[#ASAGATOLKIEN] A SOCIEDADE DO ANEL

OSenhorDOsAneis (2)

*Não contem spoiler

Pelo  menos por mim esse é um dos posts mais esperados desse especial! Vou fazer uma análise das principais cenas, em minha modesta opinião. Vale lembrar que todos os personagens e todos os acontecimentos tem um porquê, mas se eu fosse falar de todos esse post ficaria tão grande que seria outro livro hehehe.

Se você caiu por acaso nesse post acesse o post inicial para conhecer esse projeto, que é pessoal, mas está aberto para quem quiser participar!

Como o conteúdo é extenso teremos muitos posts de análises, inclusive de personagens, farei o melhor para que sejam o máximo possível sem spoiler ok, mas caso tenha algum eu sinalizo vocês. Em breve também teremos um post específico pra atualizar a cronologia da obra, uma vez que a Harper Collins está lançando várias obras inéditas, a lista inicial mudou muito. Mas recados dados, vamos ao mais legal, a análise:

A Sociedade do Anel é o primeiro livro da Saga do Anel, nela conhecemos Frodo, o sobrinho de Bilbo, que já sabemos ter encontrado o Um Anel em O Hobbit.

Frodo será o novo ponto central, mais um hobbit que terá sua vida completamente modificada pelo Um Anel e sua jornada até a Montanha da Perdição, único local onde o Anel carregado de poder maligno pode ser destruído. Isso é o resumão, agora vamos aos detalhes.

Nessa minha edição única da foto temos os três volumes da saga. Logo nas primeiras páginas temos uma nota a edição brasileira que nos situa  na obra de Tolkien, o que é muito legal se você está lendo pela primeira vez, ali você já fica sabendo sobre a tradução da runas e tem o primeiro contato com a infinita história das línguas criadas por Tolkien em seu Legendarium.

No prefácio temos uma breve descrição do processo de criação da obra de Tolkien, nos situando no período histórico da 2ª Guerra Mundial, fato que marcou profundamente a obra do autor.

Tolkien quando escreveu a Saga do Anel não tinha grande pretensões, ele deseja apenas uma continuação para O Hobbit, por isso, A Sociedade do Anel foi chamada por muito tempo de “O Novo Hobbit”. Como um bom contador de histórias, Tolkien queria apenas criar uma história que divertisse e emocionasse os leitores, era seu objetivo que ela fosse longa, para prender mesmo a atenção do leitor, mas por fim ele chegou a conclusão, que eu concordo, de que ela acabou não sendo longa o suficiente.

Entramos na história através de um delicioso Prólogo, nele o narrador gentilmente nos conta detalhes importantes sobre quem são e como vivem os Hobbits, esse notável povo que são figuras centrais em toda essa saga. O narrador ainda comenta que essas notas são muito úteis caso você não tenha em suas mãos o primeiro livro, O Hobbit. Através do prólogo você entende como Bilbo foi Lá e de Volta Outra Vez em sua aventura que resultou no “achado” do Um Anel.

E então chegamos ao capítulo I da Sociedade do Anel.

UMA FESTA MUITO ESPERADA

O capítulo inicial é um marco porque tanto no livro como na adaptação cinematográfica, é o momento onde temos um maior contato com o Condado, lar de Bilbo e Frodo. A grande festa do onzentésimo primeiro aniversário de Bilbo é um evento histórico na Vila do Hobbits, vemos suas músicas, danças, comidas e toda a alegria que embala esse povo tão amável e em alguns casos fofoqueiro também. Esse é o dia escolhido por Bilbo para ir embora, em busca de mais aventuras, deixando sua Toca- o Bolsão- e todos os seus bens para Frodo. Claro que para isso ele planeja uma saída triunfal, colocando o Um Anel logo após um longo e divertido discurso bem no meio da festa, diante de todos os Hobbits, e desaparece, um bom truque de seu Anel não é mesmo?

Essa proeza rende a Bilbo o título de Louco Bolseiro e sua fábula de como desapareceu em um lampejo e retornou com os bolsos cheios de ouro tornou-se a mais conhecida e mais amada pelas crianças Hobbits.

Parte da herança que Bilbo deixa é o Um Anel. Gandalf então o lacra em um envelope e pede a Frodo que o esconda em local seguro. Muitos anos se passam até que Gandalf retorne com as respostas sobre o Anel.

Três Anéis para os Reis-Elfos sob este céu;
Sete para os Senhores-Anões em seus rochosos corredores;
Nove para os Homens Mortais fadados a morrer;
Um para o Senhor do Escuro em seu Escuro Trono,
Na terra de Mordor, onde as Sombras se deitam.
Um Anel para a todos governar, Um Anel para encontrá-los,
Um Anel para a todos trazer e na Escuridão aprisioná-los,
Na terra de Mordor, onde as Sombras se deitam.

Um Anel para todos governar, Um Anel para encontrá-los,

Um Anel para todos trazer e na escuridão aprisioná-los.

TRÊS NÃO É DEMAIS

Aqui a primeira comitiva do Anel é formada por Frodo, Sam, Pippin e Merry. Sam é na verdade jardineiro de Frodo, seu mais leal amigo e seguidor. Um dos personagens mais marcantes da saga.

Tolkien declarou que Sam representava todos os homens que eram simples trabalhadores e precisaram ir à Guerra, mesmo sem experiência alguma, e com sua coragem tímida, muitas vezes se tornavam heróis. Linda homenagem não?

“A coragem pode ser encontrada em lugares improváveis”

NA CASA DE TOM BOMBADIL

Esse é um dos trechos mais polêmicos da obra, isso porque é extremamente lúdico e muita gente não entende seu significado, achando o trecho chato e desnecessário na leitura. Mas calma, como eu disse, Tolkien sempre tem um porquê, o professor não dá ponto sem nó!

Ao ler esse trecho tenha em mente dois detalhes:

  • Tolkien criou esse refúgio na narrativa para dar um respiro aos personagens, que já haviam passado maus bocados, era como um oásis no meio do deserto. Todos precisamos desses momentos na vida, Frodo e sua pequena comitiva também.
  • Tom Bombadil é um personagem criado por inspiração de um brinquedo do filho de Tolkien! Isso mesmo! Então o que esperar de um personagem assim? Ele é a alegria, a paz em meio a Guerra, imagino que era assim que Tolkien se sentia quando chegava em casa e via os filhos.

UMA FACA NO ESCURO

Conhecer Passolargo eu considero como um momento épico para os Hobbits. O guardião é uma salvação, uma porta que se abre, embora seja extremamente assustador quando ele se apresenta… Gosto muito da simplicidade com que conhecemos esse personagem, tão grande, tão importante, tão sábio e tão humilde.

Também é nessa passagem pela Vila de Bri que os Hobbits aprendem uma lição valiosa: Eles não estão mais na segurança do Condado, estão no mundo que está recheado de poderes obscuros, maldade e morte. Não podem mais confiar em ninguém.

OSenhorDOsAneis (1)

O CONSELHO DE ELROND

A primeira visão de Valfenda é inesquecível, não importa se você lê ou assiste a adaptação, é mágico, inspirador, uma verdadeira experiência de vida. Os elfos são o povo mais musical, poético e perfeito da Terra Média, e digo isso sem nenhuma ponta de inveja, porque eles também são justos, ao menos os moradores de Valfenda, gentis e profundamente sábios.

Os elfos foram a forma que Tolkien encontrou para nos dizer que podemos ser perfeitos naquilo que fazemos, basta treinar, aperfeiçoar e acreditar. Tolkien nos ensina a valorizar a arte e a sabedoria através desse povo. Sua beleza nada mais é que um reflexo de suas obras.

Em Valfenda temos reencontros, música, festa e o mais importante: O Conselho que realmente definirá A Sociedade do Anel, onde mais uma vez os Hobbits provarão sua coragem e valor.

A comitiva que parte de Valfenda é formada pelos nove representantes da Terra Média: Gandalf, o mago, os homens livres Boromir e Aragorn, Gimli o anão, Legolas o Elfo, Frodo, Sam, Pippin e Merry, nossos inseparáveis e valorosos Hobbits.

O ESPELHO DE GALADRIEL

A penúltima etapa do primeiro livro é muito marcante pra mim, nela tem a cena que se tornou inesquecível em minha primeira leitura. É na Floresta de Lothlórien que a comitiva entra como representantes de seus povos e saem amigos unidos. A cena de entrar vendado é tão linda e profunda que aconselho que vocês leiam duas vezes, tem muito a se aprender nesse trecho.

Na Floresta vemos também o retorno da criatura Gollum e temos nosso contato com a Sra Galadriel, uma das elfas mais antigas na Terra-Média, linda, sábia e perigosa.

No Espelho de Galadriel teremos presságios de tudo que pode acontecer na Terra-Média caso Sauron consiga colocar suas mãos no Um Anel e atinja o auge de seu poder. É o momento onde o peso de carregar o Um Anel fica mais evidente.

E é nesse momento que Galadriel presenteia a todos os integrantes da comitiva com itens que será essenciais na jornada.

No canal Tolkien Talk tem um vídeo especial sobre esse trecho da Sociedade do Anel, vou deixar o vídeo abaixo e parar por aqui, falei muito né? Aguardem novos posts sobre o volume dois As Duas Torres e posteriormente posts sobre os personagens.

*O contém alguns spoilers, mas considero pequenos para quem ainda vai ler, fiquem à vontade para assistir ou não. Eu recomendo.

O final dessa primeira parte da saga é triste, não vou negar, os últimos acontecimentos darão gancho para a continuação e serão determinantes para muitas decisões. Então fiquem tranquilos que esse ainda não é o fim.

Espero que tenham gostado, me digam nos comentários se já leram, o que acharam dessas cenas, se não leram, espero ter convencido vocês a lerem!

15 comentários sobre “[#ASAGATOLKIEN] A SOCIEDADE DO ANEL

  1. Viviane Santos Almeida disse:

    Oi Vivi, tudo bem? Eu comprei a saga completa naquela edição maravilhosa e cara da Editora Martins Fontes, depois que eu e meu esposo maratonamos os filmes em uma noite, isso mesmo, começamos a assistir era umas oito horas da noite e não paramos enquanto não acabou o terceiro filme…kkk

    Estou super interessada em realizar a leitura desses livros mas, me disseram e sempre dizem para começar a conhecer as obras do autor pelo Hobbit e, estou planejando iniciá-lo em janeiro por causa das minhas férias. Gostei muito do seu projeto Xará e espero conseguir te acompanhar.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    Curtido por 1 pessoa

  2. Helena Medeiros disse:

    Oii!
    Tenho apenas um livro do autor (O Hobbit) e ainda não li por causa da correria, mas sou louca pra ler todos os livros dele.
    Não conhecia essa edição. Martins Fontes foi o tradutor?
    Gostei bastante do post, achei muito interessante e informativo. Ansiosa pelos próximos, parabéns!

    Beijos.

    Lena,
    Ramificando Ideias e Realidade.

    Curtido por 1 pessoa

    • Viviane Oliveira disse:

      por aqui a gente vê como a Martins Fontes deixou a desejar hahaha é uma editora, detinha os direitos de publicação de toda a obra de tolkien, mas agora quem está com os direitos é a Harper COllins e estão relançando edições antigas totalmente repaginadas e lindas, alem de edições ineditas!

      Curtir

  3. clubedofarol disse:

    Eu nem consegui terminar de ler O Hobbit ainda e você com esse post me faz querer ler A Sociedade do Anel, rs. Sou curiosa, sabia?
    E lendo o post tentei ficar associando com o filme, mas não consigo lembrar de tudo, acho que acabei dormindo quando “assisti”, rs. Vou tentar assistir de novo depois que ler os livros.

    Bjo
    ~ Danii

    Curtido por 1 pessoa

  4. Gisele Lopes - Abdução Literária disse:

    Oi, Vivi.
    Os seus posts são as principais motivações para eu dar outra chance à saga. Será no ano que vem, será? Não sei, estou pensando em criar um projeto pessoal também.
    O mais bacana é presenciar como você fala dessa história com tanta paixão, dá vontade de compartilhar do mesmo sentimento.
    Enfim, até hoje é difícil de acreditar que o Tolkien criou toda essa história sem muita pretensão, o cara era um gênio mesmo (que apesar de não ser fã da obra dele, sei admtir o quanto ela é importante para a literatura, principalmente para o gênero de fantasia).
    Estou muito ansiosa para conferir o post com as publicações e cronologia dos livros dele. Adorei o post, beijos.

    http://abducaoliteraria.com.br

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s