Título Original: Outlander
Autora: Diana Gabaldon
Editora Arqueiro – Ebook – 800 pág
Série: Outlander
INDICADO PARA MAIORES DE 18 ANOS
Favoritado ♥
Claire e seu marido Frank Randall foram separados pela II Guerra Mundial logo após o casamento. Claire serviu como enfermeira durante todo esse período e agora que a guerra acabou ela e Frank viajaram para se reconectar. O destino, as Terras Altas, Escócia 1945.
Enquanto Frank, um historiador, se ocupa com muitas visitas para aprender mais sobre o local e sobre seus ancestrais escoceses, Claire se interessa por botânica. Em um de seus passeios eles visitam um local chamado Graig Na Dum, um ponto turístico formado por colunas de pedras dispostas em formato circular. Eles assistem a um ritual Druida (povo Celta considerado meio bruxo), mas o que mais chama a atenção de Claire é uma planta escondida entre as pedras. Ela decide voltar no dia seguinte para recolher amostras da planta e estuda-la.
O que a Claire não contava era que quando encostasse em uma dessas pedras ela fosse transportada para o mesmo local em 1743. Claire atravessa uma fenda do tempo e se vê no meio de uma batalha entre Dragões (guarda inglesa) e escoceses e é capturada por Black Jack Randall, isso mesmo Randall, um ancestral de seu marido. Ele desconfia que ela seja espiã ou prostituta (dada as vestimentas que Claire estava, incomuns para o século XVIII). Confusa pela semelhança entre ele e seu marido Frank Claire não consegue assimilar que voltou no tempo. E essa é só a ponta do enorme iceberg que é essa história.
“Coloquei a mão sobre a pedra, a fim de inclinar-me para dentro da fenda. A pedra soltou um grito” Posição 937
Um escocês chamado Murtagh acaba por salvar ou capturar Claire do Capitão Randall e assim ela se vê no meio de escoceses do clã Mackenzie. Por ter habilidades para curar os feridos o chefe da comitiva, Dugal, decide levar Claire para as terras MacKenzie como “convidada” até que ele decida juntamente com seu irmão e chefe do clã, Colum, se ela é uma espiã ou não. Em meio a essa comitiva Claire conhece Jamie, ele está muito ferido e é Claire quem cuida para que ele se recupere. Assim eles criam um laço de amizade.
“Não temos nada entre nós no momento, a não ser, talvez, respeito. E acho que o respeito pode ter espaço para segredos, mas não para mentiras.” Posição 4800
Jamie é espirituoso e muito teimoso, tem uma história complicadíssima, já foi torturado e quase morto pelo capitão Randall, ambos são inimigos por razões muito pessoais. Agora Jamie é um fugitivo que vive com os primos MacKenzie.
Black Jack Randall é sem sombra de dúvida o pior vilão que conheci, e olha que não foram poucos a passar pela minha vida de leitora. Ele é frio e não mede as consequências de suas maldades. A simples presença dele em uma cena era o suficiente para fazer meu pobre coração disparar, só de pensar nele agora… Que raiva!!!!
Claire é uma personagem muito forte, inteligente e corajosa, ela não compartilha com ninguém a sua verdadeira história, se apresenta com o sobrenome de solteira, Beauchamp e passa a viver com os MacKenzie até que descubra uma forma de retornar a Graig Na Dum e quem sabe, poder retornar ao seu tempo, para o seu marido.
O livro inteiro é cheio de Plot Twist*, quando você acha que está tudo bem invariavelmente acontece algo que tira o chão de Claire ou Jamie e vemos os personagens em situações extremamente perigosas. Eu nunca vi uma dupla de protagonistas tão azarados, tudo acontece com eles, não tem sossego na vida não importa se eles estão na estrada ou no castelo MacKenzie. Me apeguei muito a esse casal, principalmente porque ambos são muito corajosos, eu não teria a mesma desenvoltura da Claire em tantas enrascadas, eles desenvolvem um relacionamento com uma lealdade que não vemos em qualquer livro.
Jamie é um perfeito cavalheiro, não no sentido de puxar a cadeira, ele está sempre presente para a Claire, mesmo que isso signifique correr um grande risco de vida. Eu sou do team das leitoras que dizem: “ahh Jamie”, suspirei centenas de vezes com ele, ri muito de suas tiradas! Ele e Claire juntos são muito engraçados! Ele é um personagem muito completo, nos aprofundamos capítulo a capítulo em sua personalidade e pelo menos a mim, foi impossível não se apaixonar.
“O fato de eu não ser virgem o incomoda? – Ele hesitou por um estante antes de responder. – Bem, não – desde que não a incomode o fato de eu ser. – Imagino que um de nós dois deva saber o que está fazendo – Concluiu ele.” Posição 4504
Temos algumas cenas de conteúdo adulto e por isso que indico o livro somente para adultos, mas elas são apenas complemento, para nos encaixar nos sentimentos dos personagens.
“Ele disse que a melhor coisa na vida de um homem é se deitar com a mulher que ama – disse ele, em voz baixa. Sorriu pra mim, os olhos tão azuis quanto o céu acima de nós.” Posição.10628
O livro é muito descritivo, apesar de ser narrado pelo ponto de vista da Claire, ela nos situa muito bem no espaço, é quase possível sentir o cheiro das flores escocesas de tão detalhada a narrativa. Para alguns isso pode ser cansativo, mas não me incomodou, era um ponto de paz em meio a tantos acidentes no percurso dos nossos protagonistas. Às vezes eu ficava sem ar de tanto perigo que eles enfrentavam.
Poucos autores conseguiram criar uma gama tão grande de personagens e dar a todos eles personalidades tão fortes e bem desenvolvidas. Conseguimos nos inserir na história pelo ponto de vista de cada personagem de tão ricos que eles são em personalidade. E cada um deles tem seu papel na história dos protagonistas, todos estão muito bem presos na teia da trama.
Temos muitas batalhas, sangue, caça a bruxas e jogo político durante todo o livro. E várias passagens de tortura que eu me sentia até enojada, juro, nunca li tanta tortura para um único personagem, cheguei a quase chorar por ele. Fora todas as tentativas de estupro, que eram bem comuns à época.
Eu poderia ficar horas aqui descrevendo todas as aventuras, só para ter uma ideia temos uma personagem que acabou de dar a luz um filho e sai a galope na madrugada para resgatar um irmão. Laços de amor e lealdade são muito fortes na obra toda.
“Porque onde todo o amor existe, não há necessidade de palavras. É tudo. É imortal. E se basta.” Posição 13867
Dividido em 7 partes com 41 capítulos ao todo, a obra não cansa nem por um segundo. Cada parte nos leva a caminhada de Claire e sua aventura, sobre como se adaptar a uma sociedade totalmente diferente, um período em que as mulheres eram constantemente subjugadas. Ver o amadurecimento da personagem e cada erro que ela comete e não são poucos é uma experiência fantástica. Quem já assistiu a série adaptada pela HBO elogia muito, por ser fiel ao enredo, com poucas mudanças e personagens muito característicos, eu espero conseguir assistir ainda esse semestre.
Essa leitura eu realizei em conjunto para o projeto #LendoOutlanderNP e recomendo muito pra quem quiser ler e estiver assustado com a quantidade de páginas que faça no mesmo esquema da leitura conjunta: 200 páginas por semana. Assim eu consegui ler a obra em 1 mês e ainda intercalei com outras leituras. Acredito que o projeto continua em junho com o segundo volume da série A Libélula no Âmbar.
Enfim, não se assustem com o tamanho dos livros, leiam e descubram se Claire conseguirá voltar para o seu tempo.
“Abaixo, eu podia apenas ver o telhado da cabana que agora abrigava meu passado. Às minhas costas, assomava a pedra fendida. E meu futuro.” Posição 9900
*Termo utilizado para uma grande reviravolta no enredo.
Sequência da série Outlander:
A Viajante do Tempo (Outlander)
A Libélula no Âmbar (Dragonfly in Amber)
O Resgate no Mar (Voyager)
Os Tambores de Outono (Drums of Autum)
A Cruz de Fogo ( The Fiery Cross) – Último lançamento pela Arqueiro em maio de 2017.
Um Sopro de Neve e Cinzas (A Breath Of Snow and Ashes)
Ecos do Futuro (An Echo in the Bone)
Escrito Com Sangue Do Meu Próprio Coração – Moby – (Written iIn My Own Heart’s Blood)
Go Tell The Bees That I Am Gone (sendo escrito)
Tenho muita vontade de ler, mas (confesso!) a quantidade de livros me assusta um pouco.
CurtirCurtido por 1 pessoa
É projeto pra perder de vista! Ler sem pressa hahaha
Mas começa! Garanto que é muito envolvente!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Intrigante, instigante e incentivador, como leitor esporádico, muito esporádico mesmo, fiquei tentado a me lançar na leitura da obra! Parabéns pela resenha, deixou um gostinho de quero mais!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Hahaha recomendo muito! Mesmo se for esporádico, garanto que vai gostar!
CurtirCurtir
Quando vi a quantidade de páginas confesso que me assustei um pouco, mas como você disse que não cansa, então me animo a querer lê-lo. Tenho um aqui de 900 e poucas páginas pra ler, mas só vou ler nas férias, kkkk. Essa série me chama bastante a atenção e isso de a personagem ser teletransportada para outro século é bem interessante, me faz lembrar de um dorama que estou vendo e do livro “Perdida” da Rissi.
Beijos
CurtirCurtido por 1 pessoa
É um pepino atrás do outro nessa série, não fica monótono não! vc nem sente as páginas virarem 😀
Leia! Ou Assista hahaha
Bjo!
CurtirCurtir
Oi, Vivi. Tudo bem?
Desde a Bienal de 2014 (se não me engano) que teve aqui em São Paulo no evento de lançamento desse livro ele continua na minha lista de desejados… Faz anos que quero ler, mas nunca tomo coragem. Fiquei de assistir a série e até agora nada… 😦
Gostei da sua resenha e acho que irei tentar ler pelo menos o primeiro livro este ano.
Beijos,
Keth.
♥Blog: http://www.parbataibooks.blogspot.com.br
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tenta sim Keth!
Se ler de uma vez ficar pesado tenta fazer esse cronograma de 4 semanas 😉
Bjo!
CurtirCurtir
Oi Vivi!
Quando vi a quantidade de páginas desse livro e ainda mais que você leu em ebook eu fiquei assustada! Mas quando você disse que a leitura não cansa até fiquei com uma pontinha de curiosidade em ler. Só lendo a sua resenha já me deixou curiosa pela obra mas eu sinceramente não sei se conseguiria ler um livro com todas essas páginas, mesmo querendo muito conhecer essa obra. Você acha que da série para o livro tem uma diferença muito grande?
beijinhos!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tenta ler nesse cronograma de 4 semanas 😉
Mas não acho que seja muito diferente não. Pelo que me contaram a série é bem fiel!
CurtirCurtir
Oie
Eu estou com esse livro há tempos na estante, mas ainda não li.
Acho interessante por ser um livro enorme isso de ler em conjunto, acho que dá mais empolgação, ainda mais podendo conversar sobre. Legal isso.
Gostei de saber também, que apesar de enorme, não é um livro cansativo.
bjs
Fernanda
http://condutaliteraria.blogspot.com.br/
CurtirCurtido por 1 pessoa
Se vc gosta de aventura não fica chato mesmo! É uma novidade a cada capítulo!
Espero que consiga ler 🙂
Bjo!
CurtirCurtir
Oii Vivi. Puxa tenho muita vontade de ler (acredita que até outro dia nem sabia que tinha uma série para TV baseado nos livros?). Espero um dia (em breve) poder ler esse livro. Deve ser maravilhoso. Beijos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Olha só! Vivendo e aprendendo haha
Espero que goste!!
Bjo
CurtirCurtir
Olá! Eu estou amando seu cantinho, primeiramente: adoro o formato dos posts e como você resenha, as imagens são fantásticas também. Já havia visto sobre o livro, quando vi uma imagem dele no Instagram mas de alguma forma não consigo mostrar nem um pingo de interesse por ele 😦 Talvez não seja esse meu momento de realizar essa leitura, mas quem sabe na próxima, não é?
Um beijão, Carol
Blog com V.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ahhh obrigada! ❤️
É uma história especial, tem de tudo, muito humor, muita adrenalina, guerras mil e romance. Não consigo imaginar pq alguém não gostaria.
Se puder assiste a série 😉
Bjo
CurtirCurtir
Oi!!!
Ainda não li nenhum dos livros dessa coleção.
Mas fiquei com vontade de assistir a série, acho que vou acabar vendo uns episódios, aí se eu gostar, começo a ler os livros também.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Assisti o primeiro episódio ontem menina! Amei!!! Muito igual o livro! Assista!!
CurtirCurtir
Amei demais menina. Quero ler, e com certeza colocarei no meu projeto de leitura deste ano. ❤ bate uma preguiça as vezes mais n vou desistir.
http://www.rainaracarolina.com
CurtirCurtido por 1 pessoa
Dá preguicinha mesmo as vezes rsrs mas vale muito a pena, espero que goste!! Bjo
CurtirCurtir
Aaaaaa, eu necessito ler, as citações envolveram meu coração e eu já irei adicionar esse amor na minha lista de leitura. Amei a resenha ❤️
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada 😀 espero que goste 😉
Bjo
CurtirCurtir
Eu amo resenhas de livro por esse motivo,eu quero muito ler ele ❤
CurtirCurtido por 1 pessoa
hahaha maravilha!!!
CurtirCurtir
Vou anotar na lista de próximas leituras aqui
CurtirCurtido por 1 pessoa
Amei essa resenha! Não conhecia o livro, mas depois de ler to louca pra procurar por ele, já ouvi falar da série mas nunca assisti também!
ótima resenha, adorei
Um beijo
CurtirCurtido por 1 pessoa
Comecei a série esse mês e ela é bem fiel! Tô adorando!! Assiste no netflix 😉
Bjoo
CurtirCurtido por 1 pessoa
adorei o blog e o post bjos ❤ modarosaebeleza.blogspot.com
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Vivi, tudo bem? Primeiro, que legal que você possui o hábito da leitura, isto é raro nos dias de hoje. Ainda que eu seja mais velha, eu tenho mais o hábito de ver tv, filmes, séries…e confesso que esta temática um pouco mais mística não me atrai tanto, mas sabe o que eu achei legal no seu post? Que a gente só faz algo assim se a gente gosta mesmo. Em sua escrita dá pra sentir o quanto esta história mexeu com você, e a forma que você elogia a Claire corrobora esta sua paixão pela leitura de Outlander. Como disse, esta temática não me atrai, mas certamente poderei falar deste livro com colegas que curtem, não é? Obrigada por enriquecer meu conhecimento. Beijos!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Tati confere a série no Netflix! Comecei a assistir esse mês e ela é muito fiel!! Tô adorando!!
Obrigada pelo carinho 😀 amo mesmo tudo isso!! hahaha
Bjo
CurtirCurtir
Olá amore, eu adorei sua resenha. Ficou simplesmente fantástica e rica em detalhes.
Eu já havia lido outras mas a sua olha como dizem está de tirar o chapéu hehe
Vou procurar conhecer mais sobre a indicação ❤
Beijinhos e Sucesso!
http://www.segredosdajuhcosta.com
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!!
Espero que consiga ler ou assistir!!
Bjo
CurtirCurtir
Olá! Menina juro tenho vontade demais tanto de ler quanto assistir a série, não sei o que ainda me impede! Amei sua resenha e acho que ela foi o empurãozinho final para iniciar a leitura! Obrigada
CurtirCurtido por 1 pessoa
Passo isso com game of thrones hahaha
Já li, mas não consegui assistir ainda!!
CurtirCurtir
Só pela resenhaha eu ja fiquei com vontade de ler. Adoro filmes com essas temáticas e que envolvem a era medieval. Ameeeiii!
CurtirCurtido por 1 pessoa
E tem um Boy de ouro viu!
Suspiro só de lembrar hahahaha
CurtirCurtir
Ola tudo bem ? rescentemente uma amiga me falou sobre o Outlander por isso quando vi seu post achei interessante. Obrigada pela resenha muito bem escrito.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!
É uma das melhores sagas que já li!
CurtirCurtir
Já está na minha lista. Te indico ler A coleção de livros de A Seleção por Kiara Cass são muito bons também.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu tenho A sereia dela, mas anda não li! Vou procurar sim obrigada!!
CurtirCurtir
Sim vale muito a pena. Com certeza você vai gostar.
CurtirCurtido por 1 pessoa