[#SrDosLivros1Ano] RESENHA – RIO DOS VENTOS

Rio dos Ventos (2)

Literatura Nacional

Autor: Fabiano Alexandria

Editora Autografia – ed. 2017 – 222 págs.

INDICADO PARA MAIORES DE 14 ANOS

SKOOB

Os primeiros raios de sol costumam surgir bem cedo nesta parte do Brasil, mas para Frei Antônio tudo está muito escuro ainda.  […] Uma mistura de suor e sangue desce pelas costas. [..] “Tenho que chegar lá… preciso avisar os outros”. Prólogo

O dia nasce na Paraíba e com ele a descoberta de um corpo no rio. O detetive Bernard é chamado para investigar o caso. Pela carência de pessoal e tecnologia, o sistema policial está um caos, os casos sem solução se acumulam. Mas, Bernard é um ótimo investigador e sempre dá o seu melhor. Ao chegar ao local se depara com um corpo vestido como um frade e curiosamente, ele tem uma joia em forma de cruz escondida na boca.

No convento Santo Antônio o Arcebispo Dom Giuliano toma seu café, ao se deparar com a notícia de um corpo no rio se assusta e planeja uma viagem de última hora para Roma.

Na delegacia Bernard encontra sua parceira Vanessa, juntos eles dão início as investigações. Quando conseguem uma testemunha que conhecia a vítima se animam, respostas começam a surgir. Mas o trabalho fica incompleto, a testemunha é assassinada quando deveria se encontrar com os detetives.

Rio dos Ventos (1)

Bernard sabe que alguém está fazendo “queima de arquivo” e com imagens das câmeras de segurança ele e Vanessa conseguem evidências que podem aproximá-los do culpado. O problema é que tudo indica que ele também está dentro do Convento. Por que um frade iria querer matar um companheiro seu? Qual o significado da joia em forma de cruz?

“Acho que temos algo grande nessa história.” Posição 1423

Essa leitura foi uma agradável surpresa. Uma indicação de vocês pelo instagram, um gênero que eu já amo e ainda não tinha lido em um nacional.

A trama policial tem um desenvolvimento rápido, afinal, são poucas páginas. O culpado principal parece ficar muito óbvio logo no início e como a narrativa é de um narrador-observador temos a visão de todos os acontecimentos. Mas não se deixe enganar, eu cheguei nos capítulos finais achando que sabia de tudo e o autor sabiamente me surpreendeu com um final totalmente inesperado. No epílogo fica muito claro que toda a trama era na verdade somente a ponta do iceberg. Somos surpreendidos, e muito embora não fiquem pontas soltas sobre os crimes, a revelação final abre espaço para uma nova trama.

“Como um lugar tão sereno e de paz poderia despertar desejo e cobiça ao ponto de alguém tirar a vida de colegas de religião e tão devotos.” Posição 3297

Os personagens são apresentados de maneira prática, não temos muito envolvimento emocional com eles, tem até um pequeno romance, mas ele passa longe de ser impactante. O foco está no trabalho profissional de cada um deles, como cada profissional contribui para o andamento de uma investigação bem sucedida.

“Fomos nós quem descobrimos isso, estamos passando por isso juntos e vamos terminar isso juntos.” Posição 2015

No meio dessa narrativa ainda somos envolvidos na cultura paraibana e todo o seu cenário praiano. Com uma grande aula de história sobre o período em que a Holanda esteve no nordeste. Eu fiquei encantada como o autor conseguiu transformar a história do Brasil em uma trama policial, chego a pensar se é só uma obra de ficção mesmo… Podia ser bem real! Corrupção e ambição fazem parte da humanidade e aqui no Brasil principalmente.

“É a sensação que o ser humano tem de ser saciado que move o mundo – é o desejo.” Posição 2608

Os capítulos são ótimos, não ficam cansativos. A capa tem um quê de mistério com um frade em oração. E o título só fica claro no final da obra, o que mais uma vez me surpreendeu positivamente. Demonstrou uma grande habilidade do autor em fechar as tramas do enredo.

Rio dos Ventos (3)

Se eu pudesse mudar algo eu deixaria esse livro maior, gostaria de saber mais sobre os personagens principais, principalmente Vanessa. A personalidade dela acabou me deixando com algumas dúvidas. Como profissional fica claro que ela é competente, mas como mulher eu gostaria de entender mais dos seus pensamentos que algumas vezes me pareceram fúteis demais. Bernard é bem carrancudo no início e aos pouco se torna menos rabugento, Vanessa o influencia positivamente nesse aspecto. Mas eles mereciam mesmo mais espaço para se apresentarem.

“Não é fácil realmente, mas é nossa profissão. São situações como esta que nos tornam fortes. Insensível não é a mesma coisa que ser forte.” Posição 1570

A leitura é muito indicada para quem gosta do gênero de ficção policial. Tem bons detalhamentos de várias profissões envolvidas no processo de investigação. É uma leitura bem rápida e garanto que te surpreenderá nas últimas páginas.

 

 

 

22 comentários sobre “[#SrDosLivros1Ano] RESENHA – RIO DOS VENTOS

  1. Danuza disse:

    Eu gostei muito desse livro e a sia resenha foi super fiel ao enredo. Me fez lembrar mais uma vez a história e também concordo que focou a deixa para uma nova trama que aliás o autor já me adiantou que está escrevendo. Já estou ansiosa para ler.
    Danuzaeoslivros

    Curtido por 1 pessoa

  2. Anne Pimentel disse:

    Legal!
    Eu adoro esse suspense policial. Fico muito feliz quando vejo
    autores brasileiros valorizando nossa cultura nos seus livros.
    A gente vê tanto autor baseando seus livros em culturas estrangeiras…

    Parece ser muito interessante e eu fiquei curiosa pra saber quem foi o assassino.

    Beijos
    Literatura Estrangeira

    Curtir

  3. Cecília Justen disse:

    Ei, Vivi! Tudo bem?

    Eu amo ficção policial e nunca li nada do gênero nacional, gostaria muito de ler e me surpreender assim como você. Fico muito feliz em ver suas postagens com literatura nacional, é muito importante divulgar obras tão incríveis de origem brasileira. Voltando a Rio dos Ventos, fiquei muito empolgada pela obra, principalmente por acharmos uma coisa no início e no final ser outra, adoro essas surpresas e revelações. Gostei muito de saber que a história se passa em Paraíba, nunca li nenhum livro que se passasse lá e espero gostar 🙂 Amei sua resenha, está maravilhosa!

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    Curtir

Deixe seu comentário

