[ESPECIAL DE NATAL] CARTAS DO PAPAI NOEL

Título original: The Father Christmas Letters

Autor: JRR Tolkien

Editora Martins Fontes – Ed. 2012 – 168 pág

INDICADOS PARA TODAS AS IDADES

SKOOB

De Dezembro de 1920 a Dezembro de 1943 chegava na casa da família Tolkien uma carta com caligrafia tremida e muitos desenhos contando aventuras do Polo Norte, quem as assinava era o próprio Papai Noel.

A primeira carta chegou quando o filho mais velho de Tolkien tinha apenas 3 anos. Ao todo ele teve 4 filhos:John, Michael, Christopher e Priscilla, as cartas acompanharam a infância de todos eles. Elas chegavam salpicadas de neve, com selos do Polo Norte e chegavam em dias alternados, as vezes dois meses antes do Natal, apenas para contar como estavam as coisas no Polo Norte,algumas vezes o próprio carteiro as entregava… conseguem imaginar como essas crianças se sentiam importantes? E queridas!Pois o “Papai Noel” sempre escrevia com muito amor .

O conteúdo das cartas era curto no início,mas foi aumentando conforme Tolkien criava mais personagens para sua história do Polo Norte. O Urso Polar é o mais engraçado dos personagens, atrapalhado, sempre tinha uma história dele aprontando nas cartinhas e o melhor era que ele rabiscava no cantinho da carta se defendendo 😂 Depois surgiram bonecos de neve, filhotes polares,gnomos e elfos! Acontecendo inclusive batalhas entre eles e os trolls que atacavam o Polo Norte querendo roubar os brinquedos.

Que livro gostoso de ler, parecia que cada cartinha era pra mim, me senti criança outra vez,e desejei que cada uma daquelas cartinhas fosse real.

Quando a Grande Guerra aconteceu apenas Priscilla ainda recebia as cartas de Noel, e ele descreve batalhas com trolls e justifica que teve muitas perdas, não podendo enviar o que Priscilla pediu. É lindo ver como Tolkien era lúdico, mas realista com seus filhos,falando sobre crianças que ficaram sem casas de forma a preparar sua filha para a vida real.

Que é meu autor favorito vocês já sabem né?Então nem preciso dizer O QUANTO RECOMENDO ESSA LEITURA.

Mais uma vez fica provado o quando Tolkien era talentoso, mas acima de tudo, amoroso e cuidadoso com sua família .
Na edição tem as próprias cartas e ilustrações de Tolkien, é de ficar suspirando em tamanha fofura.

8 comentários sobre “[ESPECIAL DE NATAL] CARTAS DO PAPAI NOEL

  1. Isabela Manhaes disse:

    AAAAAAAAAAA que lindo! Amei conhecer mais desse livrinho através da sua resenha ❤ fiquei com mais vontade ainda de leeeer. Pro ano que vem vou precisar providenciar ele. *-* Amei saber como o Tolkien foi cuidadoso com a Priscila na cartinha do período da guerra… Fantasiar sim, mas também encarar a realidade é muito necessário.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s