[DICA] TRILOGIA NADA A PERDER

Nada A Perder (1)Literatura Nacional

Autor: Edir Macedo

Co-Autor: Douglas Tavolaro

Editora Unipro

Vol. 1 – Ed.2012 – 240 págs.

Editora Planeta

Vol. 2 – Ed. 2013 – 288 págs.

Vol. 3 – Ed. 2014 – 239 págs.

INDICADO PARA TODAS AS IDADES

Favoritado

Skoob

Eu pensei muito se deveria fazer a resenha de cada livro, mas decidi por fazer uma única postagem em forma de dica. Isso porque considero a trilogia como uma imensa dica de vida mesmo. Apesar de conter inúmeros relatos de vida, todos eles trazem somente uma mensagem: O Deus da bíblia existe.

É importante ressaltar que essa trilogia foi a biografia mais vendida até os dias atuais, juntos os três livros já venderam mais de 7 milhões de exemplares no mundo todo, sendo considerado um best-seller e lançado nas principais livrarias mundiais. Uma raridade literária.

Por essas e outras razões eu realizei essa leitura. Gosto muito de biografias, acho que sempre podemos aprender com o exemplo do outro e assim evitar erros e aumentar os acertos na vida. Com essa biografia você vai aprender a acertar sempre.

No mais, tenho certeza que todos já ouviram falar do Bispo Edir Macedo e a maioria tem formada uma opinião dele a partir de notícias midiáticas, mas vamos concordar que só conhecemos alguém quando o vemos de verdade. Ao longo da minha vida assisti inúmeras pregações dele e tenho um carinho imenso pela instituição Igreja Universal, por experiência própria já vi muita gente ser ajudada por todos os voluntários que a compõem.

Certa vez conheci uma adolescente que ficou orfã e sem ter pra onde ir foi acolhida por uma obreira do templo que eu frequentava, ela adotou a adolescente e assumiu o compromisso de torná-la uma adulta feliz. Foi uma das atitudes mais corajosas que já vi, um amor sem fim por uma alma. Coisas que só presenciei nesse lugar. Então imaginei que essa biografia me traria um clima de aconchego, afinal, é sobre uma parte de mim, a melhor parte da minha vida.

Jamais imaginei que seria surpreendida por histórias nunca antes divulgadas, nem mesmo dentro da instituição. Histórias de lutas judiciais, ameaças políticas, vergonha e humilhações passadas por alguém que a todo momento, só queria pregar o evangelho.

“O perdão cura, liberta, produz saúde e vida. A própria medicina já descobriu isso. […] Mas como perdoar? Do ponto de vista do coração, é humanamente impossível.” Mas a fé torna possível.

Gosto muito de expressar o que sinto quando leio um livro e nesse a experiência foi de intensa fé, sim, acendemos uma fé viva dentro de nós porque percebemos que humanamente falando, NINGUÉM seria capaz de passar pelo que esse homem passou e vencer cada uma das lutas de forma limpa e sem guardar o ódio dentro de si. Somente o sobrenatural justifica os acontecimentos narrados nessa trilogia.

“É preciso viver problemas para aprender a superar certas situações. As tribulações fazem parte do ensino do Espírito de Deus.”

Os livros não são narrados em ordem cronológica, cada um foca em momentos diferentes mas não lineares da vida do Bispo.

Em março desse ano estréia o filme Nada a Perder com grande elenco e uma produção magnífica. Confesso que estou bem animada pelo trailer, Petrônio Gontijo está brilhante como protagonista e pelas cenas mostradas ele interpreta a essência do Bispo com muita veracidade. Serão dois filmes para contar a trilogia e eu já adianto que será imperdível.

cartaz-do-filme-bispo-macedo---nada-a-perder-1516580437145_v2_450x600

____________________________________________________________________

download

No primeiro volume começamos com a história mais conhecida pelo público, a prisão do Bispo em 1992. Mas agora ele relata como aconteceu, todas as viaturas e policiais armados como se fosse uma perseguição ao pior criminoso, como ele foi preso sem justificarem e as horas de angústia até entender o que acontecia, os onze dias são narrados com muita dor em cada palavra, é possível sentir a aflição que foi esse momento.

Conhecemos em seguida como foi a conversão dele em sua juventude, a busca por algo que preenchesse o vazio que ele sentia dentro de si. Algo que explicasse sua existência. Foram anos até que o encontro com Deus finalmente aconteceu. O mais legal desses capítulos é ver que o Bispo também passou por questionamentos que eu mesmo passo e já passei, confesso que me senti aliviada e mais “normal”. Agora sei como vencer cada questionamento desses.

“Nós precisamos acreditar em nós mesmos antes de mais nada. Se você crê em Deus, mas não acredita em si mesmo, sua crença em Deus não vai funcionar.”

A última parte conta sobre o início da Igreja Universal do Reino de Deus. Todas as dificuldades dos primeiros momentos quando nem havia um prédio onde realizar as pregações. A aquisição da antiga funerária que se tornou um lugar de vida. Os primeiros passos e conquistas dessa instituição mundial. É emocionante ler cada renúncia de vida, cada luta vivida e cada pequena vitória que se torna grande. O mais curioso é perceber que o Bispo nunca quis ser o líder, simplesmente aconteceu.

114704436SZ

No segundo volume conhecemos todos os detalhes por trás da compra da rede Record de televisão. Na época um evento que movimentava as notícias. As negociações com Silvio Santos foram tão difíceis que por muito pouco a emissora não foi perdida. Acredite se quiser mas o plano Collor teve um papel fundamental nesse momento. Foi uma das revelações que mais mexeu comigo, ver como o Bispo chegou no seu limite, teve suas forças físicas levadas a exaustão que até mesmo sua oração foi pequena, simples, mas cheia de verdade e fé. Ele entregou na mão de Deus essa aquisição, a compra da Record era uma forma de alcançar multidões sem fim que precisavam conhecer a Deus. E Ele respondeu mudando o curso de um país.

A compra da emissora foi uma enorme vitória, mas trouxe consigo uma enorme responsabilidade também. A partir daí o Bispo Edir Macedo e sua família foram intensamente perseguidos pelos grandes empresários e religiosos contrários a essa aquisição. Foram inúmeros processos e interrogatórios enfrentados. Nunca alguém foi tão atacada por tão fortes poderes. Vemos importantes nomes políticos e empresariais envolvidos nessa história, e no final do capítulo ficamos sabendo do fim de cada um deles.

O Bispo e a igreja continuaram sua jornada.

Os relatos sobre as viagens a Israel, a Terra Santa são tão lindos, cheios de dificuldades, incluindo acidentes sérios que poderiam ter resultado em morte, mas que foram vencidos e hoje servem para contar os feitos inimagináveis do Deus da bíblia. Ele existe e é visível em cada relato desse volume.

capa.indd

No último volume conhecemos 38 histórias sobre as dificuldades e vitórias para pregar o evangelho pelo mundo. Pastores foram perseguidos, templos destruídos, políticos e religiosos se levantaram para impedir que a Igreja Universal se instalasse pelo mundo. Aconteceram absurdos de até mesmo prédios pagos serem impedidos de ser utilizados. É uma situação mais incrível que a outra. Mas em todas elas vemos como a fé faz a diferença na vida de quem crê. Vemos histórias de curas, de libertação e de superação. Não vemos pessoas que mudaram, vemos pessoas transformadas.

Uma das cenas mais maravilhosas é na África, onde o povo sofre muito com discriminação e através da igreja podem se transformar em iguais.

O bispo conta sobre seu casamento, como foi construir uma família em meio a esse trabalho evangelístico que funciona 24h. Seu casamento com D. Ester que sempre esteve ao seu lado apoiando-o em cada momento e celebrando cada conquista.

“Ester é meu porto seguro. O guerreiro está acostumado a batalhar e sacrificar lá fora,mas quando chega em casa, ele precisa de braços meigos, palavras doces, de um colo, de um afago para renovar suas forças. Ela é meu refúgio.”

A criação das filhas que mudavam junto todas as vezes precisando se adaptar não só a escolas diferentes, mas países também. A alegria em vê-las seguir os seus passos porque viram em seu exemplo que uma vida com Deus era a chave da felicidade. Cada um dos membros de sua família enfrentou lutas pessoais e cada um pode hoje ajudar outras pessoas por causa das dificuldades que viveu e venceu pela fé. Em todos os volumes o miolo traz fotos de cada um desses momentos marcantes. Um trabalho jornalístico admirável.

Nada A Perder (3)

“Lutamos para gerar maridos de uma só mulher e esposas de um só homem mesmo em tempos de tamanha banalização de princípios como lealdade, a sinceridade e o caráter.”

Finalizamos com a construção de um sonho, o Templo de Salomão em São Paulo.

O Bispo conta como surgiu essa ideia e que ele queria acima de tudo um local onde Deus pudesse ser glorificado em toda a sua majestade, um lugar digno de ser conhecido como a morada do Senhor.

Desde a fundação até cada detalhe das portas e poltronas foi acompanhado de perto. Foi realmente o nascer de um sonho. Sua cerimônia de abertura significou muito. Sentados naquelas poltronas estava os principais líderes de nosso país, líderes das mesmas instituições que em 1992 orquestraram as perseguições e a prisão do Bispo. A palavra de Deus se cumpriu grandiosamente, Ele preparou uma mesa farta para seus servos, exaltando-os na presença de seus inimigos.

Hoje o prédio é uma referência histórica e cristã, possibilita que tenhamos acesso a um pedaço de Israel, fazemos parte da história de Deus. E tudo isso só foi possível porque o Bispo permaneceu na fé, resistiu a tudo e a todos. Somente o sobrenatural explica tamanha força e tamanha vitória.

“Qual o segredo do crescimento da Igreja Universal pelo mundo? Como sair do zero e chegar a mais de 100 países sem apoio de nenhum governo nem o patrocínio de nenhuma grande empresa privada? Como avançar tanto em tão pouco tempo? Alguém acredita que um homem sozinho é capaz de fazer isso? Pense e reflita.”

________________________________________________________

A edição da Unipro é mais compacta mas o material é mais denso, o livro pesa um pouco, mas tem qualidade de papel e impressão, inclusive nas folhas de couché com as fotos.

A edição da Planeta é mais leve e de qualidade tão boa quanto a anterior.

Posso dizer que foi uma leitura engrandecedora. Algo inexplicável pelas palavras humanas. Uma força que vem de Deus te faz entender qual seu lugar no mundo através dessa história de vida.

Espero que todos possam ler e tirar grandes ensinamentos dessa obra.

Espero que todos possam conhecer esse Deus e tenham suas vidas transformadas por Ele.

“Não adianta ganhar o mundo inteiro e perder a sua própria alma.”

https://youtu.be/1v8vvC3gYw8

3 comentários sobre “[DICA] TRILOGIA NADA A PERDER

  1. eredigindo disse:

    Livros e filme são excelentes. Vale ressaltar a dificuldade que é transformar uma obra literária em filme. Corre-se o risco de perder as características dos personagens e pontos centrais da história. Mas o roteiro adaptado do filme Nada a Perder ficou ótimo! Parabéns pelo post!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s