[RESENHA] MARINA

Título Original: Marina

Autor: Carlos Ruiz Zafón

Editora Suma de Letras

1ª Edição 2011 – 189 pág.

INDICADO PARA TODAS AS IDADES

SKOOB

Um jovem que desapareceu sem deixar vestígios, por sete dias, é encontrado sujo e confuso na Estação Francia, seu nome é Óscar Drai e ele só sabia afirmar que não se lembrava de nada do que havia acontecido. Quinze anos depois ele retorna a mesma Estação e o nome de Marina se reacende em sua memória, desencadeando todas as memórias afogadas pelo tempo.

Eu realmente poderia parar aqui que eu tenho certeza que vocês já ficariam muito afim de conhecer esse mistério, principalmente se tiverem lido algo de Zafón, eu já li A Sombra do Vento e já esperava encontrar o talento nato do autor em contar um bom mistério, mas me surpreendi, me emocionei muito mais com a leitura de Marina e me deparei com situações que jamais imaginei conter nesse livro tão pequenino, mas tão cheio.

Nosso jovem herói tinha uma vida pacata, poderia dizer até sem graça, morando em um colégio interno de padres, longe de qualquer amor e estrutura familiar. Até que ele invade um casarão que aparentemente estava abandonado, mas que obviamente não estava, afinal, ele conhece Marina.

“Às vezes, as coisas mais reais só acontecem na imaginação, Óscar”

A amizade acontece naturalmente, embora Marina tenha um comportamento inicial bem arredio, logo eles estão juntos em todos os momentos que Óscar não está na escola. E em uma dessas andanças eles se deparam com uma dama toda de preto, com um véu que esconde seu rosto, ela visita um túmulo sem nome uma vez por mês.

Como bons jovens Óscar e Marina logo se envolvem nesse mistério e nem imaginam com o que estão lidando.

Zafón e mestre em contar mistérios, a cada nova resposta ele te dá novos enigmas para decifrar, apresenta um mesmo momento do ponto de vista de diferentes personagens e assim te faz enxergar que não existe verdade absoluta, cada um contará sua versão sempre.

A convivência com Marina não muda só ao Óscar, nós mesmos somos atingidos por cada frase dessa mocinha, ela tem força de espírito, é muito inteligente e capaz de despertar sua mais profunda simpatia. Seu pai, Germán é um senhor já bem idoso, mas passa muitos valores à ela e a Óscar, eles praticamente formam uma família.

“O tempo faz com o corpo o que a estupidez faz com a alma”

É uma leitura doce, permeada da escuridão do mistério que cerca a dama de negro, é difícil transmitir em palavras o que essa leitura desperta, amor, ódio, compaixão, amizade, esperança, vida, morte… acreditem, tem tudo isso e muito mais.

“Somos frágeis. Criaturas passageiras. Tudo o que resta de nós são as nossas ações, o bem e o mal que fazemos a nossos semelhantes.”

Críticas sociais, abandono, discriminação e abuso se misturam a um enredo que vai te fazer chorar, e que marcará sua vida. Acreditem, vocês nunca esquecerão a Marina.

“O território dos seres humanos é a vida, a morte não nos pertence.”

A edição é muito boa, leve e a diagramação bem confortável para ler. A capa é intrigante, mostra uma menina muito jovem, mas não se prendam a isso, Marina e Óscar já são adolescentes. Foquem mais na ambientação do local, ela sim é bem condizente com o enredo.

Essa foi uma leitura para o clube Cápsula Literária, em comemoração aos nossos 2 anos, o clube começou em 2017 com a leitura de A Sombra do Vento, essa leitura foi mais uma grande surpresa que o clube me proporcionou. Para saber sobre ele mais acessem: Cápsula Literária.

10 comentários sobre “[RESENHA] MARINA

  1. Isabela Manhaes disse:

    Ai que legal, amei a resenha! Tenho muita vontade de ler algo do Zafón e Marina parece uma ótima opção. Adorei os quotes, parece ser um enredo muito cativante com todos os mistérios. E a sua descrição de como é a escrita dele me deixou muito curiosa. ❤

    Beijos,
    Isa
    taglibraryisa.blogspot.com

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s