que esse livro seja muito amorzinho, por isso tá na minha lista há um tempão.
    Bom domingo.

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s