[DICA] MELHORES DE JUNHO 2017

Junho foi um mês muito gostoso com todo o vinho quente e pipoca das festas juninas, mas por outro lado reparei em uma queixa geral de que as leituras foram bem devagar. Não só as festanças, como os fantasmas das provas finais, assombraram a muitos e o resultado foi menos leituras realizadas.

Mas ao menos por aqui, foram igualmente proveitosas ♥ Vamos aos escolhidos:

2001 (7)2001 UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO

Livro de Arthur C. Clark publicado antes mesmo do homem pisar na lua pela primeira vez.

Foi uma leitura realizada para o Clube Cápsula Literária e não consigo imaginar uma obra que tenha me surpreendido mais esse ano, e olha que tive leituras muito boas!

A primeira vista você entende bem pouco da narrativa. Ela é extremamente descritiva, com pouquíssimos diálogos e muitas mensagens camufladas, para serem sub-entendidas. Após ler o livro e ficar com uma cara de Não-Entendi-O-Final eu assisti o filme, uma adaptação de Stanley Kubrick.

Descobri que ambos foram produzidos quase que simultaneamente e ao contrário do comum, o livro veio após o roteiro do filme, uma forma de complementar a ideia do longa.

Recheado de imagens e sons para instigar seu lado questionador o filme é bem fiel ao livro, ou seria o contrário?, as poucas cenas de diálogo torna a experiência de assisti-lo bem silenciosa. Mas ao final eu realmente tinha entendido um pouco mais, mas não o suficiente.

Parti para a pesquisa em sites, vídeos e outros livros. Resultado:

  • Me apaixonei pela obra, virei fã mesmo;
  • Entendi que o livro não é para entretenimento, é para ser estudado. E o filme igualmente, não se trata de diversão para massas. A obra é para que você se questione sobre a evolução humana e sua relação com o espaço.
  • Bolei várias teorias para vida extra-terrestre e evolução humana
  • E… farei um post especial sobre esse tema em breve, então me aguardem. Porque pra gostar desse clássico, que faz muito jus ao rótulo, você precisa realmente entendê-lo.

 

Gelo Negro (3)GELO NEGRO

Fazia um bom tempo que não lia um suspense e esse veio pra preencher meu coração.

A abordagem da Síndrome de Estocolmo, a personagem feminina extremamente forte, um crush onde eu não esperava e um desfecho totalmente inesperado elevaram esse livro para a categoria de favorito na vida! Acessem a resenha no título e entendam esse amor pela obra.

HPOrdemDaFenix (1)A ORDEM DA FÊNIX

O projeto #RelendoHP2017 já é presença certa aqui. Desde o início a experiência da releitura tem sido fantástica, me mostrando muitos pontos que na primeira leitura deixei passar. Além de estar aprendendo muito conteúdo extra pela leitura conjunto.

No quinto volume, após uma tragédia voltamos a Hogwarts para um ano bastante turbulento. A nova professora de Defesa-Contra-As-Artes-Das-Trevas é na verdade uma funcionária do Ministério e ela nos dá a verdadeira definição de vilã em sua participação no livro. Dolores Umbrige consegue ser mais odiada do que Você-Sabe-Quem!

Foi uma leitura difícil porque em várias partes eu me identifiquei com os personagens em situações que vivemos na vida.

Esse não é meu livro favorito na saga, mas com certeza é o mais marcante. O post especial sai essa semana.

 

ITaCoisa (8)IT – A COISA

Nesse projeto de leitura tive a agradável surpresa de encontrar um conteúdo muito diferente do que eu esperava. Stephen King carrega do título de mestre por uma ótima razão, ele realmente constrõe histórias com uma maestria surpreendente.

Estou na parte 3 da obra, amando cada capítulo, e me sentindo mais amiga de todos os personagens a cada nova página virada. O clima de companheirismo entre eles é intenso e a narrativa sob o ponto de vista das crianças vai além do imaginado. É rica e envolvente e é muito fácil se identificar, afinal, todos fomos crianças.

Para conhecer o projeto acesse o link do título e para saber mais sobre o diário de leitura confira #LendoACoisa vocês vão amar!

32 comentários sobre “[DICA] MELHORES DE JUNHO 2017

  1. Leslie Leite disse:

    2001: Uma Odisséia no Espaço eu apenas assisti o filme, estudei ele na escola, não sabia que o livro havia saído depois do filme, isso é bem legal.
    Preciso ler Gelo Negro e It- A Coisa, meu gênero favorito em relação a livros é suspense e acredite, ainda não li nada do King.
    Apesar de “poucas”, como vc disse, suas leituras foram mesmo proveitosas.
    Beijo, http://www.apenasleiteepimenta.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  2. Cecília Justen disse:

    Oi, Vivi! Tudo bem?

    Menina, eu estou louca para ler It. Isso tudo porque antes eu tinha um medo danado, aí eu li uma resenha e fiquei muito empolgada com a história, agora quero ler o mais rápido possível. Já falei e falo novamente para você, estou amando seu Projeto de HP, principalmente porque sou dessas que não saiu do mundo cinematográfico, mas eu adoro ler sobre a obra e eu estou amando suas resenhas. Adorei suas leituras do mês, entretanto, a que me chama mais atenção é Gelo Negro, não só por ser um suspense, mas eu super adoro temas fortes como Síndrome de Estocolmo.

    Beijos!
    http://www.as365coresdouniverso.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  3. blogcomv disse:

    Olá! Realmente não foram muitas leituras, mas eu também não ando tendo muito tempo para ler e compreendo isso, queria muito ter mais tempo 😦 Mas com It na sua lista, isso já significa muito, porque até onde eu saiba é beeem extenso hahaha Sobre 2001: A odisseia no espaço, eu encontrei esse nome numa lista de filmes para quebrar sua cabeça hahaah daí já consigo imaginar um pouco como ele é. Tenho muita curiosidade. Gelo negro admito que nunca me chamou taaanta atenção, mas eu leria por ler mesmo (gosto quando me surpreendo). Adorei suas leituras! E vamos torcer para lermos muito mais!

    Um beijão, Carol
    Blog com V.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

