[RESENHA] COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ

Título Original: Me Before You

Autora: Jojo Moyes

comoeueraantesdevoce-1Editora Intrínseca

Edição 2013 – 322pg

Indicado para todas as idades

Skoob

Os protagonistas Lou e Will ganharam o mundo com essa história de amor. Mas eu preciso dizer, tenho uma completa relação de amor e ódio com essa história, pronto falei!

A história começa com um prólogo contando como Will Traynor – Jovem, bem-sucedido, bonito e com uma vida extremamente ativa – sofre um acidente de trânsito e acaba tetraplégico.  Esse é apenas o primeiro choque de realidade que a história nos apresenta.

Nossa personagem central Louisa Clark é uma jovem de 26 anos que acabou de perder seu emprego, o primeiro, diga-se de passagem, no qual ficou por 6 anos. Lou não se considera bonita ou inteligente, ela classifica sua irmã Katrina dessa forma. Lou é insegura, gosta de sua vida com uma rotina simples, não tem grandes ambições, não deseja nem mesmo sair da pequena cidade que mora, ela ajudava a família com seu salário no café e agora que está sem emprego não tem a menor ideia do que fazer. Seu namorado Patrick só pensa em esportes, ele é personal trainer e maratonista, passa os dias tão preocupado com sua dieta e planilhas de treino que nem repara nas inseguranças de Lou.

A vaga como cuidadora de Will aparece e oferece ótima remuneração, sem pedir experiência, exatamente o que ela precisava. É uma vaga temporária, mas dá a Lou a chance de pensar por mais um tempo no que fazer com sua vida.

A mãe de Will, Camilla Traynor, vê em Louisa a oportunidade perfeita de levantar o ânimo do filho, afinal, Lou é muito falante e engraçada em suas roupas coloridas (o guarda-roupa de Lou é um show a parte da história). O contrato de Lou pede que ela seja mais “amiga” de Will, a obrigação dela é fazer companhia para ele, porque após o acidente Will se tornou recluso, não recebe amigos, não quer sair, resume sua vida aquele quarto.

Lou imaginava encontrar alguém em estado vegetativo para cuidar, mas se surpreende ao ser apresentada ao jovem Will. Ele é ríspido, grosseiro, mal – humorado e não perde a chance de ser sarcástico com ela, fazendo com que ela sempre se sinta indesejada. Parece impossível permanecer no emprego, mas ela precisa mesmo do dinheiro e permanece. Aprende com Nathan, o enfermeiro de Will, remédios e horários para os cuidados dele. E aprende acima de tudo como ignorar o mau-humor Will.

Um incidente com uma ex-namorada de Will que vai visitá-lo acaba por aproximar os dois protagonistas, e daí em diante uma amizade nasce e se fortalece em cada cuidado que Lou tem com Will. Ela aprende que ele sente dores de forma mais intensa que pessoas comuns, ela aprende a reconhecer essas dores e chega a dormir no emprego quando ele adoece, somente para cuidar dele. Impossível não se apegar a carinho assim não é mesmo?!

Lou acidentalmente ouve uma conversa da Sra. Traynor com o pai de Will e descobre o motivo real pelo qual foi contratada. É um choque muito grande pra ela, mas com a ajuda de sua irmã Lou decide que fará a diferença na vida de Will. Um grande plano para tirá-lo de casa e viver é bolado, e com a aprovação dos pais de Will ela coloca em prática! É emocionante ver como ela se esforça para descobrir atividades que tetraplégicos podem realizar, ela busca mais informações em grupos da internet, descobre hotéis, pousadas, áreas com esportes radicais, mergulhos e todo tipo de atividade especializada para Will. Tudo que ele podia realizar antes do acidente!

Todo esse cuidado e planejamento deixa Patrick extremamente enciumado, ele começa a dedicar mais atenção a Lou, mas agora ela está diferente e o que ele oferece não parece mais ser o suficiente.

O inevitável acontece e Louisa e Will acabam apaixonados. Um tipo de amor tão verdadeiro que não enxerga barreiras, dificuldades ou diferenças.

Will vê todo o potencial que Lou tem e a incentiva a deixar a pequena cidade e buscar seus sonhos. Ele descobre um segredo sobre Lou que ela nunca contou a ninguém, o motivo para ela usar roupas tão diferentes, o motivo porque ela gosta de uma vida simples sem chamar a atenção de ninguém.  Achei linda a forma como a autora introduziu o assunto na história, é um tema muito sério e que merece mesmo esse tipo de abordagem, nos mostra como certas experiências transformam uma vida.

Louisa transforma a vida de Will, ela coloca sorrisos em seu rosto, ela lhe dá liberdade de viver.

Will transforma a vida de Lou, ele a ensina a gostar de bons filmes, bons livros, ele lhe dá vontade de conhecer o mundo.comoeueraantesdevoce-2

Esse é o ponto da história. Como eu era antes de você trata de Louisa. E é mais que evidente a transformação na vida dela após a chegada de Will.

Ela que havia sido contratada para mudar a vida dele é quem tem sua vida transformada. E é maravilhoso acompanhar esse amadurecimento da personagem.

É uma história de arrancar suspiros. Uma história para muita reflexão de vida. Uma história de amor, muito amor.

Não entendam mal minha relação com a história, eu gostei muito, mesmo, mas queria poder reescrever muitas partes e mudar todas as tristezas que os personagens passam. A escrita da autora é tão envolvente que você realmente vive as emoções dos personagens. Terminei em completa ressaca literária! E ainda não comecei a continuação “Depois de Você” . Precisei de um tempo para absorver tantas emoções.

Se eu indico? Sem sombra de dúvida!

As cenas do cotidiano de Lou com a família acontecem muito na minha vida, a casa cheia, o beijo do sobrinho amado para dar oi, os problemas financeiros causados pela crise no país. São todas cenas muito reais, muito vivas. Também compartilho com a personagem o mesmo amor por uma boa xícara de chá! A edição é ótima, tamanho e páginas confortáveis para uma leitura continua.

O filme lançado esse ano [2016] é muito fiel à obra. Claro, não consegue mostrar todos os detalhes da história, os filmes nunca conseguem. Mas o que mostra é bem fiel ao livro, eu gostei muito e me emocionei bastante, é claro. Os atores conseguiram dar muita vida a todos os sentimentos da história. Tenho vontade de ser a melhor amiga da Lou e de abraçar o Will pra sempre!

Se você ainda não leu, leia! Se ainda não assistiu, assista! Eu garanto, sua vida também será transformada por Will Traynor.

Anúncios

2 comentários sobre “[RESENHA] COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s