[ESPECIAL DE NATAL] O PRESENTE DO MEU GRANDE AMOR: 12 HISTÓRIAS DE NATAL

opresentedomeugrandeamor-3Título Original: My True Love Gave to Me: Twelve Holiday Stories

Organização: Stephanie Perkins

Editora Intrínseca – 2014 – 352 pag.

Skoob

INDICADO PARA TODAS AS IDADES

Mais uma leitura especial indicada para essa época.

Como um todo eu adorei o livro. Composto por vários contos de autores diversos você encontra vários estilos de escrita, e esse foi o único ponto negativo que encontrei. Alguns contos ficaram um pouco mais longos que o necessário e acabaram ficando cansativos, mas isso porque depende da escrita de cada autor não é mesmo?opresentedomeugrandeamor-1

Alguns me emocionaram mais que outros, alguns vão morar no meu coração pra sempre e alguns até fizeram meus olhos marejar…

Vou deixar ao lado dos meus favoritos um coraçãozinho pra vocês identificarem.

opresentedomeugrandeamor-8

MEIAS-NOITES de RAINBOW ROWELL ♥

Na primeira história temos dois melhores amigos que sempre passam a virada do natal juntos. Noel (sim ele chama Noel) tem alergia a tudo que você imaginar e quando Mags evita que ele coma algo que o faria passar mal ele declara que ela salvou sua vida e por isso tem sua gratidão eterna. Todos os anos quando o relógio bate 00h Noel beija uma garota diferente e Mags, embora não admita, se sente incomodada com isso. O tempo passa eles terminam a escola e seguem caminhos diferentes, mas os melhores amigos vão se encontrar novamente na festa do natal e quem sabe o que pode acontecer a 00h.

 “Ele era de todos, seu melhor amigo, mesmo que ela não fosse a dele. Noel era a pessoa favorita de Mags.” Pg. 18

A DAMA E A RAPOSA de KELLY LINK

A história de Miranda é bem singular e cheia de magia. Ela mora com a tia e sempre passa o natal com sua madrinha Elspeth na casa da abastada família Honeywell. Em um dos natais ela conhece Fenny, um jovem Honeywell carrancudo e solitário. Ele não é nada gentil, mas mesmo assim Miranda conversa com ele, algo em Fenny a deixa intrigada, ela não se lembra de tê-lo conhecido. Em cada natal ela passa a procurá-lo até entender porque nunca o vê dentro da casa e porque ele sempre está sozinho.

“Se parar de nevar, será que ele vai simplesmente desaparecer? O casaco vai ficar? Algo lhe diz que tudo aquilo é muito contra as regras.” Pg. 46

 

ANJOS NA NEVE de MATT DE LA PEÑA ♥

Shy Espinoza está em Nova York no natal. Longe da família, ele aceitou tomar conta da gata Olive e do apartamento de seu chefe enquanto ele viajava. Haley, a vizinha de cima, bate em sua porta pedindo ajuda com o encanamento, eles parecem ser os únicos no prédio. Haley não conseguiu viajar a tempo para ver a família ou talvez não quisesse. E agora também não consegue tomar banho! Shy oferece o banheiro do apartamento para Haley, ela aceita, mas diz que precisam se conhecer melhor para que essa situação não seja constrangedora. Começam um jogo em que cada um deve contar algo sobre si sempre que Haley precisa desse favor. Em poucos dias eles já dividiram muitas coisas e estão mais próximos do que poderiam imaginar.

“Ficamos os dois sentados ali, constrangidos, por alguns segundos. Era como se tivéssemos rasgado nosso peito e mostrado um ao outro nosso coração batendo. Como voltar a falar de amenidades depois daquilo?” pg. 78

 

ENCONTRE-ME DA ESTRELA NORTE de JENNY HAN

Natty é uma adolescente diferente, ela é adotada pelo Papai Noel e vive no Polo Norte cercada de duendes e magia. Ela ainda se sente perdida, como se aquele não fosse o lugar onde ela deveria estar. Mas ali ela tem Flynn, o duende mais bonito e agradável do Polo Norte, ele sempre é legal com ela. Natty não entende como alguém tão bom quanto Flynn possa se interessar por Elinor, ela não é uma duende agradável. Mas a vida é assim, duendes não se envolvem com humanos e Natty precisa achar seu lugar no mundo, ela está crescendo e sente que precisa tomar o controle de sua vida diferente.

“Estou de pé com as costas apoiadas na parede, a meia-calça me pinica e eu gostaria que alguém, qualquer um, me tirasse pra dançar. Mesmo que fosse por pena. Seria ótimo.” Pg. 98

opresentedomeugrandeamor-7

É UM MILAGRE DE YULE, CHARLIE BROWN de STEPHANIE PERKINS ♥

Marigold Moon é uma jovem que sonha em trabalhar com animações em estúdio, ela já faz algumas em seu canal do YouTube mas ainda não pode ir embora de casa e deixar sua mãe sozinha. Quando começa uma animação para presentear a mãe no natal Marigold acha em um vendedor de árvores de natal a voz perfeita para sua animação, mas como pedir algo assim a um completo estranho? Marigold compra uma árvore de natal só para puxar assunto com North, mas esquece que está sozinha e não pode carregar a árvore até em casa. North se oferece para ajudá-la e quando chega no apartamento da moça acha tudo encaixotado na mais completa bagunça. North simpatizou com Marigold e decide ajudá-la a organizar o apartamento e fazer uma surpresa para a mãe dela. Entre caixas e enfeites de natal eles ficam muito próximos e Marigold finalmente tem coragem de pedir para North ajudá-la com a dublagem, mas ele vai fazer por ela muito mais que um favor, será um milagre de natal.

“North virou-se para olhar para ela. Por um momento, a expressão foi ilegível. E então… ele sorriu. Foi caloroso, de uma forma inesperada, e fez Marigold se sentir um pouquinho mais calma.” Pg. 126

“O que sua mãe diria quando voltasse para casa, no meio da madrugada, e descobrisse que o apartamento inteiro tinha sido reorganizado? E que Marigold havia deixado um estranho ajudar? Que tinha sido sugestão dele?” Pg. 128

PAPAI NOEL POR UM DIA de DAVID LEVITHAN

Para manter a crença de sua irmãzinha Riley no Papai Noel, Connor convence seu namorado a se fantasiar de Papai Noel na noite do natal e visitar Riley. Quando Lana a irmã mais velha aparece o resultado parece caminhar para algo ruim. Lana está de mau humor porque Connor quer que Riley continue acreditando em Papai Noel e como eles não tem nem mesmo pai ela acha tudo isso uma perda de tempo.

Esse conto foi um dos que menos gostei, achei extenso e sem muito sentido. O desenrolar foi difícil de acompanhar e não entendi os dilemas dos personagens. Mas, a missão de visitar Riley foi cumprida.

KRAMPUSLAUF de HOLLY BLACK

Krampus é um ser antigo ser mitológico. Comemora-se a Krampuslauf em novembro, como um “Natal de terror” onde as pessoas se fantasiam com chifres como o Krampus. Nesse enredo conhecemos 3 amigas que organizam uma festa de natal em um trailer só pra atrair um ex-namorado traidor de uma delas e desmascará-lo na frente da atual namorada. A vingança alcança outro patamar quando o próprio Krampus ou seria alguém fantasiado? aparece para punir o ex-namorado traidor.

“Se todos os Krampus fossem como ele, a maldade reinaria.” Pg. 169

 

O QUE DIABO VOCÊ FEZ, SOPHIE ROTH de GAYLE FORMAN ♥

A vida de Sophie parece ser uma sucessão de “O que diabos você fez Sophie Roth” desde que se mudou para a Universidade Fimdomundo. Essa havia sido sua melhor opção para estudar, já que ela não teria grana para outras Universidades. Mas ela não conseguia se adaptar, os estudantes do interior não entendiam suas piadas, não partilhavam de seus gostos e ela se sentia só. Agora é natal e ela não tem dinheiro para viajar nessa época porque as passagens estão muito caras, ela vai esperar o feriado passar pra poder ver a mãe.

Mesmo sendo judia Sophie sai para assistir uma apresentação de natal da Universidade e esbarra em Russell. O jovem parece ser só mais um jogador bolsista e Sophie faz de tudo pra não dar atenção a ele, todos os jogadores a acham “tão cidade grande” e torcem o nariz pra ela, Sophie não precisa de mais um julgamento. Mas Russell está tão entediado quanto Sophie, os dois fogem da apresentação para uma lanchonete e Russell improvisa comida de Chanucá para Sophie. Fofo não é mesmo?! E não para por aí, eles vivem um dia totalmente inusitado, um dia memorável.

“Que diabos você fez Sophie Roth? Pensou consigo mesma pela enésima vez. Mas agora foi diferente. Se ela tinha cometido um erro, havia tempo de consertá-lo. E, mais do que isso, ela estava ansiosa para isso.” Pg. 218

.

BALDES DE CERVEJA E MENINO JESUS de MYRA McENTIRE ♥

Vaughn é um jovem problemático que sempre se mete em encrencas. Na última ele incendiou uma igreja e destruiu o teatro de fim de ano sobre o nascimento de Jesus. Mas o pastor decidiu não processá-lo, pediu que Vaughn ajudasse a produzir a peça em outro local e ele seria perdoado. Nada acostumado a esse tipo de tratamento o jovem aceitou mas continuou desconfiado. Fez o melhor que pode, de verdade. Mas a peça parecia fadada ao fracasso, as roupas improvisadas eram ruins, o local arranjado não estava funcionando e pra completar tem uma nevasca se aproximando. Mas Vaughn está decidido a salvar o natal daquelas pessoas tão gentis e promete que dará um jeito para que tudo funcione.

“Eu fui o garoto que ensinou aos outros como atirar ovos em casar, espalhar papel higiênico em quintais e tampar caixas de correspondência com cola.” Pg. 222

Eu adorei esse conto porque ele fala de recomeços, segundas chances.

 

BEM-VINDO A CHRISTMAS, CALIFÓRNIA de KIERSTEN WHITE ♥

Maria mora em Christmas, uma pequena cidade da Califórnia sem nenhum atrativo. Ela vive com a mãe e o padrasto, estuda e trabalha a tarde na lanchonete em que a mãe é gerente. Maria está economizando as gorjetas para ir embora da cidade assim que terminar os estudos, ela tem certeza que aquela cidade logo vai deixar de existir de tão insignificante que é! Maria não aguenta mais viver em Christmas. Quando um novo cozinheiro, Ben, chega na lanchonete a vida de Maria começa a ficar mais colorida.

Ben tem um dom de sempre adivinhar que tipo de comida pode fazer alguém feliz. A lanchonete antes vazia começa a ficar super movimentada, os clientes ficam cada vez mais felizes, o dom de Ben contagia a cidade.

Maria aos poucos também se contagia, ela tenta evitar com todas as forças que isso lhe dê um motivo para querer ficar na cidade mas a magia de Ben é mais forte e um prato especial que eles cozinham juntos irá mudar a vida de Maria.

“Eu me afasto, aliviada, mas intrigada. Porque o novo cozinheiro fez aquilo? Será que havia mais alguém ali? Abro a porta para perguntar o que está acontecendo. E fico feliz por já estar com a boca aberta, pois caso contrário não teria conseguido disfarçar o queixo caído.” Pg. 255

Eu adorei esse conto! Ele também fala de recomeço, mas também fala de como nossa vida poderia ser melhor se a gente aprendesse a olhá-la com bons olhos sempre. Me emocionei bastante.

 

ESTRELA DE BELÉM de ALLY CARTER ♥

Lydia troca de passagem com uma desconhecida no aeroporto. A moça estava desesperada para trocar o vôo e não havia como, então Lydia deu a ela sua passagem para Nova York, simples assim. Sem nem mesmo olhar para onde ia ela embarcou com a passagem da desconhecida. Lydia só queria fugir. Ela vai parar em Bethlehem, Oklahoma, em uma fazenda da família de Ethan, o suposto “namorado” da desconhecida. Quando desembarca Ethan e a família estão esperando por ela no aeroporto, todos a chamam de Hulda, aparentemente ela deveria ser uma estudante islandesa em intercâmbio, Ethan é o único que sabe a verdade, mas não diz nada.

Aquela grande família e seus costumes dão a Lydia o conforto e a paz que ela buscava, até que sua realidade vem à tona para assombrá-la.

“Não me perguntava de onde eu vinha e porque estava fugindo.

Não olhava pra mim como se eu fosse uma mentirosa, uma fraude, uma vigarista.

E, durante aqueles dias ali, não fui Hulda nem fui eu mesma. Por alguns dias, fui apenas… Feliz.” Pg. 306

Esse foi um dos contos mais surpreendentes, o desenrolar do mistério que cerca Lydia é muito cativante, torcemos pela sua felicidade mesmo sem saber de onde ela vem e porque está fugindo.

 

A GAROTA QUE DESPERTOU O SONHADOR de LAINI TAYLOR ♥

Neve vive na Ilha das Penas, um local isolado pelo mar, úmido e que não reserva nenhum futuro para ela. Neve foi levada para a ilha para ser explorada, trabalha muito e não recebe quase nada em troca, falta até mesmo comida.

“Ela esperava apenas mais uma colherada da mesma tristeza que novembro lhe servira. só que mais fria. Pelo que Neve sabia, as coisas eram assim: não existiam surpresas boas, apenas ruins.” Pg. 320

Quando ela se vê as voltas de um casamento por obrigação ora com todas as suas forças para que a natureza a ajude, para que seu fim não seja pior do que ela já esperava. Sua oração desperta o Sonhador, uma criatura capaz de orquestrar a natureza e tudo que nela há, o sonhador dá vida a terra. O Sonhador será capaz de mudar a vida de Neve?

“Eu vou libertá-la e exaltá-la. Vou aprender mil maneiras de fazê-la rir. Seus sorrisos serão a doçura do meu hidromel; seu encantamento, meu deleite.” Pg. 338

Com certeza o conto mais mágico de todos, com um final de outro mundo, longe de qualquer realidade.

opresentedomeugrandeamor-4

Eu indico muito a leitura desse livro se você, como eu, curte histórias temáticas, leves, extremamente fofas e ricas em magia. Me contem nos comentários se já leram e o que acharam. E me indiquem histórias de natal pra eu já colocar na lista de 2017.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s