[RESENHA] JURASSIC PARK

JurassicPark (1)

Título Original: Jurassic Park

Autor: Michael Crichton

Editora Aleph  – Ed. 2015 –  527 pág

INDICADOS PARA TODAS AS IDADES

SKOOB

E se fosse possível extrair DNA do mosquitos que viviam na pré-história, e se esse DNA fosse de dinossauros que esses mosquitos picaram… e se os dinossauros fossem recolocados no mundo, como seria a convivência dos maiores seres que já dominaram a Terra com os seres humanos que tecnicamente dominam a Terra?

A Ingen consegue trazer esses questionamentos à realidade e dão vida ao Jurassic Park.

Após anos de estudo e milhões gastos com tecnologia genética, a compra de uma ilha e testes de clonagem, os cientistas da Ingen conseguem reproduzir os dinossauros, tudo em absoluto segredo, mas por quanto tempo eles conseguirão manter criaturas tão selvagens sob controle?

Acidentes começam a acontecer, crianças e recém nascidos são atacados por “lagartos” em povoados próximos à ilha do Jurassic Park, tudo é abafado e  o segredo segue protegendo o parque na ilha. Mas quem irá proteger os seres humanos de seus próprios segredos?

Em uma MARAVILHOSA ficção científica Michael Crichton nos mostra que o progresso pelo progresso pode não ser uma opção, com uma narrativa detalhada e tão rica que nos faz acreditar fielmente que tudo ali é verdade, ele nos conduz por uma história em que brincar de Deus tem grandes consequências. A teoria do caos se faz presente e a través de matemática somos levados a crer que não importa o esforço, a vida nunca pode e nunca poderá ser contida, “ela sempre encontra um jeito” e se molda como um rio que abre caminhos onde for necessário para seguir seu curso.

Eu esperava gostar dessa leitura, uma vez que sou fã dos filmes, mas eu me surpreendi com o quanto AMEI, é uma obra genial e traz críticas severas ao desejo desenfreado do ser humano de criar coisas fantásticas, como se suas conquistas justificassem qualquer perda. É um livro para ninguém colocar defeito.

JurassicPark (2)

Essa edição da Aleph conta com extras do autor e sobre o primeiro filme lançado em 1993. É muito interessante o fato de que Michael fez as primeiras versões de Jurassic Park pelo ponto de vista de crianças e a todos que mostrou recebeu a opinião unânime de que a história não era boa. Foram anos revisando e moldando o enredo para chegar a esse formato tão excepcional. Uma prova de que bons livros são lapidados e não somente escritos.

JurassicPark (3)

Através do grupo de personagens e de toda a problemática do parque o autor nos faz pensar sobre ética, valores pessoais, capitalismo  e relações humanas, é muito mais que um livro sobre dinossauros.

JurassicPark (4)

A edição é LINDA! com ilustrações, corte colorido, e folha de guarda decorada, só faltou ter orelhas para ser perfeita. A ausência desse item acaba desgastante as laterais da capa. A diagramação é super confortável e conta com gráficos e telas de sistema que facilitam nossa compreensão do enredo.

big-272177e1473627737o3127

SOBRE O FILME

O sucesso dessa adaptação é notável, em parte se justifica porque o próprio autor escreveu o roteiro, condensando assim os melhores acontecimentos para contar a aventura, mas por outro lado, também contou com a genialidade de Spielberg, ele teve total liberdade para moldar os personagens e foi muito feliz em cada uma das modificações.

Hammond no livro trata-se de um personagem mesquinho, egocêntrico e que concentra suas forças em não dar ouvidos a ninguém. Ele é odioso. No filme foi retratado como um bom velhinho que sempre teve boas intenções, quase uma vítima de toda a tragédia, o que combina muito mais com o estilo “família” do filme.

Alan é perito em dinossauros em ambas as obras, mas pelo livro vemos um homem que gosta de crianças e vê nelas seus melhores companheiros em amar dinossauros. No filme ele é retratado como alguém que tem aversão a crianças e é obrigado a conviver com elas. Gosto de ambas as caracterizações, embora a do livro me pareça mais coerente.

Ellie no livro é muito inteligente, mas pouco explorada. Há quem diga que seja uma forma do autor reforçar a ideia de que o homem é o dominador, em embate direto com os dinossauros. Pelo filme a personagem ganha mais força e mais importância, sendo mais explorada.

Malcom é  a estrela em ambas as obras, com certeza. É através dele que conhecemos toda a teoria do caos e somos levados a questionar se toda a evolução científica é mesmo uma benção. Malcom conduz toda a linha de raciocínio e por números é firme em explicar como o projeto esteve fadado ao fracasso desde o início. A inteligência desse personagem é marcante e decisiva na nossa percepção sobre o Jurassic Park.

Tim no livro é o irmão mais velho e Lex uma criancinha levemente irritante, mas muito inteligente, ela traz a leveza entre as cenas mais tensas. No filme Lex é a irmã nerd mais velha e Tim o mais novo que irrita Alan. Mudanças sutis, que não prejudicam nenhum personagem, ambos ainda são super importantes para o enredo.

Como vocês podem ver, o sucesso de livro e filme aconteceram pela qualidade técnica e criativa, resultado da junção de grandes mentes.

Se você já conhece os filmes e gosta eu recomendo fortemente que leia o livro.

Se ainda não conhece eu recomendo fortemente que leia o livro.

Apenas leia e viva a criação do Jurassic Park.

Porque a história da evolução é de que a vida escapa a todas as barreiras. A vida se liberta. A vida se expande para novos territórios. Dolorosamente, talvez até perigosamente. Mas a vida encontra um jeito.

 

13 comentários sobre “[RESENHA] JURASSIC PARK

  1. Jessica Rabelo | Fantástica Ficção disse:

    Oii Vivi.
    Quando eu era mais nova era fissurada nos filmes do Jurassic Park. Mas hoje em dia, devo admitir que perdi meu encanto. Contudo, o livro talvez me dê o gás que eu preciso para voltar a esse mundo. Achei bem legal que o filme e livro tenham suas diferenças. Me faz ter mais vontade ainda de ler para entender como funciona a mente desses personagens;
    Beijos.

    Blog: Fantástica Ficção

    Curtido por 1 pessoa

  2. Cecília Justen de Souza disse:

    Ei, Vivi! Tudo bem?

    Eu também sou APAIXONADA nos filmes de Jurassic Park, mas nunca tive vontade de ler o livro, nunca tive expectativa pela história escrita (por mais incrível que pareça é verdade). Gosto do fato de você também amar o filme e ter amado o livro, isso me deixa mais segura para mergulhar em mais uma parte da história.

    Beijos!
    http://www.365coresdouniverso.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  3. Kelly muniz disse:

    Oie…
    Vê qualquer coisa: livro ou filme sobre Jurassic Park me lembra muito sobre os tempos de criança, Meu Deus como eu adorava os filmes achava incrível e ficava imaginando como seria a nossa vida hoje tendo os dinossauros. Antes não tinhamos acesso a esses livros tão maravilhosos como temos hoje.
    E como você disse nesse livro aprendemos sobre ética, valores pessoas, sobre a vida mesmo. Fiquei muito curiosa para ler e REALMENTE a ilustração e o livro tem uma edição perfeita.
    Bjss

    Curtido por 1 pessoa

  4. Papeando Livros disse:

    Oi, tudo bem ?

    Nossa quem nunca assistiu Jurassic Park? e quem assistiu e amou com toda certeza irá gostar do livro, o qual pelo que pude ver na postagem está belíssimo. Confesso que vi ele super baratinho em uma promoção, mas pensei : vou adiar, porque vi o filme….agora me arrependi , scrr ! kkkkkkkkkkkk A obra parece está bem completa pelo seu ponto de vista e é bem interessante saber que ela abordará valores humanos e etc, uma ótima indicação.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Gisele Lopes - Abdução Literária disse:

    Oi Vivi! Essa edição é maravilhosaaaaaaaaaaaaa! Sou apaixonada pelos filmes, tantos os antigos quanto os novos. AMO tanto esse universo que adoraria ter uma série para explorá-lo mais. Agora, se gosto tanto desse universo, porque ainda não li o livro? Realmente não sei, só sei que necessito! Rsrs. Amei a sua resenha, me deixou ainda mais curiosa para conhecer a obra. Beijos!

    http://abducaoliteraria.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s