[#SrDosLivros1Ano] MUITO ALÉM DA ALAMEDA

Estamos em comemoração pelo primeiro ano do blog ♥

Primeiro quero agradecer a todos que tem me acompanhado nesse primeiro ano, a companhia de vocês é maravilhosa e a troca que fazemos aqui é enriquecedora. Aprendi muito com vocês e espero ter acrescentado algo de bom na vida de cada um de vocês também ♥

No instagram, facebook e twitter – que vocês podem acessar aqui na coluna da direita⇒ temos posts diários durante todo esse mês, já foram compartilhadas dicas de blogs, wattpad e nos vídeos dos histories sempre tem informações de promoções ou livros GRÁTIS. Então acompanhem diariamente as redes sociais ou pela hashtag #SrDosLivros1Ano. Vamos a primeira resenha nacional de comemoração:

MuitoAlemDaAlameda (3)

Literatura Nacional

Autora: Barbata Nonato

Produção Independente – ed. 2016 – 207 págs.

INDICADO PARA TODAS AS IDADES

Adicione no SKOOB

Alice está se mudando com toda sua família para a pequena cidade de Custódio Linhares. No carro seu irmão mais velho Gustavo está com a cara enfiada em jogos eletrônicos. O bebê Felipe segue tranquilo na cadeirinha, indiferente a todas as mudanças que irão ocorrer na vida dessa família. Sua mãe Marília está ao volante e sua avó Ruth segue calada.

“Tudo aquilo que havia ficado para trás lhe soava remoto, perdido em uma promessa de um futuro desconhecido e incerto, porém instigante.” Pág 7

A família passou pela grande perda do pai de Alice, ele era o maior provedor da casa e sem ele além da dor da saudade, a família ainda precisou lidar com grandes dificuldades financeiras. Até que recebem a notícia de uma casa deixada em herança por uma irmã de Ruth. Tia Ninha nunca teve contato com a família antes, mas na falta de filhos a herança passou para sua irmã Ruth.

A mudança é bem recebida por todos, nem Gustavo e nem Alice sabiam bem o que iriam fazer agora que terminaram a escola e poder recomeçar era uma ótima opção. O que ninguém comenta é o medo de que a casa na pequena cidade seja velha e eles acabem ficando presos em um lugar subdesenvolvido.

Imaginem a surpresa de cada um quando chegam a Alameda Dos Sonhos nº1 e se deparam com um casarão de três andares rodeado de pomar, horta e equipado com muita modernidade para o conforto da família. É como se eles fossem esperados, os quartos grandes e bem mobiliados já contavam com computadores e internet, não fazia sentido tia Ninha ter tanto conforto morando sozinha e sem filhos. A casa ainda conta com funcionários para cuidar das plantações, refeições e limpeza.

A mãe e a avó de Alice logo se preocupam como farão para manter tudo isso passando por essa fase tão difícil financeiramente, mas se surpreendem ao descobrir que a herança deixada por tia Ninha ia muito além da casa.

MuitoAlemDaAlameda (2)

Alice não se conforma em como tudo parece tão perfeito para eles e logo começa a investigar quem foi tia Ninha e como ela conseguiu reunir tamanho patrimônio sendo uma professora solteira. A empreitada acaba unindo os irmãos e com a ajuda de Gustavo, Alice começa a descobrir muitos mistérios que envolvem a vida de tia Ninha e da casa nº1 da Alameda dos Sonhos.

“É tudo passado senhora, e o passado deve ser respeitado e mantido lá atrás. Não convém revirar ou remexer.” Pág 93

Fotos velhas são resgatadas e em uma delas aparece o gato de Alice! Os advogados da família se chamam Alípio e o outro Alípio também, quem dá nomes iguais a gêmeos? Um velho diário com passagens enigmáticas, escritas por tia Ninha, é encontrado no sótão, os empregados evitam falar sobre o passado da casa e além de tudo isso, estranhos clarões são vistos na propriedade.

“Estava claro que os Alípios jamais varavam os portões da casa.” Pág.148

Eu mergulhei nesse mistério e me surpreendi a cada novo achado dos irmãos. A cidade de Custódio Linhares se mostrou especial por toda sua história e a casa da Alameda dos Sonhos tem um papel crucial nela.

“Em Custódio Linhares, o futuro sempre traz o passado de volta.” Pág. 34

A história é contada através de um narrador observador, assim não ficamos presos em um ponto de vista, temos uma visão panorâmica dos acontecimentos, mas não somos apresentados a nenhuma resposta dos enigmas antes que Alice e Gustavo cheguem a tal resposta. E é muito legal acompanhar essa mudança dos personagens, eles ficam muito mais unidos e maduros.

“Era engraçado imaginar o quanto aquela casa os aproximara.” Pág 158

A edição é leve, com uma ótima diagramação e páginas amareladas. São 19 capítulos bem divididos que não cansam. No final contamos com um amado epílogo que fecha muito bem a história e a autora ainda nos presenteia com uma nota. Eu particularmente adoro quando o autor conta um pouco sobre como ou porque desenvolveu a obra. A capa ilustra muito bem o enredo, mas é preciso ler para entender. Encontrei alguns erros ortográficos, mas isso é bem comum em edições independentes e não tira o charme da obra.

MuitoAlemDaAlameda (1)

Eu espero que vocês adicionem no skoob e adquiram a obra quando puderem, ela também está disponível como ebook no site da amazon e vale muito a pena essa leitura! Ela é bem humorada, leve e trata de assuntos como a perda de entes queridos de uma forma muito delicada, incentivando a superação através do tempo. Eu até arrisco dizer que o tempo é o real protagonista aqui. Barbara mais uma vez me encantou com sua escrita.

“Alguns caminhos são trilhados no passado para se repetirem no futuro.” Pág. 48

Fico muito feliz quando consigo trazer livros que são indicados para todas as idades, vocês encontraram um romance bem cativante e respeitoso nessas páginas e tenho certeza que vão adorar acompanhar cada diálogo com a linguagem e o calor dos costumes do interior.

 

25 comentários sobre “[#SrDosLivros1Ano] MUITO ALÉM DA ALAMEDA

  1. blogcomv disse:

    Olá, Vivi!

    Parabéns!!! Adoro as suas resenhas e nessa, especialmente, você se saiu muito bem xD Gostei bastante da premissa e estou numa vibe de ler mistérios, então creio que seria uma boa leitura para mim. Achei bem curioso e gostei do fato de não darem respostas, porque vamos nos surpreendo junto com os personagens 😀

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    Curtir

  2. Cecília Justen disse:

    Ei, Vivi! Tudo bem?

    AHHHHH! Parabéns, menina! Você merece todo o sucesso do seu blog e muito mais! Muitas conquistas em um ano, mas eu te garanto que muitas ainda virão. Você acrescentou muitas coisas na minha vida sim haha Meu exemplar de HP é a prova disso!
    Não tinha escutado sobre Além da Alameda ainda, mas pretendo ver mais sobre a obra, adoro um mistério e esse livro parece surpreender do início ao fim. Sua resenha, como sempre, está maravilhosa!

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  3. fabielymiranda disse:

    Oi Vivi. Amei esse enredo, parece fascinante, bem construído. Amo quando os livros do gênero, unem passado e presente, e nas investigações os personagens acham álbuns antigos, diários, acho que tudo fica mais interessante, e é uma delicia juntar as peças com ele enquanto lemos. Ainda não conhecia o livro, amei a dica. Os livros nacionais estão cada vez mais surpreendentes né, e como sempre suas fotos maravilhosas! Beijos ❤

    Curtido por 1 pessoa

  4. jOYCE disse:

    Oi Vivi adorei sua resenha, fiquei com vontade de conhecer esse casarão de três andares rodeado de pomar, horta, tou aqui me imaginando passeando nele kkk.
    Ah, e fiquei curiosa para saber o que tinha no velho diário, essa leitura parece ser ótima, dica bem anotadinha aqui, Waleu. Bjocas e bom fim de semana.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s