[#AgathaChristie4Ever] O MISTERIOSO CASO DE STYLES

Autora: Agatha Christie

Ebook Globo Livros

Edição 2014 – 228 pág.

INDICADO PARA TODAS AS IDADES

Skoob

“Uma grande família, um drama inebriante, uma trama intrincada e uma revelação dramática no final.”

A fórmula de Agatha Christie é velha conhecida de quem já conhece a autora, mas precisamos destacar: Não falha nunca!

No primeiro romance publicado da autora conhecemos o mais famoso detetive belga, Hercule Poirot:

“Poirot era um homenzinho de aparência extraordinária. Não tinha mais que um metro e cinquenta de altura, mas impunha-se com dignidade.”

Em vários outros volumes você encontra descrições dessa figura excepcional e ele vai ganhando seu coração cada vez mais com seus trejeitos únicos, suas células cinzentas e suas explosões conclusivas.

Em Styles vive a família da Sra Inglethorp, muito ricos e tradicionais, eles recebem o capitão Hastings para uma temporada, ele  precisa de repouso depois do período que passou na guerra. Tudo poderia ir muito bem, não fosse a Sra Inglethorp passar mal e falecer tragicamente no meio da noite.

O Sr. Hastings era um velho conhecido de Poirot e sabendo que ele estava na região o chamou com a devida autorização do Sr. John, o filho mais velha da falecida. E à Poirot nada escapa, o veredicto: Foi assassinato. Um crime quase perfeito.

Começa uma investigação da parte da polícia e de Poirot, muitos questionamentos, dúvidas, e fofocas entre os empregados. Entre muito disse-que-me-disse Poirot coloca em ação sua inconfundível habilidade em travar relações humanas e com uma conversa aqui e outra ali ele começa a desvendar o mistério. Sempre unindo a psicologia humana com as provas físicas.

“Um ‘homem de método’ era, segundo o julgamento de Poirot, o mais louvável elogio que um indivíduo pode receber.”

Mas não se deixe enganar, embora tenhamos acesso a todas as descobertas é impossível chegar as mesmas conclusões que Poirot, ao menos eu nunca consigo kkkk. Invariavelmente sou confundida pelas evidências e tendo a acreditar no óbvio, mas com a Sra Agatha o óbvio nunca é regra, embora já tenha acontecido de ser possibilidade #FicaADica.

No caso de Styles somos conduzidos por uma narrativa gostosa, com detalhes sobre o crime, venenos e segredos de família, de forma que somente essa autora consegue, afinal, como conciliar ambas as características sem se perder na narrativa?!

Siga a minha dica, quando você achar que todo o caso foi desvendado aguarde a reunião de família, é lá que Poirot sempre fará suas considerações finais.

“Tive uma pequena ideia, muito estranha, e é provável que seja totalmente ompossível. Mas mesmo assim, ela encaixa.”

Esse formato de “grand finale” fica explicado nessa edição maravilhosa que conta com o final alternativo que a autora escreveu primeiro e posteriormente foi substituído. Esse apêndice enriquece ainda mais minha admiração pela autora ♥ e prova algo que defendo muito, que até mesmo grandes autores passam por um processo de “lapidação” da escrita. Ninguém nasce autor, sempre é necessário tornar-se autor e pra isso precisa escrever, escrever e escrever…

Essa leitura abriu o projeto #AgathaChristie4Ever ,mas se você acessar esse link verá que já tem muitas publicações participantes do projeto! Eu leio uma por uma e estou amando as impressões dos leitores antigos e novos.

Se você quer conhecer o projeto acesse esse post e participe!

12 comentários sobre “[#AgathaChristie4Ever] O MISTERIOSO CASO DE STYLES

  1. jOYCE disse:

    Oi vivi, que projeto bacana esse!
    Eu sou super curiosa para ler pelo menos um livro dessa autora, todos falam tão bem dela.
    O MISTERIOSO CASO DE STYLES já vai para minha lista, concordo com vc, ninguém nasce autor, lapidar sempre!

    Curtido por 1 pessoa

  2. clubedofarol disse:

    Eu nunca li nada da Agatha Christie :(. Todo ano penso em ler algum livro dela e nunca leio, não faço ideia de por qual começo, rs, conheço tanta gente que ama, que fico até com medo de ler, não gostar e acabar sendo assassinada, rs, e com leitores que amam Agatha Christie como assassinos, as evidências poderiam ser bem difíceis de encontrar, rs. Viajei aqui, rs.
    Como esse é o primeiro romance publicado da Agatha, talvez seja bom começar por ele, sou louca para conhecer o Poirot. E gostei muito da premissa e de nessa edição ter dois “finais”, quem sabe dê até para eu acertar um, rs.
    Parabéns pela resenha! E pelo projeto também!
    Bjo
    ~ Danii

    Curtido por 1 pessoa

  3. Papeando Livros disse:

    Oi, tudo bem ?

    Ainda não li nada da Agatha Christie, mas já vi um filme baseado na sua obra que foi: Assassinato no Expresso Oriente e posso indicar, pois foi MARAVILHOSO…imagina só o livro. Todos que conhecem os livros da autora falam muito bem da sua escrita e enredo, então essa com toda certeza é uma ótima dica de leitura.

    Curtido por 1 pessoa

  4. chiiyuu1 disse:

    Olá, tudo bem? Muito bacana ter começado esse projeto, pelos dois livros que eu li da Agatha já sei que será incrível! Eu li o assassinato no expresso oriente com o detetive Poirot, e achei sua forma de pensar extraordinária e impossível de se acompanhar haha. Mas ao final, ele explica tão bem que fica difícil não acreditar em como ele acabou chegando nisso, e ai você vai vendo como ele chegou. É incrível. Adorei a resenha!

    Beijos

    Raquel (Conta-se um Livro)

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s