[RESENHA] CORTE DE ESPINHOS E ROSAS

CorteDeEspinhosERosas (3)

Título Original: A Court of Thorns and Roses

Autora: Sarah J. Maas

Editora Galera Record – Ed. 2015 –  434 págs.

Série: Corte de Espinhos e Rosas Vol. 1

Indicado para maiores de 16 anos

Favoritado ♥

Skoob

Acredito que iniciei essa leitura como a maior parte das pessoas. Com MUITA expectativa.

E tenho a alegria de dizer que não me decepcionei ♥

A história é contada pelo ponto de vista de Feyre, nossa protagonista é a filha mais nova de um comerciante que já foi muito rico,  mas que por decisões inconsequentes agora está falido e se considera incapaz de trabalhar pelo sustento da casa. Por causa de uma promessa feita a sua mãe no leito de morte, Feyre se encarrega desde muito nova a caçar para que sua família não morra de fome. Suas duas irmãs Nestha e Elain só reclamam, vivem como se não fossem pobres, mal ajudando nos afazeres da casa.

“Havia alguns dias em que eu não sabia dizer qual de nós era mais desprezível e amargo.” Posição 259

Durante uma caçada Feyre mata um enorme lobo, usa a carne para alimentar a família e vende a pele para ganhar uns trocados. Naquele dia que parecia tão abençoado, a família recebe a visita de Tamlin em forma de uma enorme fera. Ele foi cobrar a vida que foi tirada de seu amigo, Feyre não havia matado apenas um lobo, ela havia matado um Feérico, serem mágicos que vivem além de uma muralha que separa o reino de Prythian das terras humanas. Os reinos foram separados a muitos anos após uma sangrenta guerra entre humanos e feéricos.

“Já fazia anos que eu sabia que os monstros em nosso reino eram tão ruins quanto aqueles do outro lado da muralha.” Posição 745

Como punição pelo crime Tamlin leva Feyre para o reino de Prythian, é lá que ela agora deve viver para sempre. Mas ao chegar na Corte Primaveril, onde Tamlin é o Grão-Feérico que governa, Feyre descobre que não será prisioneira e sim convidada, e esse gesto esconde um enorme mistério que te deixa presa até o fim do livro.

Os feéricos da Corte Primaveril vivem uma maldição lançada por uma das vilãs mais terríveis que já li. Essa feérica faz com que todos vivam com máscaras que nunca podem ser tiradas e a todo o momento lança seres malignos para atormentarem as terras de Tamlin. Ninguém revela o porquê dessa maldição e algo os impede de contar a Feyre como quebrá-la.

“Vou triturar seus ossos entre minhas garras; vou beber sua medula […] Sou o que você teme; […] Nós o chamamos de Bogge. Não pode caçá-la e não pode matá-la.” Posição 1675

Aqui acaba qualquer semelhança que possam esperar com o conto de A Bela e a Fera. Eu nem consegui considerar essa história uma releitura, o desenrolar da história segue rumos totalmente diferentes.

CorteDeEspinhosERosas (1)

Tamlin não vive como fera, ele tem uma aparência feérica quase humana. Longe de ser uma criatura amargurada e arrogante, ele é um anfitrião gentil com Feyre, além de ser lindo e nos arrancar suspiros, Tamlin é sábio e justo, governa a Corte Primaveril como um gentil senhor, muito diferentes dos demais feéricos tão tiranos.

Mas a raiva que Feyre sente dos feéricos é muito grande, em todas as histórias que ela ouviu na vida esses seres sempre trouxeram destruição aos humanos. Viver com eles é para ela uma tortura, principalmente sem saber se sua família conseguiu sobreviver sem ela.

Feyre começa a mudar sua opinião sobre os feéricos em um ritmo bem lento, ela em nada nos lembra a doce Bela. Feyre é uma protagonista muito forte, passou por muitas dificuldades em sua vida e nunca teve quem cuidasse dela. Teimosa e muito desconfiada, nossa protagonista será conquistada por Tamlin, aquele que ela jamais imaginou sequer suportar.

Mas não se enganem, esse livro não será um romance meloso e previsível.

“Mate um feérico, apaixone-se por um feérico, então,seja forçada a matar um feérico para manter aquele amor.” Posição 6993

O universo é um misto de fantasia com Game of Thrones. Se por um lado conhecemos um reino mágico, que pelo olhar da Feyre ganha cores vivas e encantadoras, por outro conhecemos também feéricos cruéis que não medem esforços para causar transtornos.

A responsável pela maldição irá causar tantos danos a Feyre que tive vontade de chorar por tamanha tristeza que essa protagonista enfrenta.

“Eu queria fechar os olhos, queria gritar por piedade e chorar.” Posição 6540

Durante a metade final da obra tem um plow twist tão intenso que você é incapaz de largar a leitura, a ansiedade de desvendar todos os mistérios e descobrir qual será o destino dos personagens é enorme.

CorteDeEspinhosERosas (4)

A construção de todos os personagens é maravilhosa, esse foi meu primeiro contato com a autora e virei fã incondicional. Toda a narrativa é muito bem colocada e as descrições são muito bem construídas com adjetivos excepcionais.

“Eu sabia… sabia que seguia um caminho que provavelmente terminaria com meu coração despedaçado, mesmo assim… Mesmo assim, não pude evitar.” Posição. 3999

Os feéricos Lucien e Rhys serão personagens tão marcantes e especiais quanto os protagonistas. O primeiro como um inimigo com pinceladas de amigo e o segundo como um vilão que você aprende a gostar. Sim! A linha entre o bem e o mal nessa obra é muito tênue, nenhum personagem com exceção da vilã é 100% bom ou mal. Todos tem falhas e qualidades, isso nos aproxima muito de cada um deles.

Eu poderia ficar horas falando com vocês dessa obra! Favorito na vida, foi um livro que conseguiu me fazer ficar acordada até tarde para finalizar a leitura, e isso minha gente, é um fato muito raro de acontecer!

Se você gosta de histórias com muita adrenalina recomendo esse romance. Acima de 16 anos porque contem algumas poucas cenas hot, mas muito bem descritas e que completam os sentimentos que nutrimos pela obra. Tudo de muito bom gosto. Nada extravagante.

CorteDeEspinhosERosas (2)

Li no formato ebook que ganhei como cortesia em uma compra realizada pela internet, escolhi essa obra para testar mesmo, tenho bastante receio de obras que são muito elogiadas e decidi só comprar o livro se realmente gostasse. Não poderia ter amado mais ♥

Quero pra ontem a continuação Corte de Névoa e Fúria, saibam que assim que eu estiver com ele em mãos irei passar a leitura na frente de qualquer outro. E com as edições físicas em mãos eu conto mais pra vocês sobre o trabalho de capa e edição.

54 comentários sobre “[RESENHA] CORTE DE ESPINHOS E ROSAS

  1. Gessica disse:

    Oi Vivi, adorei sua resenha e as fotos. Sou que nem você, suspeita em relação a obras super elogiosas. Eu tinha muita vontade de ler esse livro, mas depois que uma amiga me contou do que se tratava em perdi a vontade total, deu uma “brochada”. Não sou muito fã de recontos e nem de livros que me lembram muito outros livros. Adorei sua resenha de verdade super sincera e esclarecedora. Da autora no momento só tenho vontade de ler o Trono de Vidro. Quem sabe um outro momento eu dê uma chance a esse novamente.

    Beijos, Ge

    Blog: http://www.naturezaliteraria.blogspot.com/

    Curtido por 1 pessoa

    • Viviane Oliveira disse:

      Pois é, fui esperando algo incrível e não me arrependi! o legal é que a releitura passa longe, tem semelhanças no início mas segue uma linha bem inversa depois, é bem surpreendente! Lerei trono de Vidro tb assim que puder 😉

      Curtir

  2. blogcomv disse:

    Olá, Vivi!

    Eu estava fugindo desse livro, não acredito que você me fez querer colocá-lo imediatamente na minha lista hahaha Sério! Primeiramente: as fotos no post estão maravilhosas mesmo. E sobre a resenha: amei! Eu não sabia muito sobre o livro ou premissa, apenas sei que está sendo muito comentado, então fiquei hesitante em realizar a leitura. Achei interessante o fato de parecer ser uma releitura mas não realmente ser. Vou procurar saber mais e acredito que terei que ler hahaha Eu realmente temia ter muitas expectativas, mas se as suas foram atendidas… Espero que as minhas também.

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    Curtido por 1 pessoa

    • Viviane Oliveira disse:

      Fui no céu e voltei e com esse comentário! hahaha melhor coisa é conseguir passar o quão boa é uma obra pela resenha! Espero mesmo que vc dê uma chance, eu me sentia igual vc e não me arrependi! Tô torcendo pra vc se apaixonar pela série tb!!!

      Curtir

  3. Camila disse:

    Olá, já li tanto sobre esse livro fiquei na corda bamba com ele preferi ler Trono de Vidro antes e ainda vou começar a leitura. Mais gosto de livro que fale sobre fadas apesar que esse vai falar desses esses de uma maneira diferente, quem sabe eu não de uma chace.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Mirelle Almeida disse:

    Oi, Vivi!
    Eu amo ler resenhas desse livro, sempre fico empolgada com a pessoa e tenho a chance de reviver o livro mais uma vez. Eu amei Corte de Espinhos e Rosas e concordo com você, ele tem uma história bem original, passa longe de ser uma releitura de A Bela e a Fera. Eu já conhecia a autora da série Trono de Vidro (tu vais amar a personagem principal) e já amava a escrita e a imaginação dessa mulher. Que incrível! Amei também a construção da personagem, a Feyre tem uma sensibilidade impressionante, mas também o ambiente, a Corte Primaveril, proporciona isso. Tamlin é um amor, mas também fiquei caidinha pelo Rhys. ❤
    Obrigada por essa resenha, por me fazer lembrar o quanto amo esse livro. ❤
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  5. Cecília Justen disse:

    Ei, Vivi! Tudo bem?

    Não sou muito fã dessa temática, mas amo livros que possuem muita adrenalina, então estou em dúvida se devo ou não dar uma chance à leitura. De qualquer maneira, amei os personagens e olha que eu nem li a obra! Haha Adoro quando a principal é forte e não aquela mocinha delicada, isso muda muita coisa na história. Também gostei de saber que os personagens não são nem 100% bons nem 100% maus. Isso é incrível! Deixa os personagens mais reais. Gostei de saber que é uma releitura de A Bela e a Fera (se eu sou apaixonada? COM CERTEZA!), mas ao mesmo tempo não é. Saber que a autora soube fazer sua própria história fugindo da história da princesa é muito legal! Amei sua resenha, depois dela, acabei ficando com uma vontade de pesquisar mais sobre a obra 🙂

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  6. Fê Akemi disse:

    Oie

    Tenho vontade de ler esse livro mas ainda não tive a oportunidade. Fiquei com mais vontade agora e olha que não sou muito fã de releituras, eu fico meio receosa.
    Parece que Feyre passa por uns maus bocados nas mãos da vilã. Sinal que são personagens fortes e muito bem construídos e isso acaba dando mais emoção na leitura.
    Fiquei muito curiosa pelo mistério e pela maldição, vou tentar ler o quanto antes.

    bjs

    http://www.condutaliteraria.com/

    Curtido por 1 pessoa

  7. yasmiimbraga disse:

    Olá, Vivii! tudo bom? 🙂
    Eu sou apaixonada nesse livro porque nunca tinha lido nenhuma fantasia assim, então acabei lendo ele em poucos dias haha O segundo é mil vezes melhor te garanto, mas não é por isso que eu deixei de gostar do primeiro, pois quando li, também amei rs Essa autora é incrível, sempre sabe o que fazer pra prender o leitor. Leia trono de vidro quando puder, é minha série preferida dela. Parabéns pela resenha, ficou MARAVILHOSA, super completa!
    Beijos, Yasmim.

    Blog: https://literarte.blog.br/

    Curtido por 1 pessoa

    • Viviane Oliveira disse:

      Obrigada Monyque!!!!!! 😀
      Realmente, lava a alma esse tipo de leitura! Já faz mais de uma semana e não paro de pensar nele… hahaha e a continuação chegou hoje!!! Mal posso esperar pra ler! Difícil vai ser esperar o próximo!

      Curtir

  8. jOYCE disse:

    Olá, quero começar elogiando as fotos que estão maravilhosas! Combinou bem com o livro.
    Não tinha visto nenhuma resenha do livro ainda e confesso que lendo a sua que ficou maravilhosa, me despertou o interesse. Achei bem legal o fato de ínicio se parecer um pouco com A bela e a fera , mas na verdade , não muito.Gosto desse misto de ser e não ser.
    Bjus e bom fim de semana.

    Curtido por 1 pessoa

  9. cancaodoslivros disse:

    Olá! Tudo bem??
    Tenho que te elogiar pela resenha maravilhosa! Quero muito ler esse livro e sua resenha me fez querer ter mais vontade ainda! A capa desse livro está incrivel! Tenho certeza que a diagramação também está de dar inveja!
    Beijos 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  10. Gabi disse:

    Confesso que no começo pensei que fosse releitura de A Bela e a Fera, mas realmente sao histórias bem diferentes. E olha que milagre. Nada daquelas mocinhas tontas e ingênuas. Aqui temos uma protagosnista forte e decidida. Que me lembrou bastande aKatniss. Amei sua resenha.

    Curtido por 1 pessoa

  11. fabielymiranda disse:

    Oii, amei sua resenha, que delicia de ler.. tão bem explicadinha. Já tinha visto esse livro e sempre me falavam que era uma releitura de a bela e a fera. Mais após ler sua resenha achei bastante diferente, repleta de magia e acontecimentos,que me deixaram super curiosa.. adorei a proposta.
    A protagonista, me pareceu forte e decidida, e o enredo surpreendente. Já anotei essa dica ❤
    Beeijos ❤

    Curtido por 1 pessoa

    • Viviane Oliveira disse:

      Pois é Fabi! Eu tb ouvi muito isso, e no fim vi que somente esse inicio que é parecido, mas o rumo da história é 100% diferente! Muito melhor e adulto, maduro!
      A Feyre é uma das melhores nesse quesito força, fiquei bem impressionada mesmo 😀
      Obrigada!! E leia sim!
      Bjo

      Curtir

  12. Cuca Literária disse:

    Sempre vejo diversos comentários sobre esse livro, mas eu não sei porque ainda não me interessei pela obra. Antes pensava que era pelo fato de parecer um livro modinha (algo que não curto muito), mas depois passei a imaginar que o mesmo poderia ser só uma capa bonita cuja história não fosse tão boa assim. Entretanto, lendo sua resenha agora, fiquei chocada porque ainda não li essa obra! Sério, deu até uma raiva de mim agora! Vou providenciar logo essa leituras, pois já estou muito curiosa para conhecer mais.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

