[#2018EmNárnia] O SOBRINHO DO MAGO

Autor: C. S. Lewis

Editora WMF Martins Fontes 

Edição 2009 – 752 pág. – Este conto 97 pág.

INDICADO PARA TODAS AS IDADES

SKOOB

OSObrinhoDoMago

Esse post faz parte do Projeto de Leitura das Crônicas de Nárnia, acesse esse post para saber mais.

Esse projeto super legal começou em abril e já deu o que falar, a hashtag está linda, recheada de posts elogiando a narrativa suave e mágica de C.S Lewis.

Eu já havia lido essa obra quando era mais nova e sabia que gostava dela, mas reler me mostrou que eu não só gosto, eu AMO mesmo ♥

“Pois o que você ouve e vê depende do lugar em que se coloca, como também depende de quem você é.”

A primeira crônica já nos coloca no espírito da aventura, MAGICA define cada página desse livro incrível 💛

Digory e Poly são duas crianças muito amigas, eles estão se divertindo nas férias explorando o quintal e algumas portas proibidas. É assim que eles vão parar em meio ao quarto do esquisito Tio André. O velho se considera um mago e “presenteia” as crianças com anéis mágicos.

Enganados pelos Tio André os amigos vão parar em outros mundos, conhecem seres nunca imaginados e despertam outros que deveriam ficar adormecidos eternamente.

Pela curiosidade de Digory a maldade escapa de sua prisão. E agora, como consertar isso?

A narrativa de C. S Lewis nos transporta para a criação de um novo mundo, cheio de magia, onde os animais falam e a terra é perfeita. Mas pelo toque do Filho de Adão e da Filha de Eva a maldade também chega a esse mundo recém criado. Agora eles precisam lidar com isso é terão a ajuda de um Leão mais que especial.

Com menos de 100 páginas essa é a crônica que nos mostra o início de tudo. Através dela conhecemos a ganância e a tolice de adultos como Tio André. Conhecemos a bondade e simplicidade do primeiro rei e rainha de Nárnia. Conhecemos Polly a mocinha mais valente dessa crônica e seu amigo Digory, que apesar de curioso também tem um bom coração, cheio de lealdade.

Posso dizer que aprendemos valores com essa obra, cada personagem tem um ensinamento e tudo isso vem recheado de magia e aventura, em uma narrativa que pode parecer infantil, mas na verdade é para todas as idades 💛 E isso é o mais legal da obra de Lewis, ele deixou um legado capaz de ensinar adultos e crianças.

“Era um lugar rico: rico como um panetone.”

E claro, não podemos esquecer a figura de Aslam, o Leão mais amado do mundo, não por ser o rei da floresta, mas por representar o Amor Incondicional e a Sabedoria. Na próxima crônica, O Leão, O Guarda-Roupa e a Feiticeira vamos falar mais sobre isso.

Como alguém que aprendeu desde sempre sobre Deus e a bíblia eu enxergo todas as referências que o autor faz em sua obra ao livro mais antigo do mundo. Tolkien também fez isso em O Silmarillion, criando um mundo através de música.

Ver o nascimento de Nárnia, a sua pureza e o amor de Aslam por todos é de nos fazer suspirar. É possível sentir os aromas, o vento e ouvir a música que o autor narra. É uma leitura que do começo ao fim nos toca e transforma, com ensinamentos que sutilmente nos mostram que sempre podemos ser pessoas melhores. Fazer o bem sempre vai compensar infinitamente mais que a maldade.

“Quando as coisas vão mal, parece que vão de mal a pior durante certo tempo, mas quando começam a ir bem, parecem cada vez melhores.”

Selecionei algumas fotos da hashtag, mas aconselho que vejam todas em #2018EmNárnia

E se quiser participar da leitura da segunda crônica com a gente fala conosco, será muito bem vindo!

Narnia1

Narnia4

Narnia3

Lindo não é?! Agora com licença porque eu preciso passear pela hashtag também pra ler tudo que já compartilharam, fui…

Acesse todas as resenhas:

O Sobrinho do Mago

O Leão,a Feiticeira e o Guarda-Roupa

O Cavalo e seu Menino

Príncipe Caspian

A Viagem do Peregrino da Alvorada

A Cadeira de Prata

23 comentários sobre “[#2018EmNárnia] O SOBRINHO DO MAGO

  1. Fabiely Ramos de Miranda disse:

    Aaaaaahw sua linda ❤ estou amando participar desse projeto! Eu conheci o livro através do filme, e apesar de amar o mundo narniano não sabia como ele tinha surgido, nem o porquê do tema "filho de Adão". Essa cronica nos apresenta ao mundo mágico, nos mostrando como tudo foi criado, e a maneira como o autor narra tudo, é indescritível.
    Amei compartilhar isso com vocês!
    Beeijos amore

    Curtido por 1 pessoa

  2. Gisele Lopes - Abdução Literária disse:

    Oi Vivi! Que projeto bacana e que resenha mais linda ❤ Não li os livros, mas tenho muita curiosidade, porque sou apaixonada pelos filmes. E o mais engraçado é que só me toquei de verdade sobre essas referências muito tempo depois de ter assistido todos os filmes. Adorei o projeto de vocês, as fotos e tudo o mais – a sua, inclusive, está linda! Parabéns, beijos!

    http://abducaoliteraria.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  3. Crônicas de Eloise disse:

    Oi Vivi, que delícia de resenha. Você sempre trazendo projetos maravilhosos de leitura. Queria participar desse também, de tudo hahahahah quero ter tempo meudeuzoooo,

    Deve ser lindo conhecer o início dessa história, na verdade ler esse livro deve ser uma experiência mágica. Amo essas história infantis (que na verdade são para todas as idades <3), com mensagens que aquecem nosso coração. Tenho certeza que irei apreciar muito essa leitura!

    Se eu conseguir ler, marco o teu projeto!
    Bjokas da Elo!
    http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s