Post por Cesar Machado
Co-fundador do Canal Tolkien Talk e consultor tolkienista da HarperCollins Brasil
_
Afinal, o que é o Silmarillion de J.R.R. Tolkien?
_
Quando fui gentilmente convidado pela Vivi para escrever um post comemorativo em razão do aniversário do blog O Senhor dos Livros, eu pedi a ela uma sugestão de pauta, e quando o tema “O Silmarillion” veio em resposta, eu já sabia exatamente o que escrever.
No dia 15 de setembro de 2018, esta obra prima de Tolkien completou 41 anos de publicação, mas o mais interessante de tudo, é que ele é um livro póstumo, ou seja, foi publicado após a morte do autor. Tolkien tem mais livros póstumos do que as obras que ele mesmo viu ganharem as impressões de tinta no papel.
_
São muitos os fatores que tornam O Silmarillion tão importante quanto O Hobbit e O Senhor dos Anéis (as duas obras mais famosas do autor britânico publicadas em vida). O primeiro destes fatores, é que com a publicação desta obra, após três anos de trabalho árduo, Christopher Tolkien (filho homem mais novo do autor) estava iniciando, sem fazer ideia que o estava, uma jornada de 41 anos como responsável por lançar dezenas de livros do pai. Esta jornada finalizou com um comunicado oficial em agosto de 2018, onde ele diz que, com o lançamento de “A Queda de Gondolin” (um dos contos que compõe O Silmarillion), sem dúvida alguma, suas atividades como editor as obras de JRRT chegavam ao fim.
E este primeiro fator, nos leva ao segundo, pois o sonho de Tolkien era ter publicado O Silmarillion antes de qualquer outro livro, pois para ele, esta era a grande obra sobre os elfos, suas línguas, costumes e trajetória.
Visto a importância deste livro para JRRT e como a sua publicação desencadeou uma série de livros póstumos, vamos falar da obra em si.
Em O Hobbit temos acontecimentos que ocorreram durante um ano na jornada do respeitável Sr. Bilbo Bolseiro, bem como em O Senhor dos Anéis, acompanhamos mais uma jornada de aproximadamente um ano de duração, mas desta vez, com outro Sr. Bolseiro como protagonista, o erudito e doce Frodo.
Estas duas sagas têm 60 anos de intervalo entre elas e ocorrem no final da Terceira Era da Terra-média (um continente de Arda, o mundo fictício que Tolkien criou para que suas histórias ganhassem vida). Este espaço de tempo pode até parecer longo, mas não é nada quando falamos de O Silmarillion.
_
O começo desta obra compreende o Tempo quando ele sequer podia ser contado, pois não havia Tempo. Quando no Vazio de Fora, Eru Ilúvatar, O Pai de Todos, criou o Universo e nele desejou fazer surgir um belo planeta, mas que não era chamado de planeta. Para tanto ele fez os Ainur, poderosos espíritos que ao cantarem juntos, fariam a mais bela canção e dela brotaria Arda e todas as suas belezas. Ao final desta composição, o próprio Eru, criaria seus filhos primogênitos, os elfos, e os mais novos, os homens, para que ali habitassem e vivessem como irmãos.
_
De fora do Tempo, O Silmarillion começa e segue por mais de dez mil anos até os eventos em O Senhor dos Anéis. São milhares de anos repletos de nomes, lugares, eventos, histórias e perguntas muitas vezes sem resposta e infinitas belezas.

“Beren e Lúthien na Corte de Thingol e Melian” – Ilustração por Donato Giancola
Mas o que é O Silmarillion, senão a maior obra já escrita por um homem, sobre um mundo que só existiu em sua mente, mas que hoje, povoa o coração de milhares de pessoas?
____________________________________________________
Depois de um texto como esse eu nem preciso falar mais nada!
MUITO OBRIGADA Cesar, por esse post maravilhoso que enriqueceu esse especial de aniversário♥
Acompanhem o César nas redes sociais e fiquem por dentre desse conteúdo excelente.
Oii César (e Vivi)
Eu estou chocada com a perfeição desse post.
Eu ainda estou no ramo Nunca Li do Tolkien, mas com certeza está mais do que na meta agora. E a dica vale para começar deste.
Beijos.
Blog: Fantástica Ficção
CurtirCurtido por 1 pessoa
eu indico ler o hobbit primeiro, sr dos anéis depois e seguir com silmarillion, vc vai aproveitar muito mais da Terra Média 😉
CurtirCurtir
Eu estou atrasada mesmo no quesito fantasia kkkk.
Não conhecia Silmarillion, nunca li nada.
Vou comprar Crônicas de Narnia, indicado pela Vivi, me apaixonei pelo projeto que foi apresentado, boa quinta feira.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Narnia é bem mais alegórica, mas linda sim!
Tolkien é mais sutil. Normalmente se gosta de um autor, gosta do outro tb 😉
CurtirCurtir
Olá!
Comprei 5 livros do Tolkien na última Bienal de SP. Precisava muito aproveitar as promoções…KKK… Afinal eram tantos títulos que eu não conhecia do Tolkien. O filho dele está fazendo um excelente trabalho pyma ter a obra acessível.
Amo o Silmarillion, mas gostei de ter lido ele depois de O Hobbit e da trulogiyO Senhor dos Anéis.
Bjs!
gatitaecia.blogspot.com.br
CurtirCurtido por 1 pessoa
é bem melhor ler ele depois mesmo, pq aí vc entende muito mais os detalhes!
arrasou na compra!
CurtirCurtir