[RESENHA] A PÁGINA CERTA

apaginacerta-6Literatura Nacional

Autor: Laplace Cavalcanti

Editora Ases da Literatura – ed. 2014 – 228 págs.

Adicione no Skoob

INDICADO PARA TODAS AS IDADES

“Renato Jorge Ferreira de Moraes Terceiro, esse era o seu nome. Excêntrico, dramático e mesquinho. Suas “qualidades” – como ele as denominava – eram muitas.” Pg. 23

Esse é o nosso protagonista, um anti-herói por completo, herdeiro de uma grande empresa, mimado e desapegado de relacionamentos afetivos. Seu melhor amigo Marcos é o único a aturá-lo. Amigos de infância estão juntos todo o tempo, Marcos é motorista de Renato e está sempre pronto para tirá-lo das encrencas que se mete. Marcos é o equilíbrio da vida de Renato.

Certo dia, cansado de ver Renato ser irresponsável em seus curtos relacionamentos, Marcos o desafia a fazer uma mulher realmente se apaixonar por ele, a mulher em questão precisa aceitar um pedido de casamento de Renato espontaneamente. Quem não gosta de um bom desafio?

“E embora não tivesse a menor intenção de se casar. mostraria a Marcos que conseguiria se envolver com uma mulher ao ponto dela querer se casar com ele, só para mostrar que conseguiria.” Pg. 41

Decido a provar que Marcos está errado Renato começa a selecionar possíveis futuras esposas. Nem preciso comentar como foi um desastre não é mesmo?! A personalidade excêntrica de Renato espanta todas as candidatas. Até que Renato tem uma ideia, ele contrata Cláudia para ser sua “consultora de relacionamentos”. A tarefa dela é fazer uma mulher se apaixonar por Renato.apaginacerta-9

Cláudia, diferente de muitas heroínas, não tem personalidade forte, ela é autora de romances, mas não é bem sucedida, suas vendas vão mal e a editora não quer renovar seu contrato. Cláudia está perdida, sem saber o que fazer com sua vida.

“Escrever, essa era sua paixão. E onde ela estava agora? Sentada em uma mesa de café que sua amiga benevolente lhe oferecia como local de trabalho, sem nenhum livro para autografar…”.

“Deixou escapar um riso irônico. Uma autora de romances românticos solteira, era ridículo. Talvez fosse por isso que seus livros não vendiam tanto.” Pg. 49

Insultada com a proposta Cláudia dispensa a oportunidade de emprego, embora precisasse da grana. Mas Renato não aceita seu “não” e não descansa até conseguir que Cláudia trabalhe para ele. E mesmo indo contra todos os seus ideais Cláudia aceita a proposta, ela precisa encontrar uma mulher e fazer com que ela se apaixone por Renato. Praticamente uma missão impossível.

“Confie em mim, eu sei o que estou fazendo. Sou uma escritora, não sou? Isso é como um livro escrito por mim, só que na vida real.” Pg. 77

Cláudia e Renato brigam todo o tempo, é a presença de Marcos o que mantém a autora no emprego, eles se tornam muito amigos, o que para Marcos é maravilhoso, afinal ele já era seu fã, leu todos os livros de Cláudia. Marcos lhe ensina a enxergar boas coisas em Renato, e apesar de achar loucura o plano de uma “consultora de relacionamentos” ele topa ajudá-los.

apaginacerta-5

Renato só quer provar a eles que isso de “romance” não vale nada, Cláudia quer provar que ele está errado e arma um plano para que Renato realmente se apaixone. Mas brincar dessa forma com os sentimentos pode resultar em muitos corações machucados e esse plano brilhante irá tomar rumos que nenhum deles poderia prever.

“Seria algo maravilhoso e exemplar… Se não fosse uma grande mentira.” Pg. 131

Beatriz, amiga de Cláudia e dona do Café, e Fabiana, funcionária de Beatriz, completam esse time atrapalhado, que me fez rir em muitos momentos.

No desenrolar da história vemos os personagens amadureceram e demonstrarem seus mais profundos desejos. Eu realmente não esperava tudo o que encontrei nessas páginas.

Admito que quando comecei a leitura achei que encontraria mais um romance previsível. Mas imaginem minha surpresa quando encontrei altas doses de humor e uma história recheada de surpresas. Apaixonei-me pelos personagens, cheios de defeitos e tão reais. Torci pela felicidade de todos e me emocionei muito com o desfecho.

apaginacerta-1

É um livro repleto de referência nacionais, cheio de sotaque e calor da Paraíba. E o que me fez amar a obra mais ainda é o nível de romance que ele tem. Não é exagerado e nem apelativo, não é um romance baseado em sensualidade, é um romance romântico, do tipo que todos podem ter.

É um resgate do romantismo no estilo Jane Austen.

Quando finalizei a leitura entrei em contato com o autor (vantagens dos livros nacionais) e perguntei se ele tencionava fazer uma continuação, não que precise, o desfecho é bem redondinho, mas é que eu adoraria viver mais algumas aventuras com essa turma tão bem humorada. Senti-me parte de uma família com eles, me senti em casa. Ele respondeu que não promete nada, mas quem sabe um dia possa sair ao menos um spin-off!

A edição é ótima, conta com algumas citações do próprio autor. A leitura foi confortável, a divisão dos capítulos é curta, eu particularmente prefiro tem uma arte muito graciosa e o material é de ótima qualidade.

 

Recomendo de olhos fechados para todos vocês, conheçam esse obra que fala de amor e sonhos que pareciam impossíveis, mas que podem realizados.

apaginacerta-10

Anúncios

7 comentários sobre “[RESENHA] A PÁGINA CERTA

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s