[ESPECIAL DE HALLOWEEN] O VILAREJO

o-vilarejoPor: Raphael Montes

Editora Suma de Letras

Edição 2015 – Distribuição LeLivros.com

Indicado para maiores de 18

Skoob

 

Escrito no formato Fix-Up esse livro reúne 7 contos extremamente horripilantes que nos mostram o pior lado dos seres humanos. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem, mas no final as narrativas convergem para uma única conclusão.

Em 2014 Raphael recebeu uma ligação de um amigo dono de um sebo que havia comprado uma enorme coleção de livros, vendida pelos herdeiros de uma senhora que havia falecido. Entre essas obras havia 3 manuscritos finos em capas de couro, escritos em uma tinta velha e desbotada, com ilustrações em giz de cera, uma mais horripilante que a outra, e escritos em uma língua já morta, o cimério.

Analisando os manuscritos Raphael chegou à conclusão de que eram contos. Encontrou um único estudioso de cimério no mundo e ao se encontrar com ele e propor a tradução dos contos recebeu um “não”. Ganhou do senhor estudioso um dicionário e um boa sorte. Assim Raphael Montes se dedicou a obra e traduziu e organizou os contos no livro O Vilarejo, narrando a vida de vários vizinhos moradores de um vilarejo que sofrem com o frio, a fome e a guerra.

Na parte interior da capa de cada manuscrito havia um nome “Peter Binsfeld”.

Binsfeld era um padre que em 1589 classificou os demônios responsáveis pelos 7 pecados capitais, chamando-os de Sete Reis do Inferno: Asmodeus (luxúria), Belzebu (gula), Mammon (ganância), Belphegor (preguiça), Satan (ira), Leviathan (inveja) e Lúcifer (soberba). Cada um dos contos se refere a um pecado e consequentemente a um demônio. Aqui eu realmente acredito que os contos se tratavam de lendas da cultura botno-úgrico, origem do cimério. E acredito mesmo que o estudioso dessa língua declinou de realizar a tradução para Raphael por realmente levar a sério esse tema e não querer se envolver com ele. Eu pelo menos não ia querer!

“O caráter do homem é o seu demônio” Heráclito

 Confesso que li 3 contos somente. Desculpaaa. Não consegui ir além, mesmo o livro sendo pequeno e com a narrativa simples, propondo uma leitura que deveria ser bem rápida, eu abandonei. Não tive estômago para concluir.

As histórias narram o pior lado da humanidade, sangue, morte, abuso, mentira, inveja, traições, mais sangue e mais morte! Sério, não consegui lidar. É tudo tão carnal e frio que entra na mente e é difícil de apagar as imagens que a narrativa cria, elas impregnam e nos sufocam.ovilarejo

Mesmo não concluindo ficou claro que as histórias nos mostram como a vida é superficial, podemos viver por muitos anos próximos a algumas pessoas e nunca conhecê-las de fato.

Eu realmente achei um livro digno de Halloween. Mas não pra mim. As ilustrações criam o clima exato da obra, um horror frio e, sim, demoníaco. Indico realmente pra quem ama o gênero horror em sua mais pura malvadeza. E admiro imensamente o autor pelo trabalho incrível! ovilarejocapa

 

 

Anúncios

4 comentários sobre “[ESPECIAL DE HALLOWEEN] O VILAREJO

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s