[RESENHA] GELO NEGRO

Gelo Negro (4)Título Original: Black Ice

Autora: Becca Fitzpatrick

Editora Intrínseca – Ed. 2015 – 304 págs.

INDICADO PARA TODAS AS IDADES

Favoritado♥

Skoob

Britt Pfeiffer está se preparando para sair de férias. O destino escolhido é a Cordilheira Teton, lá os pais de sua melhor amiga, Korbie, tem uma cabana. Britt planeja realizar as trilhas mais perigosas do local, ela treinou muito pra isso. O objetivo: impressionar Calvin Versteeg, o irmão de Korbie e ex-namorado de Britt. Eles terminaram no último ano quando Calvin foi para a faculdade e Britt não o esqueceu.

“Calvin Versteeg foi minha primeira paixão. Meu amor por ele foi crescendo ao longo dos anos […] Eu e lembrava daquela sensação mágica e inebriante de ter certeza que ele era o cara.” Pág. 93

Calvin é o tipo de cara popular que arrasa nos esportes, é charmoso e popular, ele conhece a cordilheira e suas trilhas como a palma de sua mão. Britt é apaixonada por ele desde muito nova e sente que se puder provar que já é tão madura quanto Calvin ele voltará a gostar dela.

O que Britt não contava era que não conseguiria chegar à cabana da família Versteeg. Ela e Korbie são pegas por uma nevasca no meio da estrada e ficam presas. Obrigadas a abandonarem o carro com todo o equipamento das férias, as garotas saem às cegas em busca de abrigo seguro. Chegam a uma cabana habitada por dois rapazes e pedem ajuda para não congelarem na nevasca.

11391240_10153537261055579_3511727894406499119_n

Shaum é cordial e não pensa duas vezes em ceder abrigo às garotas, seu amigo Mason por outro lado acha a ideia péssima e faz de tudo pra evitar contato com as jovens. O clima fica pesado e Britt presente que algo está errado. A cabana dos dois homens não tem suprimento algum, a história deles não bate e o nervosismo de Mason confirma que algo está terrivelmente errado.

Shaum está armado e anuncia o sequestro. Ele e Mason são fugitivos e querem o equipamento das garotas para fugir pelas montanhas.

Apavorada Britt sai em meio à nevasca com os dois fugitivos para mostrar a eles uma rota segura de fuga. Ela irá passar muito frio, muita fome e muito terror psicológico.

Sua única âncora de sobrevivência é se agarrar a Calvin, ele estava na cabana da família esperando pelas garotas, Calvin conhece as montanhas, ele irá salvar Britt e Korbie, se chegar a tempo.

Um thriller de arrepiar, literalmente. Em cada página narrada por Britt eu sentia o frio da nevasca e a certeza do perigo que chegou não só em forma de sequestro, mas também com a fúria da nevasca e até mesmo ataques de animais selvagens.

“Meus dedos dos pés estavam dormentes devido ao frio. Mesmo quando fechava bem a boca, não conseguia parar de bater os dentes.” Pág. 134

Britt é apresentada como uma garota mimada que tinha uma única preocupação: reconquistar Calvin. Mas quando ela é jogada nesse ambiente hostil ela amadurece e se revela extremamente calculista e corajosa. Eu não teria a metade da presença de espírito que ela teve para enganar criminosos e enfrentar todos esses perigos. Britt chega ao limite da sobrevivência. A narrativa é inspiradora, nos faz desejar a mesma força e empoderamento da protagonista.

“Até aquele momento, eu evitara qualquer especulação séria sobre o que teria que fazer para sobreviver naquele lugar, mas eu ia conseguir sair. Não morreria nas montanhas, não mesmo.” Pág. 151

Logo de início temos um prólogo que narra o desaparecimento de uma jovem que sai bêbada de uma balada e acompanhada de um estranho. É aterrorizante perceber que Britt e Korbie estão caminhando rumo ao mesmo destino. O mistério sobre quem está causando o desaparecimento de jovens nas montanhas está diretamente ligado aos sequestradores de Britt e esse é o maior mistério da história, o que realmente nos prende.

Gelo Negro (3)

Pequenas pistas sobre a verdade aparecem no decorrer da narrativa, junto com flashs da vida de Britt, Korbie e Calvin. Percebemos nesses flashs como Korbie inveja Britt, como Britt sempre foi dependente dos homens de sua vida e por isso amamos mais cada atitude madura dela que a torna mais independente. E percebemos também como sua relação com Calvin era conturbada, apesar de Britt sempre pintá-la como perfeita.

Vi algumas resenhas afirmarem que acharam a verdade óbvia, mas eu honestamente não achei não! Meu sexto sentido sabia que tinha algo errado com os sequestradores, mas não sabia o quê e continuei assim até o desfecho, principalmente quando um deles se mostra bem inclinado em ser gentil com Britt.

Abordar a relação entre vítima e sequestrador dessa forma foi muito inovador, a Síndrome de Estocolmo (quando a vítima se apaixona pelo seu raptor) existe e ninguém se pergunta muito como ela surge. Mas a verdade é que toda história tem vários lados e aqui conhecemos a história do raptor de Britt também, seu lado humano e suas razões. Nosso julgamento muda muito quando conhecemos as verdades de cada um.

“Com Jude, eu confiava na minha capacidade de cuidar de mim mesma. Sentia segurança e não desespero.” Pág. 189

O enredo tem mistério, tem adrenalina, tem drama familiar, tem empoderamento feminino e tem romance com crush! O que pode ser mais legal?! Um plow twist no grand finale? Tem também! E ele é devastador, tira o chão de Britt e muda tudo.

“Dizem que, quando você está prestes a morrer, sua vida passa diante dos seus olhos. Mas nunca dizem que, quando você vê alguém que já amou morrer é duas vezes mais doloroso.” Pág. 275

A capa é fascinante, passa exatamente a sensação que temos ao ler a narrativa de Britt perdida na floresta, muito frio, medo e solidão. A diagramação foi bem dividida em capítulos curtos e senti que foi uma das melhores leituras da minha vida.

Gelo Negro (1)

Recomendo muito pra quem gosta de narrativas jovens, acredito que as críticas negativas que li foram resultado de pessoas que não eram bem o público-alvo do enredo. Então se você gosta de mistério com uma pegada romântica eu recomendo muito, do contrário não.

Eu amei e com certeza lerei de novo! Entrou na lista de livros únicos fabulosos. Foi meu primeiro contato com a autora, que é a mesma da série Hush Hush que eu ainda não li. Mas se for tão boa quanto Gelo Negro eu quero pra ontem.

 

41 comentários sobre “[RESENHA] GELO NEGRO

  1. Gabi disse:

    Adorei sua resenha. Já vi esse livro várias vezes. Confesso que antes de terminar de ler sua resenha.Pensei que elas teriam algum envolvimento com os rapazes da cabana. (Sou iludida mesmo) Mas eles serem sequestradores foi uma surpresa.Surpresa essa que me fez querer ainda mais esse livro. Amei sua resenha. Bjs!!

    Curtido por 1 pessoa

  2. fabielymiranda disse:

    Meeu! Que livro.. adorei a resenha, esse gênero sem dúvidas me prende muito. Amo quando os autores jogam pistas no decorrer da narrativa, vou criando cada teoria absurda que até o obvio me surpreende. Adorei a resenha a maneira como descreveu a leitura me deixou super curiosa e com muita vontade de ler!
    Beijos !

    Curtido por 1 pessoa

  3. Mirelle Almeida disse:

    Oi, Vivi! Tudo bem?
    Desde que vi os quotes desse livro lá no teu insta, fiquei tentada por ele. Amo livros com muita aventura, adrenalina e mistério. Acho que vou gostar desse. Eu li Hush Hush e gostei, não continuei a série porque não tinha os livros comigo. Sério, esse livro está na minha lista de compras, preciso ler algo mais impactante pra ver se saio um pouco da monotonia dos romances que tenho lido ultimamente. É tão bom quando nos colocamos na pele do personagem e sentimos tudo o que ele sente, isso nos envolve mais na leitura e deixa a obra com um significado especial na nossa vida, assim como essa marcou a sua. Excelente resenha.
    Um beijão! ❤

    Curtido por 1 pessoa

  4. suelanepereira disse:

    Eu ainda não tinha lido uma resenha sobre esse livro. Ele ta na minha lista de desejados mas até então não tinha nem lido a sinopse rsrsrs (Sim sou dessas que só pelo título e capa eu quero o livro) E Ler sua resenha me deixou com real vontade de ler esse livro, a históia parece ser bem instigante e interessante.
    Parabéns pela resenha!

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  5. Pretenses O blog (@blogpretenses) disse:

    Olá, acredite em mim quando digo que foi a primeira resenha realmente boa que li desse livro, não sei mas gostei de você ter focado toda a história, incluindo os personagens e sem os pré julgamentos que vi sobre o livro antes. Outra coisa que curti muito foi sentir sua honestidade em escrever seus sentimentos sobre a leitura. Amei e parabéns pela resenha!!! ~Elisabete

    Curtido por 1 pessoa

    • Viviane Oliveira disse:

      Obrigada ❤️ Esse é o objetivo, passar meinha experiência e detalhar mesmo os valores da história!
      Sei como é, eu li umas resenhas críticas tb, mas não concordei com nenhuma, acho que a questão da idade mesmo que influenciou. A narrativa é bem jovem!
      Espero que leia e goste!

      Curtir

  6. clubedofarol disse:

    Não sei bem o motivo, mas uma parte de mim sempre quis ler esse livro e outra parte queria passar longe dele, rs. Já li a saga Hush Hush inteira ano passado e gostei bastante da escrita da Becca e da capacidade dela de criar um crush tão maravilhoso, o Patch (um dos amores da minha vida), mas não gostei da protagonista e tenho um certo medo de não gostar da Britt também :/. Mas vc me deixou curiosa com a sua resenha, o livro parece ser do tipo que nos faz acabar com as unhas, rs. Amei as fotos! Estão lindas. Parabéns pela resenha!
    Bjo
    ~ Danii
    clubedofarol.blogspot.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  7. jOYCE disse:

    Estou louca para ler esse livro e sua resenha bem detalhada me despertou mais curiosidade sobre ele, adoro um suspense, e quando a trama se passa quase no meio do nada então, já está na minha lista há muuito tempo, bjocas.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

