[#SrDosLivros2Anos]O QUE É O SILMARILLION ? – COLAB

OSIlmarillion

Post por Cesar Machado
Co-fundador do Canal Tolkien Talk e consultor tolkienista da HarperCollins Brasil

_
Afinal, o que é o Silmarillion de J.R.R. Tolkien?

_
Quando fui gentilmente convidado pela Vivi para escrever um post comemorativo em razão do aniversário do blog O Senhor dos Livros, eu pedi a ela uma sugestão de pauta, e quando o tema “O Silmarillion” veio em resposta, eu já sabia exatamente o que escrever.
No dia 15 de setembro de 2018, esta obra prima de Tolkien completou 41 anos de publicação, mas o mais interessante de tudo, é que ele é um livro póstumo, ou seja, foi publicado após a morte do autor. Tolkien tem mais livros póstumos do que as obras que ele mesmo viu ganharem as impressões de tinta no papel.

_
São muitos os fatores que tornam O Silmarillion tão importante quanto O Hobbit e O Senhor dos Anéis (as duas obras mais famosas do autor britânico publicadas em vida). O primeiro destes fatores, é que com a publicação desta obra, após três anos de trabalho árduo, Christopher Tolkien (filho homem mais novo do autor) estava iniciando, sem fazer ideia que o estava, uma jornada de 41 anos como responsável por lançar dezenas de livros do pai. Esta jornada finalizou com um comunicado oficial em agosto de 2018, onde ele diz que, com o lançamento de “A Queda de Gondolin” (um dos contos que compõe O Silmarillion), sem dúvida alguma, suas atividades como editor as obras de JRRT chegavam ao fim.

E este primeiro fator, nos leva ao segundo, pois o sonho de Tolkien era ter publicado O Silmarillion antes de qualquer outro livro, pois para ele, esta era a grande obra sobre os elfos, suas línguas, costumes e trajetória.
Visto a importância deste livro para JRRT e como a sua publicação desencadeou uma série de livros póstumos, vamos falar da obra em si.

Em O Hobbit temos acontecimentos que ocorreram durante um ano na jornada do respeitável Sr. Bilbo Bolseiro, bem como em O Senhor dos Anéis, acompanhamos mais uma jornada de aproximadamente um ano de duração, mas desta vez, com outro Sr. Bolseiro como protagonista, o erudito e doce Frodo.
Estas duas sagas têm 60 anos de intervalo entre elas e ocorrem no final da Terceira Era da Terra-média (um continente de Arda, o mundo fictício que Tolkien criou para que suas histórias ganhassem vida). Este espaço de tempo pode até parecer longo, mas não é nada quando falamos de O Silmarillion.

_
O começo desta obra compreende o Tempo quando ele sequer podia ser contado, pois não havia Tempo. Quando no Vazio de Fora, Eru Ilúvatar, O Pai de Todos, criou o Universo e nele desejou fazer surgir um belo planeta, mas que não era chamado de planeta. Para tanto ele fez os Ainur, poderosos espíritos que ao cantarem juntos, fariam a mais bela canção e dela brotaria Arda e todas as suas belezas. Ao final desta composição, o próprio Eru, criaria seus filhos primogênitos, os elfos, e os mais novos, os homens, para que ali habitassem e vivessem como irmãos.

_
De fora do Tempo, O Silmarillion começa e segue por mais de dez mil anos até os eventos em O Senhor dos Anéis. São milhares de anos repletos de nomes, lugares, eventos, histórias e perguntas muitas vezes sem resposta e infinitas belezas.

Beren_and_Luthien_in_the_Court_of_Thingol_and_Melian_DONATO_GIANCOLA

“Beren e Lúthien na Corte de Thingol e Melian” – Ilustração por Donato Giancola

Mas o que é O Silmarillion, senão a maior obra já escrita por um homem, sobre um mundo que só existiu em sua mente, mas que hoje, povoa o coração de milhares de pessoas?

____________________________________________________

Depois de um texto como esse eu nem preciso falar mais nada!

MUITO OBRIGADA Cesar, por esse post maravilhoso que enriqueceu esse especial de aniversário♥

Acompanhem o César nas redes sociais e fiquem por dentre desse conteúdo excelente.

Instagram Cesar Machado

Instagram Tolkien Talk

Blog Tolkien Talk

Fanpage Tolkien Talk

Anúncios

6 comentários sobre “[#SrDosLivros2Anos]O QUE É O SILMARILLION ? – COLAB

  1. Tatiana Castro disse:

    Olá!
    Comprei 5 livros do Tolkien na última Bienal de SP. Precisava muito aproveitar as promoções…KKK… Afinal eram tantos títulos que eu não conhecia do Tolkien. O filho dele está fazendo um excelente trabalho pyma ter a obra acessível.
    Amo o Silmarillion, mas gostei de ter lido ele depois de O Hobbit e da trulogiyO Senhor dos Anéis.
    Bjs!
    gatitaecia.blogspot.com.br

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s