A jornada de Bilbo e os anões para a Montanha Solitária tinha como objetivo reaver o lar dos anões, que foi tomado pelo terrível Dragão Smaug. Os dragões,como sabemos, são acumuladores de riquezas e Smaug juntou no coração da montanha ouro e jóias sem igual. A pergunta é: PRA QUE UM DRAGÃO PRECISA DE OURO?
Não precisa, essa é a resposta, mas eles sofrem de algo que podemos caracterizar como uma doença: a Ganância, ou o Mal do Dragão,como preferirem. Então se os anões tomarem a Montanha vão sofrer o mesmo mal? Vocês precisam ler para descobrir!
Tolkien nunca quis dizer que ter riquezas é errado, através de Smaug, o ouro e os anões ele quis ensinar que precisa existir um equilíbrio entre o queremos e o que precisamos. Tudo que é demais pode se tornar uma maldição,principalmente se for ganância demais! Não é necessário nem mesmo que você acumule muitas coisas, se você se apegar demais a apenas uma tornando-o seu “precioso” acredite, você já está doente.
Através de O Hobbit, Tolkien nos ensina a valorizar o que temos, mas nos lembra que nada é eterno e o apego exagerado se torna uma doença que te consome e pode levar a sua morte.
Quem muito acumula vive preocupado, tem medo de perder e raramente desfruta verdadeiramente do que tem, pois está sempre preocupado em ter mais.A ganância nubla até mesmo as almas mais bondosas, leia o que os felizes hobbits do condado fazem na casa de Bilbo quando ele parte para a Montanha!
Sejamos leves como Beorn, o personagem Troca-Peles de Tolkien. Ele vive sem nada faltar e em perfeita harmonia, sente sono quando os anões falam de seu ouro. Isso é desapego.Ter bens e não ser apegado aos bens. Isso vale pra vocês leitores que dizem: meus livros são minha vida e choram se um risco aparecer na capa de um livro. Sejam mais leves, vocês serão mais felizes.
“Uma pessoa sábia entende o que é mais importante na vida”
“Alguém que, em uma necessidade, não consegue jogar fora um tesouro, esta acorrentado” [Aragorn]
Até o próximo post.
Oii Vivi.
Realmente, qual motivo de um dragão querer ouro e riquezas né?
Eu assisti o filme e me lembro de ter gostado bastante da maldição.
Acho que vou gostar ainda mais do livro.
Beijos.
Blog: Fantástica Ficção
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu penso que sim Jess, tem muitas mensagens na história pra tirar ensinamentos, precisa ler como criança, com a mente bem aberta! Bjo
CurtirCurtir
“Uma pessoa sábia entende o que é mais importante na vida”. Precisa falar mais?
Vivi, não imaginava que o livro era tão assim, maravilhoso e repleto de ensinamentos. Preciso ler!
bjs
CurtirCurtido por 1 pessoa
ele tem muito mais! dava pra falar dias dele! leia!!!
CurtirCurtir
Super amei o post Vivi, é verdade, viver com leveza é maravilhoso mesmo. Muitas vezes nos apegamos demais aos bens materiais e isso é um verdadeiro mal, seja algo de valor como dinheiro ou coisas que apreciamos como livros e afins. Foi uma bela reflexão. E nossa como fiquei brava desses hobbits na casa de Bilbo hahahahaha
Bjokas lindona!
http://cronicasdeeloise.blogspot.com/
CurtirCurtido por 1 pessoa
hahaha dá uma raivinha mesmo!
Obrigada Elo!
CurtirCurtir
Realmente: “Quem muito acumula vive preocupado…” Nossa que escrita PERFEITA com ensinamentos INCRÍVEIS. Nesse segundo post você me convenceu um pouquinho mais a ler esse livro. To quase me rendendo rsrs…
Adorei!!
Bjss
CurtirCurtido por 1 pessoa
hahah renda-se!
CurtirCurtir