[RESENHA] MENTIROSOS

mentirososelockhart-2Título Original: We Were Liars

Autora: E. Lockhart

Editora Seguinte – 1ed. 2014 – 271pag

Indicado para todas as idades.

“Emocionante, bonito e devastadoramente inteligente, ‘Mentirosos’ é absolutamente inesquecível.” – John Green, autor de “A culpa é das estrelas”.

mentirososelockhart-3

Os Sinclair são uma tradicional família de classe alta. São altos, loiros, atléticos e passam seus verões em uma ilha particular. Parece perfeito não é mesmo?

O patriarca Harris Sinclair criou as três filhas – Carrie, Bess e Penny – com o que há de melhor na vida. Ele e sua mulher Tipper se orgulham de tudo o que possuem.

Mas a família não vive um conto de fadas como aparenta. As três filhas não tiveram sucesso no amor, não possuem carreira, vivem à custa dos pais, mantendo uma aparência de perfeição, e exigindo que seus filhos se comportem da mesma forma.

mentirososelockhart-7

Cadence Sinclair é a primeira neta e principal herdeira da família. Desde criança sua mãe lhe ensinou a não demonstrar seus sentimentos e fraquezas. Um Sinclair não se comporta dessa maneira.

“Minha mãe me repreendeu. Disse pra eu me recompor.

Aja como uma pessoa normal, ela disse. Agora mesmo.

Porque você é. Porque você pode ser.

Não faça escândalo, ela disse. Respire e endireite-se.” Pg 16

Cady e seus primos Mirren, Johnny e o amigo Gat se conhecem aos 8 anos, se intitulam os Mentirosos e se tornam inseparáveis em todos os verões.

Até que no verão dos 15 anos um acidente acontece. Cady é encontrada na praia somente de regata e calcinha, semi-inconsciente e sozinha. Ao acordar no hospital ela não se lembra de nada do que aconteceu, não só naquele dia, mas naquele verão. Por que ela estava sozinha? Onde estavam seus mentirosos? Por que nem sua mãe e nem suas tias querem lhe explicar o que aconteceu? Os médicos dizem que ela deve se lembrar sozinha dos acontecimentos, mas como Cady pode sobreviver com um pedaço de sua vida em branco?

Durante sua recuperação ela não vê seus mentirosos, ao voltar pra casa ela envia e-mails pra eles, mas ninguém nunca responde. Um Sinclair não é sentimental, por que eles responderiam? Nunca se falavam durante o ano. Somente no verão, na ilha. Mas Cady insiste, ela está sozinha a maior parte do tempo, já não frequenta a escola todos os dias, ela tem dores de cabeça constantes, enxaquecas, vômitos, perdeu muito peso. Ela se sente só.

No verão seguinte Cady não viaja para a ilha, sua mãe diz que está em reforma e que ninguém irá. Mas ela sabe que todos irão menos ela. Por quê?! Novamente ela tenta contatar seus primos por e-mails, mas ninguém responde. Eles são Sinclair, não devem demonstrar sentimentos. E na ilha não pega internet mesmo…

“Bem-vindo, mais uma vez, à bela família Sinclair.

[…]

Não discutimos nossos problemas em restaurantes. Não acreditamos em demonstrações públicas de angústia. Nosso lábio superior é rígido e é possível que as pessoas fiquem curiosas a nosso respeito porque não abrimos nosso coração.” Pg 54

mentirososelockhart-1

No verão dos 17 anos Cady retorna a ilha com a certeza de que reencontrar os primos e os locais por onde passou farão com que sua memória volte e ela finalmente saiba o que aconteceu no verão dos 15. O que pode ser tão terrível que ninguém quer lhe contar? Nem mesmo seus primos menores Will, Liberty, Taft e Bonnie estão autorizados a falar sobre o assunto. O que a bela família Sinclair esconde?

Nada te prepara para essa resposta.

Esse livro me prendeu de uma forma que quase sufocou. A ansiedade em passar cada capítulo e juntar todas as peças do quebra-cabeça junto com Cady foi de matar! Somente quando toda a verdade é revelada você enxerga o quebra-cabeça como um todo, tudo o que você leu passa a fazer mais sentido do que no primeiro momento. Tudo fica claro, e escuro. É bonito, mas é devastador.

mentirososelockhart-6

A narrativa é o que mais ajuda a fixar sua total atenção na história. É uma narrativa poética, ricamente elaborada por frases curtas, intensas, com uso muito inteligente de cada vírgula e ponto. Diferente de tudo que já li. É lindo.

Cady descreve suas emoções, alegrias e dores com metáforas e poesia.

“Parecia que alguém tinha dado corda nele. Como se procurasse alguma coisa. Era todo contemplação e entusiasmo. Ambição e café forte. Eu poderia ficar olhando Gat pra sempre.” Pg 21

“Minha cabeça e meus ombros derreteram primeiro, seguido pelo quadril e pelos joelhos. Logo me transformei em uma poça, infiltrando-me nas lindas estampas de algodão.” Pg 42

Os capítulos são curtos, o que torna a leitura bem fluida e rápida. Cady nos conta tudo sob seu ponto de vista. Ela nos presenteia com pequenas releituras de contos de fadas que ela cria para contar sua história, conforme cada verdade aparece.

“Era uma vez um rei que tinha três lindas filhas.

Conforme envelhecia, ele começou a pensar quem deveria herdar o reino, uma vez que nenhuma delas havia se casado e ele não tinha sucessor. O rei decidiu pedir que as filhas demonstrassem seu amor por ele.” Pg 60

A edição é linda, com um mapa da ilha, uma genealogia da família e um marcador de páginas.

Ao concluir a leitura, no momento em que você ainda está em choque com todas as revelações ainda tem uma nota indicando um fórum de discussões sobre o livro. Porque você vai precisar falar sobre o que leu. É intenso demais.

É com certeza uma das melhores leituras da minha vida. Indico de olhos fechados! Você precisa ler Mentirosos. Talvez você ame, talvez odeie. Mas você não vai ficar indiferente. ♥

 

Anúncios

12 comentários sobre “[RESENHA] MENTIROSOS

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s