[RESENHA] TEMPORADA DE ACIDENTES

TemporadaDeAcidentes (1)Título Original: The Accident Season

Autora: Moïra Fowley-Doyle

Editora Intrínseca – Ed. 2015 – 255 págs.

INDICADO PARA TODAS AS IDADES

Favoritado ♥

Skoob

“O que sabemos é o seguinte: é todo ano na mesma época. Coisas ruins acontecem com minha família. Só com a gente. O que não sabemos: por quê?” Contra-capa

Outubro começou, e com ele chegam os maiores temores da família de Cara. Todos os anos durante esse mês toda a família sofre estranhos acidentes, ossos quebrados, pontos, hematomas e até mesmo mortes. Eles se previnem usando camadas extras de roupas, escondendo facas e eletrônicos da casa, usando até mesmo plástico bolha nas quinas dos móveis. Mas não tem jeito, sempre acontece algo.

“Temos medo da facilidade com que os acidentes se transformam em tragédias. Já passamos por muitas.” Pág. 16

Alice a irmã mais velha de Cara não acredita em misticismo e diz que os acidentes simplesmente acontecem. Seu meio-irmão postiço Sam, não sabe bem o que dizer, ele e Cara são muito próximos, mas mesmo assim pouco falam sobre a Temporada. Cara encontra em Bea, sua melhor amiga, um apoio para passar esse período, com Bea Cara pode falar a vontade, sua amiga nunca acha nada inacreditável. O quarteto tão diferente forma um grande laço de amizade, e em meio a essa temporada terrível eles vão se ajudar a passar por momentos muito difíceis, dramas, acidentes, traumas e ainda farão uma festa de arromba como bons adolescentes.

“É como se a temporada de acidentes não pudesse ser abordada de forma tão direta e descontraída. Como se, ao mencionarmos seu nome tantas vezes, ela se desse ainda mais conta da nossa existência.” Pág. 33

A obra já inicia com um grande mistério, em todas as fotos de Cara é possível ver Elsie, uma jovem que ninguém consegue lembrar. Sempre tem uma mão, pé, silhueta ou cabelo de Elsie presente nas fotos, algo muito estranho. Mas justamente agora que Cara repara nisso Elsie desapareceu. E absolutamente, ninguém sabe dizer o que aconteceu com ela. Cara, seus irmãos e Bea vão entrar de cabeça em uma busca por Elsie, eles precisam entender por que ela estava sempre ali.

Eu achei a trama todo muito similar a Mentirosos da E. Lockhart, e vocês devem lembrar que eu favoritei esse livro. Aqui também temos uma ampla exploração do amor fraternal, é lindo ver como Cara interage com sua amiga e seus irmãos, mesmo eles sendo tão diferentes, eles se amam, se ajudam, são cúmplices a todo o momento. Também temos um drama familiar muito intenso, o segredo do porque acontecem esses acidentes paira no ar, mas é impossível adivinhar o que ocorreu. A mãe de Cara sofre visivelmente com a morte de seu marido e seu irmão, ambas ocorridas durante Temporadas passadas e além disso, ainda foi abandonada pelo pai de Sam, mas em nenhum momento ela se sente à vontade para conversar sobre os filhos sobre esse sofrimento. A família se ama, mas tem muitas coisas não ditas entre eles e exatamente como diz na capa: “Todo segredo é um acidente esperando para acontecer”.

“Todos nós nos tornamos especialistas em esconder as coisas dos outros.” Pág. 89

O enredo ainda conta com um romance jovem extremamente fofo, e todos esses elementos me remeteram à obra de Lockhart. Comecei a achar que seria um livro previsível. Mas Moïra me surpreendeu com muito mais riqueza que eu poderia imaginar. Em pouco mais de 200 páginas somos levados para dentro da vida desses personagens e pouco a pouco percebemos que na verdade todo eles tem relação com a Temporada de Acidentes.

“Será que é possível partir o próprio coração por acidente, como se quebra o pulso, por exemplo?” Pág. 189

A narrativa pode parecer confusa nas primeiras páginas, mas logo percebemos que na verdade ela é muito lúdica. Isso porque sabemos a história pelo olhar de Cara e ela enxerga o mundo de uma forma própria, muito mágica, temos aqui um misto de fantasia e drama muito bem construídos pela autora. Pelo olhar de Cara somos imersos em muitas fantasias, mas a cada capítulo entendemos que na verdade tudo que ela descreve tem muito mais envolvido, nada é preto-no-branco. Cara só enxerga o que quer ver e nos passa isso, precisamos ir até o fim para entender sua visão de todos os fatos e enfim descobrir os mistérios da Temporada de Acidentes.

TemporadaDeAcidentes (2)

Esse é o romance de estreia de Moïra Fowley-Doyle, e eu adorei tudo. A forma como fui surpreendida em tão poucas páginas com assuntos tabus abordados de forma tão sutil, a crítica às relações abusivas e um final longe do que eu estava preparada. Eu ri e chorei com os personagens. Foi uma leitura bastante emotiva e reflexiva.

“As criaturas seguram firme as mãos uma das outras. Estão paradas encarando o padrasto de metal que as manteve presas durante todos esses anos. Então como se fossem uma única criatura, abrem a boca e gritam. O grito faz nascer uma floresta […] como se estivesse rasgando o mundo inteiro.” Pág. 242

A edição está impecável, a sensação da capa é exatamente a sensação do mês de Outubro para a família de Cara, uma queda sem nenhuma segurança rumo ao desconhecido. O botão vermelho aparece bem á frente, durante os preparativos para a tal festa, onde somos bombardeados com uma enxurrada de respostas para todos os segredos. Os capítulos são curtos como a gente gosta. É um livro leve e com um relevo bem charmoso no título. Na diagramação temos a fonte de máquina de escrever, e ela tem um significado bem relacionado com a trama.

TemporadaDeAcidentes (3)

Indico muito essa leitura pra quem gosta de narrativas jovens com muito amor e livros com temas como o abuso nas relações e dramas familiares.

35 comentários sobre “[RESENHA] TEMPORADA DE ACIDENTES

  1. jOYCE disse:

    Oi Vivi, menina quanto acidente e mistérios hein?! Mas adorei o enredo, gosto de livros assim, que no começo deixa o leitor meio confuso saindo da sua zona de conforto. Sua resenha como sempre impecável, já quero conhecer a família de Cara.
    As fotos lindas também como sempre, bjus e bom final de semana, Ah, acho que compraria esse livro só pelo botão kkk, coisa de artesã.

    Curtido por 1 pessoa

  2. fabielymiranda disse:

    Oi Vivi, nunca suspeitei que esse livro falasse sobre isso kkk, achei a proposta bem interessante, com uma pitadinha de romantismo e um toque sobrenatural! Já quero ler! adoro quando os autores abordam temas fortes de forma sutil como você citou! Anotei a dica e espero lê-lo em breve. Como sempre suas fotos estão maravilhosas! ❤
    Beeijos!

    Curtido por 1 pessoa

  3. yasmiimbraga disse:

    Olá, Vivi! tudo bom? (:
    Nossa que premissa diferente, me deixou super curiosa! Quero saber por que esses acidentes, qual a relação dessa menina que aparece nas fotos e desapareceu… eu hein, que mistério! Sua resenha ficou maravilhosa e completinha, como sempre! Me deixou ainda mais intrigada com o livro. Parabéns, linda!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: https://literarte.blog.br/

    Curtido por 1 pessoa

  4. Cecília Justen disse:

    Ei! Tudo bem?

    Adorei a temática do livro, eu com certeza iria me surpreender em todos os momentos e é isso que faz, pra mim, uma obra ser tão boa. Gostei muito de saber que a gente lê a história pela visão de Cara, afinal, cada pessoa tem seu ponto de vista e ingressar em um só faz com que a obra seja cada vez mais misteriosa. Sua resenha, como sempre, está maravilhosa. Vivi, sou sua fã haha Você sempre me fazendo querer mais e mais livros e deixando minha lista de futuras leituras cada vez maior.

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  5. Amor pelos Livros disse:

    Esse é o tipo de livro que olho e não dou nada por ele, porque a história não parece prender o leitor mas pelo visto estou redondamente enganada. Com certeza é um a história que vai para minha lista, e a outra que você citou também. Nunca li nada desses autores, e também não sou fã de histórias que envolvam abuso, mas darei um chance para essa!
    Parabéns pela resenha!!

    Curtir

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s