[#2018EMNÁRNIA] A ÚLTIMA BATALHA

Autor: C. S. Lewis

Editora WMF Martins Fontes 

Edição 2009 – 752 pág. – Este conto 100 pág.

INDICADO PARA TODAS AS IDADES

SKOOB

Agora, finalmente, estavam começando o Capítulo Um da Grande História que ninguém na terra jamais leu: a história que continua eternamente e na qual cada capítulo é melhor do que o anterior.

Chegamos ao final do projeto de releitura das Crônicas de Nárnia, posso afirmar com certeza que essa releitura me abriu muito mais o entendimento da obra e até mesmo o texto extra de Lewis no final da edição, fez muito mais sentido hoje do que na primeira leitura. Alguns livros são assim, precisamos estar mais maduros para entendê-los de verdade. Foi uma alegria dividir com vocês cada crônica, caso tenham perdido alguma acessem:

Em A Última Batalha, Lewis colocou um ponto final para todos os principais personagens da saga, esse é um detalhe grandioso, porque sem ler eu jamais imaginaria como essas histórias todas poderiam se entrelaçar. É realmente lindo saber mais sobre os personagens.

O enredo principal dessa crônica é sobre a mentira, a enganação e quais os frutos que ela pode gerar na nossa vida.

Quando um macaco metido a esperto convence seu amigo jumento se vestir com uma pele de leão toda a Nárnia é enganada, achando que Aslam é quem está ali, todos passam a obedecer as ordens do macaco, que afirma que são dadas pelo Leão, que na verdade é o jumento disfarçado. Ahhh que infelicidade…

Nárnia mergulha em depressão, os animais falantes são feitos escravos, há mortes e destruição por todos os lados, finalmente, eles passam a duvidar do amor de Aslam por eles. E quando a ajuda de verdade chega muitos não são capazes de enxergá-la, estão cegos de dúvidas e não creem mais em Aslam.

O grande paralelo de Aslam com Jesus é bem nítido nessa obra como um todo, para quem é cristão é muito mais fácil de visualizar, para quem não é existem detalhes sutis que podem ajudar. Nesse caso o grande ensinamento é que Jesus nunca usa intermediários para falar por ele, tudo que seus servos ensinam sai da boca dele e está registrado no livro mais famoso do mundo: A Bíblia. Se por acaso, em algum momento alguém sugerir que Jesus disse algo que você não encontrar nesse livro, duvide. Não são palavras Dele.

O macaco escondia o jumento a todo custo, para ninguém ter acesso a ele, assim sua mentira estaria protegida. Jesus é muito claro quando diz que nunca lançaria fora quem fosse até Ele, então saiba que sempre que procurá-lo você vai encontrá-lo, a porta para vê-lo nunca estará fechada, se estiver é porque não é Ele quem está do outro lado, assim como não era Aslam quem estava naquele local.

Usar o nome de Deus em vão, para propósitos próprios é tão destrutivo que pode destruir todo um mundo, como aconteceu em Nárnia, porque o macaco queria ser o dono de tudo.Então muito cuidado com o que você espalha por aí, só confirme algo que você puder realmente ver com seus olhos, não se deixe enganar pelas aparências.

Tem muito mais nessa crônica, mas gostaria que cada um lesse e tirasse seus aprendizados 🙂

Espero que tenham gostado desse projeto e se aceitarem minha ultima recomendação lembrem-se: Quanto mais você souber da vida de Lewis, melhor vai entender tudo que ele quis compartilhar com essas crônicas. Elas são são um livrinho infantil, são grandes obras da literatura que visão propagar valores éticos, morais e sociais.

5 comentários sobre “[#2018EMNÁRNIA] A ÚLTIMA BATALHA

  1. Gisele Lopes - Abdução Literária disse:

    Muito bom o projeto, Vivi! Adoro os filmes das Crônicas de Nárnia, não li o livro, mas tenho muita vontade. Através do seu projeto deu pra perceber que o universo nele é muito mais amplo. Eu adoro esses clássicos infanto juvenis, porque além de encantar as crianças, eles são capazes de conversar com pessoas de todas as idades. Acho isso mágico!

    http://abducaoliteraria.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  2. Jacqueline F-Gomes disse:

    Oi,tudo bem ?

    Nossa, amo demais as resenhas essas cronicas, C. S. Lewis tem uma escrita maravilhosa e o melhor que todos que gostam da leitura sitam pontos diferentes, deixando claro que nada melhor do que conhecer e tirar as próprias conclusões. Gostei bastante da resenha sincera e do seu ponto de vista. A minha favorita é a do Príncipe Caspian e confesso que ainda não terminei as cronicas…mas fiquei muito empolgada em dar continuidade as leituras (assim que finalizar as pendencias literárias). É uma ótima indicação de leitura e que venham mais !

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s