[RESENHA] ANTES DE DORMIR

antesdedormir-7Título Original: Before I Go To Sleep

Autor: S. J. Watson

Editora Record – Ed. 2012 – 399 págs.

Skoob

INDICADO PARA MAIORES DE 14 ANOS

Todas as manhãs, Christine acorda sem saber onde está. Suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. Seu marido, Ben, é um estranho. Todos os dias ele tem de recontar a vida deles e o misterioso acidente que tornou Christine uma amnésica. Encorajada por um médico, ela começa a escrever um diário para tentar reconstruir suas lembranças e seu passado. Certa manhã, ela abre o diário e percebe que escreveu quatro palavras inesperadas e assustadoras: “Não confiem em Ben.” Então, ela passa a suspeitar de tudo o que o marido lhe contou. Que acidente a fez ficar assim? Em quem ela pode confiar? Por que Ben mente o tempo todo para ela? E o leitor, poderá acreditar na história de Christine?

Como seria a sua vida se você perdesse a memória todos os dias quando dorme?

“O que somos senão o acúmulo de nossas próprias memórias?” Pg. 180

Antes de Dormir nos apresenta Christine Lucas, uma mulher de 47 anos que não se lembra dos últimos 20 anos de sua vida. Todos os dias ela acorda assustada e perdida, seu marido Ben precisa lhe mostrar fotos e contar que são casados, todos os dias ele repete que a ama.

Em sua rotina, Ben lhe apresenta sua vida, lhe conta sobre um acidente de carro que ela sofreu e lhe deixou amnésica e sai para trabalhar. Christine fica sozinha em casa com uma lista de afazeres simples para se manter ocupada. Naquele dia em especial Ben lhe pede para fazer as malas porque irão viajar a noite. Nesse mesmo dia ela recebe uma ligação de um médico, Dr. Nash, ele lhe explica que, embora ela não se lembre dele, ela tem se consultado com ele escondido de Ben, tentando curar sua mente e resgatar suas memórias.

antesdedormir-9

Edição maravilhosa.

O médico lhe conta onde encontrar um diário que ela tem escrito todas as noites, com o que viveu todo o dia. Dr. Nash espera que assim as memórias de Christine sejam estimuladas.

“A única verdade que tenho é a que está escrita nesse diário.” Pg. 188

Ao descrever as palavras “Não confie em Ben” no diário, a narrativa volta no tempo, começamos a ler o diário junto com Christine. E é aqui que começamos a viver a personagem.

“Algo mais foi acrescentado. Algo inesperado, aterrorizante. Mas aterrorizante do que qualquer coisa que vi hoje. Ali sob o meu nome, em caneta preta e letras maiúsculas, estão quatro palavras. NÃO CONFIE EM BEN. Não há nada que eu possa fazer a não ser virar a página. Começo a ler minha história.” Pg. 43

Cada descoberta dela é nossa também, Christine relata seus medos, inseguranças, alegrias e tristezas mais profundas, é impossível não entrar na personagem e começar a sentir os mesmos medos que ela. A cada página Christine descreve pequenas mentiras que Ben lhe conta, mas ela não entende o porquê, ele quer poupá-la ou esconde algo mais? Quando ela descreve cada cuidado que ele tem com ela e seu amor, Christine se sente culpada, e nós também por suspeitar dele. Mas como explicar as outras mentiras que surgem?

antesdedormir-11

Capa e contra-capa perfeitas.

As consultas com o Dr. Nash e as páginas do diário começam a surtir efeito e as memórias de Christine ressurgem pouco a pouco. A vida dela começa a se formar como um quebra-cabeça, mas é difícil juntar as peças, é confuso e assustador. Algumas memórias são incompletas e nos deixam na dúvida: São memórias ou invenções?

“Não sei quanto tempo permaneci ali. Para mim o tempo é elástico, praticamente sem importância. Os anos passam por mim sem deixar rastros.” Pg. 170

Christine pode confiar em Ben? Porque não confiar em alguém que cuida de você todos os dias quando você não pode dar nada em troca?

Suas inseguranças são paranoias? Mas como explicar algumas memórias que parecem tão vivas?

Dr. Nash é confiável? Porque esconder as consultas de Ben?

O livro é um ponto de interrogação gigante do começo ao fim! TODOS SÃO SUSPEITOS! A narrativa pelos olhos de Christine é assustadoramente perfeita. É a grande sacada da história.

Embora seja uma narrativa cansativa no começo. Demorei umas 100 páginas pra me prender de fato na história, afinal, lemos todos os dias a mesma descrição de como Christine acorda. Essas descrições são extremamente necessárias para que o leitor entre na mente da personagem e comece a enxergar a vida dela como ela vê. Essa narrativa nos faz sentir os sentimentos da personagem. E depois que você entra na trama tudo o que mais deseja são respostas pra todas essas dúvidas! Então você não consegue parar de ler. E embora eu tenha conseguido juntar algumas peças do quebra-cabeça e tenha imaginado uns 300 finais possíveis, eu jamais ia imaginar o que realmente aconteceu!

A verdade sobre o acidente e a vida de Christine é terrível. Nos deixa com os nervos a flor da pele, quase sem respirar. É um thriller de perder o fôlego com certeza.

O final é arrasador.

O livro é dividido em três partes: HOJE, onde somos inseridos no contexto da vida de Christine no dia em que ela recebe a ligação do Dr. Nash contando sobre o diário. Seguida por O DIÁRIO DE CHRISTINE LUCAS onde lemos todo o conteúdo do diário e as descobertas de Christine e a parte três HOJE, onde voltamos ao começo, o dia da viagem. O dia em que toda a verdade vem à tona e as memórias de Christine se completam.

Antes de Dormir é o romance de estreia do autor, foi extremamente aclamado e já foi adaptado para o cinema com o mesmo título e a participação de Nicole Kidman como Christine e Colin Firth como Ben.

antesdedormirfilme

Eu adorei o filme também, passou muito bem as sensações do livro, e foi fiel na medida do possível. Poucas coisas foram modificadas, mas a essência do suspense permaneceu. Pra quem não tem paciência com livros que demoram a desenrolar com certeza o filme é uma ótima pedida 😉

Vale a pena assistir ao trailer do filme Antes de Dormir.

Anúncios

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s