[#SrDosLivros2Anos]DEVAGAR SE VAI LONGE… #aSagaTolkien

O Hobbit (8)

🌳Em todas as obras de Tolkien é possível encontrar algumas semelhanças, hoje vamos falar sobre “A paciência”, algo a ser cultivado e um meio de alcançar respostas para seus questionamentos.

🌳Gandalf é um personagem que sempre sabe a hora de acelerar e de parar, com esse mago você aprende que existe tempo certo pra tudo. Perdi as contas de quantas vezes ele já nos deixou no escuro, sem saber onde estava, porque saia em andanças pela Terra Média e só retornava dias ou semanas depois, mas o mais importante, ele retornava com respostas.

🌳Um dos personagens que mais nos inspiram a desacelerar é Barbárvore, o amado Ent que conhecemos no volume As Duas Torres em O Senhor dos Anéis. Esse ser que se assemelha a uma árvore é um pastor da floresta. Ficou famoso ao gastar horas em um conselho para decidir se Merry e Pippin eram orcs ou Hobbits, ainda bem que o consenso votou em Hobbit, os ents não gostam nadinha de orcs… Esses seres tão pacíficos se tornaram implacáveis após seu demorado “Entebate” e tornaram a participação dos ents crucial no enredo de As Duas Torres. Mais uma vez a paciência frutificou.

🌳A própria língua dos ents é como uma canção, cada palavra é muito longa e eles falam pouco, somente aquilo que vale a pena gastar o tempo para falar e ouvir. Honestamente, já amo os ents só por esse detalhe! Quanta gente hoje em dia fala só por falar? E só fala bobagem?! Esquece que falar é um dom e deve ser usado com sabedoria.

🌳Lewis afirmava que Tolkien era o tipo de pessoa, incapaz de andar e falar ao mesmo tempo, não gostava de coisas apressadas, apreciava a caminhada pelo mero prazer de assistir a natureza. Tolkien era um grande defensor da desaceleração, e olha que ele nem viveu nesses anos 2000 malucos, onde não temos tempo pra nada! Vemos muito da personalidade do mestre em sua obra.

🌳Passolargo foi um personagem que simbolizou a importância da meditação pela caminhada como forma de alcançar sabedoria. Ele era um guardião andarilho e por todos os lugares onde andou e tudo que viu adquiriu profunda sabedoria. Eu mesmo sou adepta das caminhadas e garanto, sua mente se abre e decisões são tomadas com clareza enquanto você anda, verdadeiros entebates acontecem na mente durante uma caminhada. Experimente!

🌳Nasci no final de 80 e sofro por ver dias cada vez mais acelerados ,imagino quem nasceu no novo milênio. Por essa aceleração temos hoje inúmeras doenças que acometem principalmente a juventude, ansiedade, bipolaridade, depressão entre outros males são acusados por essa sensação de urgência desse século, não se deixe contaminar, pense em você e no seu bem estar, desacelerar só traz benefícios.

🌳Eu te convido a conhecer Barbárvore e aprender o dom da paciência, o foco e a apreciação de tudo o que te rodeia. Inspire e expire com calma, não tenha pressa, acredite, isso pode mudar sua vida. Pense bem, você vai evitar muitas doenças e ainda vai chegar onde precisa.

Anúncios

6 comentários sobre “[#SrDosLivros2Anos]DEVAGAR SE VAI LONGE… #aSagaTolkien

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s