[ESPECIAL DE NATAL] O NATAL DE POIROT

onataldepoirot-6Título Original: Hercule Poirot’s Christmas

Autora: Agatha Christie

Editora Nova Fronteira 8ª ed. – 1938 – 206 pag.

Skoob

INDICADO PARA TODAS AS IDADES

“Quem jamais poderia imaginar que aquele velho guardasse tanto sangue dentro de si?”   Macbeth

O senhor Simeon Lee é um velho inválido que mal sai de seu quarto na Mansão Gorston Hall. Mas ele teve uma vida muito agitada, com muitas viagens, mulheres e dinheiro, muito dinheiro. Sua mulher era muito doente e faleceu a muitos anos, depois de sofrer muito descaso do marido. Alguns dizem que ela morreu de tristeza.

Na grande mansão somente o filho mais velho do Sr. Simeon, Alfred Lee e sua mulher onataldepoirot-2Lydia moram com ele, além de alguns empregados. Entre eles Tressilian, o mordomo, que já trabalha com a família desde que Alfred era criança e Horbury, o mordomo pessoal do Sr. Simeon.

“Parece um daqueles velhos e fiéis criados dos romances. Acho que seria capaz de dizer uma mentira deslavada, se necessário, para proteger um membro da família!” Pg. 24

Mas esse ano o Sr. Lee quer um natal diferente, mais “animado”. Ele chamou todos os filhos para passarem o natal na mansão e ainda dois convidados especiais.

O grande problema é que o velho Sr. Lee tem uma personalidade exigente e grosseira, seus filhos evitam a casa porque não suportam o pai. Só Alfred ainda permanece. E agora todos estarão unidos no natal.

“Famílias que estiveram afastadas o ano todo reúnem-se mais uma vez. Bem, nessas condições, meu amigo, você tem de admitir que haverá muita tensão.” Pg. 69

George Lee é um homem convencional, membro do parlamento, mas ainda vive da renda do pai. Ele e sua mulher Magdalene não ousariam desafiar o Sr. Lee faltando no natal. George é sovina demais para abrir mão desse dinheiro.

Harry Lee é o filho pródigo. Fugiu a muitos anos com muito dinheiro do pai e nunca mais voltou. Até agora. Ele e Alfred não se suportam. Alfred nunca o perdoou pela vergonha que fez a família passar.

David Lee é convencido por sua mulher Hilda a comparecer a essa reunião de família, ele nunca perdoou o pai pelo descaso com sua mãe. Hilda acredita que o Sr. Lee só está velho e deseja unir a família para descansar em paz… Ela não podia estar mais errada.

O que o Sr. Lee desejava era provocar seus filhos, instigar brigas e causar desunião. Era assim que ele pretendia animar seu natal.

Na véspera do natal o Sr. Lee reúne a todos e os confronta, indignado por nunca ter tido um neto ele insinua a todos que irá mudar seu testamento, e os despede da maneira mais grosseira. Naquela noite, após o jantar todos ouvem um grande barulho no quarto do Sr. Lee, louças quebrando e um grito de agonia. Quando chegam ao quarto a porta está trancada por dentro, ao arrombarem a porta o Sr. Lee está sozinho, morto em uma poça de sangue. Quem poderia ter feito aquilo? Todos tinham motivo para odiá-lo, mas matá-lo?

“Foi um grito horrível assim? – Perguntou Poirot. – Foi… Como uma alma no inferno.” Pg. 107

onataldepoirot-3Surge em cena o detetive Hercule Poirot, que com toda sua peculiaridade é capaz de desvendar esse crime. Poirot entende a mente humana, capta as mais simples evidências em uma conversa informal, nos apresenta mais de uma possibilidade para explicar o crime, descobre pequenas mentiras em todos os membros da família e enfim chega à verdade. O natal desse detetive só poderia ser assim, as voltas de um crime aparentemente perfeito.

“Que Deus atormente a alma dele no inferno! Estou contente com o que fiz!” Pg. 202

O livro é recheado de diálogos muito bem trabalhados, tem referências até da bíblia! O enredo começa simples, logo de cara você também odeia o Sr. Simeon Lee, entende que o crime parece até justo, uma pessoa tão má merecia um castigo, mas você realmente não prevê o final.

onataldepoirot-5

Eu sou completamente apaixonada pela Agatha Christie, em especial pelo personagem Poirot. É um personagem inteligente, cheio de manias e características inconfundíveis. Essa foi uma releitura desse livro, mas confesso que não me lembrava do culpado, faz muitos anos que li as obras da autora e no próximo ano quero reler alguns livros para relembrar. Entre eles Assassinato no Expresso do Oriente, que foi o primeiro livro dela que li, e o primeiro romance que me lembro de ler na vida, a mais de 15 anos. Preciso explicar o carinho que tenho pela obra e pela autora? Indico toda a coleção de olhos fechados!

 

Anúncios

2 comentários sobre “[ESPECIAL DE NATAL] O NATAL DE POIROT

  1. Bruno Alves disse:

    Já li dela Morte no Nilo e amei demais e Assassinato no Expresso do Oriente eu também já li e achei mais ou menos. E não sobrou nenhum é sem dúvida o livro com a melhor sinopse que li dos livros dela, já tenho e quero ler o quanto antes. Mas depois que a Editora Nova Fronteira começou a lançar naquelas edições maravilhosas eu quero todos.
    ADOREI a resenha <3.
    brunopullman.tumblr.com

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s